22 setembro 2008

Breves Super Especial de Famalicão

Fique a saber as principais incidências da Super Especial de Famalicão, uma prova que já vai na sua 3ª edição consecutiva.
Foram 20 mil espectadores que estiveram na zona escolar e desportiva de Famalicão a assistir à Super Especial. O São Pedro ainda ajudou, mas quer no Sábado, quer no Domingo, a chuva apareceu já no final das provas, dificultando a prestação dos pilotos.
Acuko foi uma das estrelas da Super Especial. O jovem famalicense que é Campeão Nacional de Stunt Riding actuou várias vezes ao longo do programa, intercalando entre um quad, uma mota e ainda um fabuloso Mini, deixando os presentes completamente em extâse com as suas acrobacias.
Surpresa no dia de Domingo foi Miguel Campos que foi convidado pela organização a fazer uma demonstração ao volante do Peugeot 306 Maxi com que Manuel Ferreira realizou a Super Especial. Com um bom nível, o ex-Campeão Nacional de Ralis brindou o público com um estilo de condução espectacular, embora se ouvisse nos bastidores que de certa forma é injusto um piloto ser convidado pela organização, enquanto outros se esforçam ao máximo para estar presentes e por vezes não serem sequer apurados.
A fórmula de apuramento deixou alguns pilotos algo confusos, sob se teriam ou não superado essa fase para participarem no dia das finais. Também causou algum burburinho e sentimentos de injustiça, o facto de ter havido pilotos que não se qualificaram no dia de Sábado e estavam presentes na Final, com um número diferente nas portas.
Azarado esteve João Ruivo. Impossibilitado de estar presente com o Fiat Stilo Multijet, com que milita no Open de Ralis, o famalicense alinhou num Porsche Boxster, porém a prestação terminou de encontro com uma árvore, embora sem mazelas físicas para o piloto.
Várias ausências se fizeram notar, quer na lista de inscritos, quer na prova. Se nos concorrentes inscritos não se visualizaram nomes como o vencedor da 1ª edição, Joaquim Jorge, bem como os pilotos locais Frederico Ferreira, Luís Campos, Jorge Lopes, Luís Barros, entre outros, nos inscritos faltaram nomes como José Pedro Gomes, ele que venceu a Super Especial de Famalicão no ano passado e Rui Ferreira da Silva, apontado como um dos favoritos.
Muitos famalicenses estiveram em prova, sendo notória a aclamação quando passavam junto de locais onde, provavelmente, familia e amigos os apoiavam. Nos vinte mais rápidos, contam-se bastantes, nomeadamente, Nuno Pina (1º, Renault Clio RS), Martine Pereira (3º, Renault Clio RS), Pedro Rodrigues (6º, Subaru Impreza WRX), Isaque Pinto (7º, Citroën Saxo), Marco Vilas Boas (10º, Peugeot 205 GTI), José Pedro Miranda (15º, Toyota Corolla T Sport), Rodrigo Silva (16º, Austin Mini 1275 GT), José Pereira (17º, Mitsubishi Colt), José Janela (18º, Citroën Saxo) e José Mendes (20º, Ford Escort RS Cosworth).
Ricardo Costa também não marcou presença na Super Especial. O famalicense, depois do problema com o Mitsubishi Lancer VIII no Rali Centro de Portugal, iria alinhar no seu carro de treinos, o Mitsubishi Lancer VI, deixando o outro carro em exposição. Num mal entendido entre a organização, e após a estrutura estar toda montada num local fora do parque de assistência, foi dito ao piloto que não poderia estar ali de modo algum, por um elemento do Demoporto. Ricardo Costa não teve meias medidas e desmontou tudo, voltando a colocar os carros no camião e foi-se embora, bastante desagradado com esta dualidade de critérios e pela atitude da organização, como foi visível pelos presentes. Após ter estado uma outra viatura no mesmo local no dia anterior, parece uma vez mais falta de compreensão organizativa face a alguns pormenores, pois nota-se esforço por parte de pilotos, que mesmo impossibilitados de correr fazem questão de estar presentes e de divulgar a sua imagem, sabendo que muitos dos patrocinadores e amigos são da terra, naquela que é considerada a festa do automobilismo famalicense.
Presente no recinto do parque de assistência, esteve a estrutura da Padock Competições, com a presença apenas do Toyota Land Cruiser com que Céu Pires de Lima e o famalicense Filipe Martins fizeram o Pax Rally. Também em exposição encontrava-se um Ford Escort RS, quiçá para uma futura participação da equipa famalicense numa competição de clássicos.

21 comentários:

Anónimo disse...

Reconheço o mérito que esta organização teve ao ser pioneira na realização de super especias e, em particular, reconheço o esforço e o trabalho necessários para realizar esta prova em Famalicão.
Contudo, penso que há coisas para dizer em relação à organização deste ano. Eu, enquanto piloto e participante na super especial desde que ela existe, por vezes sinto que estou ali para entreter e povo e que a competição é deixada para segundo plano.
Desde logo, os critérios para o apuramento deixam muitas dúvidas, ou nenhumas, porque são mais ou menos estes:
1- se tens um bom carro estás apurado (mesmo que te enganes no percurso), se não tens um bom carro tens que ir ao crono.
2- Se tens um bom carro e és patrocinador estás apurado automaticamente.
3- Se és conhecido da organização estás apurado automaticamente.
4- Se estás no top num campeonato estás apurado. (este é o único que faz sentido)
Entretanto, e antes que a prova começe, um membro da organização, dá o exemplo: anda no percurso num carro vermelho não homologado a dar gás sem capacete.
Depois disso, ficamos à espera que o acrobata faça cavalinhos de mota.
No Domingo, mais do mesmo, mas em dose tripla!
Depois de verificarmos que surpreendentemente há carros que não se apuraram na lista de inscritos, lá começa a prova.
Apurados os vinte finalistas, apanhamos uma seca à espera que o Miguel Campos páre de fazer acrobacias. (a pedido de várias familias, dizem)
Depois lá vem o acrobata da mota.
Finalmente arrancamos, quase às seis da tarde, resultado: a chuva apareceu como se previa estragando a disputa para o primeiro lugar.
Se a organização não estivesse tão preocupada em fazer circo, talvez o Nuno Pina, o António Teixeira, o Martine e outros pudessem realmente fazer aquilo que nos dá gozo: disputar uma final.
Não poderia acabar o show sem que o carro vermelho da organização nos brindasse com uns piões mal jeitosos no fim. Lamentável.

Anónimo disse...

Concordo, se o miguel campos quer correr então que arranje um carro e vá para o cronómetro como os outros.

António

Anónimo disse...

Também me parece. O valor do Miguel é indiscutível mas para fazer acrobacias já chega o Acuko!
O que se esperava do Miguel é que fosse também para o cronómetro, e nem precisava de ir no sabado...

Miguel Silva

Anónimo disse...

A organização parecia que estava à espera da chuva para dar a vitória ao Nuno Pina. A continuar assim para o ano só lá tem charutos a correr.

Anónimo disse...

O que fizeram ao Ricardo Costa é simplesmente gozar com as pessoas, ainda por cima sendo ele um filho da terra... Há quem continuar a ganhar o seu e não se preocupe com nada nem com ninguém, a não ser os pilotos amigos!

Para o ano, se houver, os números devem ser pretos com caveiras brancas, pois é só piratada... Depois quando alguém tiver um acidente a sério vão se lamentar, é que já este ano havia sítios em que as pessoas não estava muito bem colocadas, por exemplo, junto ao Finibanco. Já para não falar que se fossemos a verificar os carros presentes, alguns ficavam logo por aí, mas enfim, 50 euros são sempre 50 euros!

E ontem tavam mesmo à espera da chuva e que ficasse noite para que os últimos fossem para a pista... Ao menos ganhou quem merecia, um piloto da terra e que sabe o que é guiar! Parabéns Nuno!

Anónimo disse...

e o que a organizacao mamou em cerveja? ui meu deus! e na camara? abram os olhos, cambada de incompetentes... se tivessem oposição vocês viam à super especial por um canudo! onde já se viu na semana sem carros fazer uma corrida em plena cidade, mas quem pode, pode!

Anónimo disse...

O sr do carro vermelho teve o merito de começar com as super especiais em famalicao, mas com estes comportamentos arrisca-se a para o ano só lá ter charutos a correr. Os pilotos não são palhaços de circo, primeiro está a competição e depois o show e não vice versa.

Anónimo disse...

E viu-se bem pelo comportamento do quim santos que para o ano é menos um. O antonio teixeira tambem disse que não vinha mais (saiu-lhe caro), o ricardo costa jamais, enfim...

Anónimo disse...

Os organizadores que no primeiro ano andavam de manga arregassada, este ano sentam-se na tribuna tipo presidentes daquilo.
Esse não pode ser o espirito, se não se despacham a trazer equipas oficiais o evento acaba por morrer.

Anónimo disse...

Há em Famalicão gente que conseguia trazer equipas oficiais, é preciso é soltar as notas e não ser ganancioso! Quem tudo quer tudo perde!

Anónimo disse...

Gostava de saber porque é que o Armindo Martinho, que se enganou no percurso no sabado, aparece para correr no domingo!!
Isto é gozar com os pobres srs organizadores!!
Ganhem juizo, não somos palhaços!!

Anónimo disse...

No meio desta confusão estao-se a esquecer de quem contribuiu para o espectaculo!!
Parabens aos Famalicenses Nuno Pina e Izaaque Pinto, afinal os carros não são tudo, as unhas tambem contam!!

Anónimo disse...

boas la charuto velho com 22anos la fod.... os grandes avioes e ficou em 10 geral e nos vinte melhores ele faz 7º lugar Grande 205 rally. Parabens a esse piloto.

Anónimo disse...

É verdade! O 205 1.300 cc fez grande prova! Parabens Vilas Boas!

Anónimo disse...

Comparem esta prova com a da trofa: http://www.fcpdesportosmotorizados.com/provas/trofa/tempos.pdf
Na trofa já fazem bem melhor!

Anónimo disse...

o vilas boas calou boca muita gente e não so o vilas mas o 205 rally são fod... essa dupla ninguem va a serem falados esses dois os jornalistas devem ter vergonha deles e não teem € e mal deles pobre desgraçados...lol...

Anónimo disse...

Se o miguel campos queria correr, então que fizesse a s.e. tal como todos os outros. Não entendo isto de pedir por favor ao miguel para que ele vá fazer uns pioes enquanto os outros pilotos esperam pela final. Porque é que não fazem as palhaçadas no fim?

Anónimo disse...

Preocupa-me o futuro da Super Especial pois a qualidade diminui a olhos vistos... O mérito de terem sido os primeiros ninguém-lhes vai tirar, mas é preciso saber manter as coisas a bom nível, o que não me parece que tem acontecido.

E com esta gente metida em tudo o que é desporto automóvel em Famalicão, também me preocupa o que será do rali. Não vejo ninguém visionário para arrojar, parecendo-me que a CMVNF pactua com certas coisas completamente descabidas e sem sentido... Bem querem trazer o Open mas na "panela" não cabem todos, pois o FCP, Demoporto, whatever, também tem o Montelongo e não os estou a ver abdicar do 1º rali do ano, portanto gastam-se rios de dinheiro para ficar tudo como dantes no quartel de Abrantes... Open your eyes! E lembrem-se que o troço da Santa, c'est finit, logo há que ver alternativas...

PS: O que é a Associação Válvulas e Cilindros, que era visível nas camisolas amarelas que a organização tinha?

Anónimo disse...

Eu o que não sabia era que a camara paga quase tudo, livrinho, bancadas, logistica, publicidades, etc.
O que é que a organização faz a tanto dinheiro de patrocinios?

Anónimo disse...

Bem que podia apostar mais forte e trazer carros e pilotos a sério!
Vejam aqui ao lado a trofa era só maquinões lá a correr!

Anónimo disse...

...há ninguem fala dos ecras que iriam transmitir as imagens da super especial e que afinal não transmitiram nada a não o livrinho!

Quanto aos pilotos chamados piratas aqueles que participam em provas organizadas pelo team baia, foram esse que salvaram a honra das inscrições uma vez que sem eles seriam menos cerca de dez carros em prova.

Só gostava de deixar aqui bem claro que esses pilotos que participaram na S. E. 2008 são os mesmos que iriam participar na S. E. do Lago e que por de trás da "cortina" membros da organização conseguiram anular. Já estou como o outro 50 euros são sempre 50 euros.

Já agora pedia aos senhor da organização para oficializar o numero de participantes e retirar o 130 para o numero 93.