O Open de Ralis teve um início auspicioso. Muito público marcou presença no Rali Montelongo, assistindo a uma vitória de Fernando Peres, que cedo ficou à vontade para concretizar este objectivo. Entre os pilotos famalicenses, André Cortinhas esteve em bom nível e só um contratempo impediu um resultado melhor.
Fernando Peres e o seu Mitsubishi Lancer VII estiveram impertubáveis, permitindo unicamente a João Barros a liderança na primeira classificativa, no entanto a partir daí iam amealhando preciosos segundos que lhes permitiam segurar a liderança confortavelmente. Cumprida a primeira metade da prova, Peres via o 2º lugar, já na pose de Daniel Nunes, a mais de 20 segundos, com André Cabeças a colocar o VW Golf Kit Car bem perto do lugar intermédio do pódio. Quanto ao primeiro líder da prova, não ia além do 4º posto, mas ainda perto dos três mais rápidos. Neste fase da prova, Alberto Cabral, que fora 3º na especial inaugural e Diogo Salvi, que estreava o novo Mitsubishi Lancer VII, já tinham abandonado.
As primeiras especiais da tarde decidiram o desfecho do rali. Fernando Peres continuava no seu ritmo e ia somando vitórias nas classificativas, permitindo a Daniel Nunes apenas um tempo mais rápido, já no último troço. Nunes teve um rali muito positivo, pois apercebendo-se que não teria hipóteses de equilibrar o andamento com Fernando Peres, optou pelo ritmo rápido, mas com margem de segurança e que lhe permitisse somar preciosos pontos para o campeonato. De sublinhar que o piloto do Mitsubishi Lancer VI ficou mais à vontade quando André Cabeças e João Barros abandonaram logo na primeira classificativa da tarde, em virtude de avarias mecânicas.
Com isso, era Luís Mota quem subia para 3º. Depois de uma parte matinal onde rodou um pouco longe dos homens da frente, estava no sítio certo para aproveitar os desaires dos adversários e mesmo assim subiu de ritmo na segunda ronda, rubricando constantemente tempos dentro do pódio. Quem também entrou com algumas cautelas e só na segunda metade da prova mostrou andamento positivo foi Tiago Almeida, aos comandos de um bonito Mitsubishi Lancer III. A acusar alguma juventude do carro, Almeida percebeu que dificilmente faria melhor e que não conseguia chegar mais à frente, preferindo jogar pelo seguro e estabilizar na 4ª posição.
No 5º lugar, uma das duplas azaradas do rali, Daniel Ribeiro e o famalicense André Cortinhas. A jogar em casa e ainda a adaptar-se ao Opel Corsa S1600, Ribeiro entrou na prova com um andamento bastante aguerrido, chegando rapidamente ao 2º posto. Contudo, uma saída de estrada fê-lo perder cerca de 2 minutos e relegou-o para uma posição muito atrasada, mas o piloto não baixou os braços. Com uma toada de ataque, chegaram a 5º na derradeira classificativa, recuperando desde a 37ª posição.
Se em 5º ficou um dos pilotos mais azararados, em 6º ficou um dos mais espectaculares. Eduardo Veiga, que contava com o famalicense Justino Reis ao seu lado, surpreendeu com um ritmo que conjugava a rapidez e uma condução que levantava aplausos por onde passava. O próprio piloto não confessou que não esperava um resultado tão bom, pois tratava-se de um rali para ganhar ritmo e para preparar as incursões na Taça de Portugal.
A fechar o lote dos dez mais rápidos, Gil Antunes, que ganhou ritmo para o Desafio Modelstand que só começa no próximo confronto; Júlio Maia, a mostrar-se visivelmente mais à vontade com o Peugeot 206 S1600; André Pimenta e o famalicense Guilherme Pereira, que sentiram algumas dificuldades com o Datsun Coupe Turbo, com o piloto a confessar ainda não conhecer os segredos do carro, tendo ainda efectuado um pião; e Diogo Gago, como sempre navegado pelo famalicense Jorge Carvalho, que testou o Peugeot 206 GTI tendo em vista igualmente o Desafio, mas sentindo algumas dificuldades com as afinações na parte matinal, tendo melhorado substancialmente à medida que o rali se aproximava do final. Uma nota ainda para a prestação de Ivan Carquejo, que se mostrou bastante rápido, mas com um pião e uma ligeira saída de estrada a somente 500m do final do rali a relega-lo para o 14º posto. Também destaque merecido para Paulo Alves, que evidenciou um andamento positivo, chegando a ser o 5º classificado, mas viria a abandonar com problemas mecânicos no Peugeot 306.
Entre a restante comitiva famalicense, Paulo Marques, a navegar Luís Bastos, não foi além do 22º lugar. Com um VW Golf TDi a mostrar-se longe da competitividade do Citroën C2 que já utilizaram no Open, mas que só estará pronto para o próximo rali, o objectivo passava por somar alguns pontos para o Júnior. A tarefa foi cumprida, obtendo o 4º posto nesse campeonato.
A prova de estreia do Peugeot 106 GTi dos famalicense André Oliveira e Filipe Martins não correu bem, embora para o jovem famalicense os objectivos de rodar o mais possível e chegar ao final foram estritamente cumpridos. Logo na especial inaugural, um problema com a caixa de velocidade fê-los parar muito tempo para tentar resolver a situação, algo que viriam a conseguir mas num ritmo consideravelmente mais lento. Na parte da tarde e já com tudo em conformidade, evidenciaram um bom ritmo e somaram igualmente os primeiros pontos para o campeonato Júnior.
Mariana Neves de Carvalho entrou bem no rali e cedo ganhou entrosamento com a sua nova navegadora, Alexandra Santos. Com confiança, a piloto do Peugeot 206 GTi ia de encontro aos seus propósitos, o de terminar o rali e de aperfeiçoar a ligação dentro do carro, contudo já no decorrer das especiais da tarde, um toque numa pedra provocou estragos na caixa de velocidades e ditava o abandono da dupla feminina.
Classificação Final
1º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer VII) - 39m05,7s
2º Daniel Nunes/Daniel Amaral (Mitsubishi Lancer VI), a 35,7s
3º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 1m01,7s
4º Tiago Almeida/Ricardo Matos (Mitsubishi Lancer III), a 1m56,9s
5º Daniel Ribeiro/André Cortinhas (Opel Corsa S1600), a 2m39,9s
6º Eduardo Veiga/Justino Reis (Ford Escort RS), a 2m40,9s
7º Gil Antunes/Diogo Correia (Peugeot 206 GTI), a 2m56,5s
8º Júlio Maia/Alexandre Rodrigues (Peugeot 206 S1600), a 3m08,8s
9º André Pimenta/Guilherme Pereira (Datsun Coupe Turbo), a 3m45,4s
10º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 3m49,9s
(...)
22º Luís Bastos/Paulo Marques (VW Golf TDI), a 6m19,7s
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27º André Oliveira/Filipe Martins (Peugeot 106 GTI), a 18m10,1s
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NC - Mariana N. Carvalho/Alexandra Santos (Peugeot 206 GTI) - Avaria Mecânica na PEC 6
O próximo confronto do Open de Ralis está marcado para 18 de Fevereiro, com a realização do Rali de Barcelos.
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