20 setembro 2008

Rali Centro Portugal: Bruno com uma mão no título e Janela no pódio

As primeiras seis especiais do Rali Centro de Portugal apresentaram um denominador comum aos restantes ralis da temporada, ou seja, Bruno Magalhães e o seu Peugeot 207 S2000 a dominar a seu belo prazer, perante muito público, que sob um fim de tarde/noite bastante agradável presenciou o regresso dos troços nocturnos ao panorama automobílistico nacional.
Ainda que Vítor Pascoal, também em Peugeot 207 S2000, tenha sido o primeiro líder do rali, em virtude de ter sido o mais rápido a cumprir a primeira passagem na Super Especial, Bruno Magalhães não deu hipóteses nos troços realizados nas Matas Nacionais, conseguíndo uma vantagem superior a meio minuto sobre o segundo classificado, José Pedro Fontes.
Fontes é o derrotado do dia, pois a ele cabe dificultar a tarefa de Bruno Magalhães em chegar ao título, mas um pião em São Pedro de Moel 1 fez com que o piloto do Fiat Punto S2000 hipotecasse seriamente as suas aspirações no rali e (se ainda as tinha) no campeonato.
Surpreendentemente, ou talvez não, Adruzilo Lopes e o famalicense José Janela colocaram o seu Subaru Impreza WRX no 3º posto da classificação, onde não será alheio o gosto que Adruzilo assume por este rali, mas também uma clara evolução da máquina. A dupla da ARC Sport mostrou um andamento muito consistente e assume-se como principal candidato à vitória no agrupamento de Produção, contando desde já com menos um homem a ter em conta, uma vez que o seu principal adversário, Fernando Peres, já abandonou o rali com problemas na caixa de velocidades.
Quem também já abandonou a prova foi Mex Machado dos Santos, ele que fez regressar a Porsche aos ralis nacionais, motivando muitos adeptos a deslocarem-se no dia de hoje até à Marinha Grande, só com o intuito de ver o bonito Porsche 911 GT3. Com uma entrada cautelosa e depois de um problema com as luzes na segunda passagem pelo troço da Marinha Grande, o piloto viu a caixa de velocidades trair as aspirações a um bom resultado numa prova que serviria igualmente de teste, ele que era até então o 5º classificado.
Vasco Ferreira, o famalicense que navega Carlos Matos, no Renault Clio S1600, segue no 8º lugar, sensivelmente perto do melhor colocado entre os carros de duas rodas motrizes, Pedro Leal, após uma etapa muito boa e rápida, com um andamento bastante regular e que tem permitido realizar bons cronos. Já Ricardo Costa/Nuno Almeida não tiveram um dia fácil, pois o Mitsubishi Lancer VIII apresentou alguns problemas de motor e de direcção, para além de um furo que os fez rodar apenas sob a jante.
No Challenge Citroën C2, Paulo Antunes é quem vai na frente, apesar do andamento verdadeiramente diabólico de Paulo Louro nas classificativas efectuadas de noite.
Classificação 1ª Etapa
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 20m07,2s
2º José Pedro Fontes / António Costa (Fiat Punto S2000) - a 36,5s
3º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza WRX) - a 42,2s
4º Vitor Pascoal/Joaquim Duarte (Peugeot 207 S2000) - a 55,9s
5º Pedro Meireles/Jorge Henriques (Subaru Impreza WRX) - a 1m12,9s
6º Pedro Leal/Redwan Cassamo (Fiat Stilo Multijet) - a 1m19,7s
7º Nuno Barroso Pereira/Nuno Rodrigues da Silva (Fiat Punto S2000) - a 1m22,7s
8º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 1m33,3s
9º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2) - a 1m39,9s
10º Isaac Portela/Saul Campanário (Citroën C2) - a 1m57,7s
(...)
15º Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VIII) - a 3m38,5s
Amanhã os concorrentes têm pela frente mais seis provas especiais de classificação, na zona de Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande, a partir das 10h.

Sem comentários: