17 março 2010

Open vai "provar" o Medronho

O Campeonato Open de Ralis prossegue este Domingo para a sua 3ª prova do ano, o Rali Rota do Medronho. A prova situada entre Proença-a-Nova e Oleiros tem a sua primeira edição, contudo vem no seguimento de uma política da Escuderia Castelo Branco em deslocalizar as suas provas ano após ano. Com um rali novo para todos, resta saber quem serão os homens que discutirão a vitória... como sempre, com muitos famalicenses à mistura!

As duas provas já disputadas conheceram outros tantos vencedores, com Manuel Coutinho a triunfar em Fafe e Fernando Peres a conquistar a vitória em Barcelos. Também nos restantes lugares do pódio estiveram sempre caras diferentes, pelo que os dados para o Rali Rota do Medronho estão lançados e apontam para grande discussão pela vitória.

Assim, Manuel Coutinho será como uma espécie de cabeça de lista no rol dos favoritos, com os famalicenses Ricardo Costa/Nuno Almeida a querem contrariar o mau início de temporada rapidamente e começar a entrar num ritmo que permita lutar consistentemente pelo título até final da temporada. Entre os concorrentes com 4x4, André Pimenta (que ainda não está confirmado na prova), Luís Mota ou Tiago Almeida, têm sido presenças habituais na discussão dos lugares do pódio, pelo que serão considerados outsiders nesta luta, assim como Paulo Correia, que parte um pouco mais atrás.

Quem rondará as posições cimeiras serão os mais rápidos das 2 Rodas Motrizes e do Desafio Modelstand. Quanto aos primeiros, Gil Antunes, Rui Salgado ou Luís Cambão, com o famalicense Duarte Costa, no espectacular Citroën Saxo Kit Car, serão nomes a ter em conta, porém os pilotos deste troféu já provaram ter capacidade envolver-se noutra lutas, prova disso são os três pilotos a abrirem a estrada, fruto da sua rapidez e regularidade. E para isso mesmo estarão disponíveis Daniel Ribeiro e a dupla de Famalicão, Nuno Pina/Sérgio Rocha, entre outros, com o destaque para o regresso de António Rodrigues, um dos pilotos nacionais mais promissores, acompanhado pelo famalicense Jorge Carvalho. Entre a longa caravana desta competição, também Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins e Guilherme Pereira, navegador de Nuno Coelho, representam as cores famalicenses.

Entre mais categorias e campeonatos secundários, destaque para a presença do Troféu Fastbravo e do Troféu Fiat(e) em Nós e Acelera, com os Seat Marbella e os Fiat Uno, respectivamente. No troféu dos carros italianos, referência para o regresso do famalicense Pedro Pereira aos ralis, depois de vários anos a disputar o Nacional de Ralis.

Quem dá mais um passo rumo ao abismo é o Campeonato de Clássicos, com poucos nomes, destancando-se a ausência de Frederico Ferreira, o famalicense que se sagrou campeão no ano transacto.

Com 4 especiais a comporem o figurino, num esquema de duas de manhã (Oleiros e Urraca) e outras duas da parte de tarde (Proença-a-Nova e Pergulho), o Rali Rota do Medronho é dos maiores do Open de Ralis, com mais de 78 quilometros cronometrados.

Dos mais de 80 inscritos para a prova do clube albicastrense, conheça quem serão os famalicenses presentes:

8 - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI)
12 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VI)
26 - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI)
33 - António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI)
34 - Nuno Coelho/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI)
40 - Luís Cambão/Duarte Costa (Citroën Saxo Kit Car)
44 - Ricardo S. Costa/Manuel Macedo (BMW 320is)
77 - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella)
79 - António Costa/Vasco Ferreira (Seat Marbella)
81 - Pedro Pereira/Emanuel Silva (Fiat Uno 45R)

Sem comentários: