03 setembro 2008

3ª Super Especial de Famalicão em marcha!

A Super Especial de Famalicão vai já para a sua 3ª edição consecutiva, sendo que o lema "em equipa que ganha, ninguém mexe", não foi levado em consideração, pois a organização a cargo da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, com o apoio da Câmara Municipal preparou algumas nuances para este ano, mostrando claramente que há que inovar para os resultados e o alcance serem cada vez maiores.
A data marcada para o evento é o do fim de semana de 20 e 21 de Setembro. Um primeiro reparo surge logo no facto de este ano a competição se dividir por dois dias. No dia de Sábado, terão lugar as qualificações que irão apurar os concorrentes para o dia seguinte, o das finais, que terá apenas os 60 melhores. Resta saber, tal como já foi referido anteriormente, se haverá apuramentos automáticos, isto é, face a razões históricas, de palmarés, ou então salvaguardando a posição de alguns pilotos de Famalicão, e não só mas que desejem estar presentes, que poderão estar presentes na próxima ronda do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Centro de Portugal e que acaba precisamente no Sábado, dia das qualificações.
As Finais têm então apenas 60 concorrentes, sendo que os 20 melhores terão direito a uma segunda passagem cronometrada, estando igualmente delineada a atribuição de prémios aos 3 melhores classificados em função das divisões, isto é, face à cilindrada e ao número de rodas motrizes. O facto da competição se estender a todo o fim de semana traz largas vantagens extra-evento, uma vez que permite a pilotos que não sejam de Famalicão ficarem a conhecer um pouco melhor a nossa gastronomia, o nosso comércio, a nossa cultura, ainda para mais decorrendo simultaneamente a Feira do Associativismo e Juventude, o que trará outro dinamismo e movimentação à nossa cidade.
Outra novidade poderá ser o percurso, que terá os mesmos 1,8 kms. Está já a ser processada a repavimentação do piso em todo o traçado utilizado nas anteriores edições, o que significará que esta situação poderá trazer outro interesse desportivo, pois no passado já houve intenção de trazer até à prova, por exemplo, as espectaculares e potentes "barquetas", mas o piso irregular não possibilitou que tal se sucedesse.
Também há uma alteração relativamente ao troféu atribuído ao melhor famalicense em prova. Se no ano passado se homenageou António Dias Costa, nesta edição é Armando Moura da Silva quem dá o nome ao troféu, ele que esteve ligado ao Team James, que animou os ralis portugueses na década de 70, sendo que se mantém o espírito e o alcance da distinção.
A pouco mais de duas semanas, é este o cenário que temos, sendo que à medida que se aproxima a data, mais novidades irão surgir. Ainda é cedo para se saberem nomes possíveis, contudo é certo que os principais pilotos famalicenses, desde os Ralis, à Montanha, passando pela Velocidade estarão presentes, para além dos pilotos habituais neste tipo de provas ou mesmo aqueles que usam estes eventos para "tirar o pó" ao seu carro de corrida, sendo que a organização acredita que é possível que sejam números idênticos aos do ano transacto, onde mais de uma centena de participantes aderiram à prova.
Quanto ao público, é esperada nova enchente, depois de no ano passado terem estado cerca de 15 mil pessoas presentes, número que já tinha crescido em relação a 2006 e que se espera venha a ser superado. Convém ressalvar que ao público cabe também uma boa dose de responsabilidade, pois a emoção quer-se perto, mas em segurança e bem longe do perigo
O Famalicão Motor apela desde já a todos os famalicenses que se pretendam inscrever na 3ª Super Especial de Famalicão que nos informem para famalicaomotor@gmail.com sendo assim possível divulgar antecipada e posteriormente a vossa participação, com todo o destaque que mereçem. Até lá, é hora de preparar motores...!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva,

Bom post e bom evento, Só uma duvida, o que sao as referidas "barquetas"?