28 abril 2008

Dupla vitória para Campaniço e Nuno Pina vence Categoria 3 logo na estreia

César Campaniço foi o grande vencedor da dupla jornada inaugural do PTCC, realizada este fim-de-semana em Braga. E se o piloto do BMW 320si dominou por completo a corrida inicial, na segunda só foi declarado vencedor depois uma penalização imposta a António João Silva. No entanto, Campaniço é a grande figura, já que venceu num circuito que, teoricamente, era mais favorável à tracção dianteira dos Seat Leon Supercopa e do Peugeot 407 S2000.
Quanto à primeira corrida, o lisboeta confessou não esparar vencer "com uma margem tão grande, sobretudo depois do desfecho dos treinos. No entanto, não foi uma vitória fácil. O Francisco Carvalho atacou bastante nas primeiras voltas e a pista estava bastante escorregadia, devido ao calor". O segundo lugar pertenceu a Francisco Carvalho, enquanto que Patrick Cunha conquistou o derradeiro lugar do pódio.
Na segunda corrida, com a grelha invertida, a corrida proporcionou momentos de grande espéctaculo. A liderança foi reclamada por António João Silva, mas uma penalização de dez segundos imposta pelo Colégio de Comissários Desportivo (seguiu em frente na passagem pelos "esses", devido ao bloqueamento das rodas) acabou por dar a vitória a César Campaniço, enquanto que Patrick Cunha repetiu o terceiro lugar.
A Categoria 3 foi responsável por alguns dos momentos mais emocionantes da corrida, devido ao duelo que o piloto de Famalicão, Nuno Pina e Rui Alves protagonizaram pela vitória. Depois de várias mutações e de um toque entre ambos, o primeiro assegurou a vitória - e logo na prova de estreia: "Estou muito contente. Foi uma luta muito engraçada, entre dois amigos, pelo que até pondero fazer as restantes provas do calendário". Para Nuno Pina, foi mesmo um fim de semana em cheio, pois foi 2º nos treinos cronometrados, sendo o melhor entre o pelotão dos Renault e só o furo na 1ª corrida o impediu de fazer a "dobradinha". Sem o recurso a pneus novos, por falta de orçamento, Gonçalo Manahu foi o segundo classificado (num pódio exclusivo dos Renault Clio RS) enquanto Rui Alves subiu ao derradeiro lugar do pódio, depois de uma incursão pela escapatória. Martine Pereira ainda conseguiu um 2º lugar na 1ª corrida, mas problemas mecânicos impediram que terminasse a 2ª corrida.
A segunda jornada do calendário do PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos está marcada para os próximos dias 16, 17 e 18 de Maio, no circuito espanhol de Valência, como prova de suporte ao FIA/WTCC.
Fotos: Jorge Caldeira

Sem comentários: