
Apesar de alguma instabilidade climatérica poder influenciar o ritmo dos concorrentes, cedo se percebeu que Manuel Coutinho seria o mais forte candidato à vitória, pois a dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida, apontados igualmente como favoritos, não compareceram ao rali, deixando no ar ainda alguma insatisfação face ao desfecho do Rali de Barcelos.

No 2º posto, um surpreendente Daniel Nunes que se estreava no Open de Ralis, também ao volante de um Mitsubishi Lancer VI. Com uma entrada algo calculista, o jovem piloto efectuou uma prova em crescendo e apenas perdeu 10 segundos para o vencedor na 2ª secção, sendo o único que logrou conquistar-lhe uma classificativa. Nunes foi o vencedor no que toca ao Júnior e do Regional Centro, deixando boas perspectivas para as próximas provas, onde continuará certamente a ser um piloto na discussão de posições cimeiras.
A encerrar o pódio e a evidenciar uma melhoria de andamento no asfalto, Luís Mota relançou-se no campeonato. Com o menos cotado, mas talvez melhor preparado Mitsubishi Lancer IV, Mota foi também ele crescendo ao longo do rali e na recta final conseguiu suplantar Daniel Ribeiro e Diogo Salvi, somando assim o primeiro pódio da temporada.

Também a efectuar a sua estreia no Open 2010, Paulo Correia levou o Mitsubishi Lancer VI ao 5º lugar, depois de suplantar Diogo Salvi, um dos principais animadores da prova, que caiu na tabela depois de um pião.

Já Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins efectuaram uma boa prova e cumpriram alguns dos propósitos que pretendiam alcançar. Apesar de algum tempo perdido numa das especiais matinais, a jovem piloto famalicense esteve bem e conseguiu somar um meritório 5º lugar entre os concorrentes Júnior, não indo além do 11º no que toca ao Desafio Modelstand, ainda assim registando tempos razoáveis em algumas especiais.

A Escuderia Castelo Branco teve nota positiva na aposta num rali totalmente novo, apesar de alguns acidentes, ficando evidenciado que o Open de Ralis depende cada vez mais da competitividade dos Mitsubishi e dos Peugeot, prova disso é que apenas Miguel Abrantes conseguiu intrometer o seu Citroën Saxo, entre estes carros, no Top-10.
Classificação Final
1º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI) - 48m57,3s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 1m10,3s
3º Luis Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 1m17,8s
4º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 1m36,1s

6º Francisco Brites/Numa Canha (Peugeot 206 GTI), a 1m59,7s
7º Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VI), a 2m01,9s
8º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI), a 2m18,2s
9º Miguel Abrantes/Francisco Carrega (Citroën Saxo Cup), a 2m30,7s
10º Carlos Fernandes/Luis Ferreira (Mitsubishi Lancer VI), a 3m03,0s
(...)
19º Luís Cambão/Duarte Costa (Citroën Saxo Kit Car), a 4m44,9s
(...)
39º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 8m56,5s
(...)
45º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 11m12,5s

NC - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI) - Acidente na PEC 2 (7º lugar)
NC - António Rodrigues/Jorge Carvalho Jr (Peugeot 206 GTI) - Avaria Mecânica antes PEC 1
NC - Nuno Coelho/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - Avaria Mecânica após PEC 4 (37º lugar)
NC - Ricardo S. Costa/Manuel Macedo (BMW 320is) - Avaria Mecânica na PEC 5 (30º lugar)
NC - Pedro Pereira/Fábio Vasques (Fiat Uno 45R) - Acidente na PEC 3 (45º lugar)
A próxima prova do Campeonato Open de Ralis é o Rali Vidreiro, marcado para os dias 17 e 18 de Abril, a disputar na Marinha Grande.
Fotos: Ralis.Online e oficiais
Sem comentários:
Enviar um comentário