Sob o olhar atento de milhares de pessoas, na 6ª feira o arranque foi dado e começou-se a ter um esboço de quem poderiam ser os intervenientes ao longo do dia seguinte. E um dos intervenientes que decidiu não reaparecer no Sábado foi a chuva, contudo os pisos das especiais matinais mantinham-se algo húmidos, pelo que o primeiro foco de interesse seria verificar as diferentes afinações escolhidas pelos pilotos.
Nos lugares imediatamente seguintes ao pódio, mais dois animadores e espectaculares pilotos oriundos de Espanha, Alberto Meira e Victor Senra. O primeiro brindou os espectadores com uma condução magnífica, sem pensar no resultado final, enquanto o segundo venceu entre as 2 rodas motrizes, embora não retire pontos aos concorrentes nacionais.
Outro dos atractivos do rali prendia-se com José Pedro Fontes e o seu Porsche 911 GT3. Um engano logo na SE de 6ª feira fez o piloto perder alguns segundos, mas nas primeiras classificativas de Sábado começou a recuperar terreno, ainda que tenha sido ingloriamente, pois um furo atirou-o para lugares atrasados.
Quem não podia ter melhor regresso ao plantel do Nacional era a dupla João Ruivo/Alberto Silva. Os famalicenses mostraram um bom ritmo competitivo e mesmo sem arriscar, foram cimentando a sua posição dentro do top-10. Apenas alguns contratempos mecânicos, nomeadamente a embraiagem a dar algumas de dores de cabeça a João Ruivo na parte da manhã e depois uma falha na direcção assistida que levou a uma penalização de 30 segundos à saída do parque de assistência. A dupla do Fiat Stilo Multijet viu ainda o 1º lugar no CPR2 ser lhe entregue de bandeja por Adruzilo Lopes, depois de um engano na derradeira super especial.
Um pouco mais atrás e depois de vários problemas no Mitsubishi Lancer VIII, João Traila e o seu navegador, o famalicense Duarte Costa foram os 17ºs classificados. Logo na 6ª feira, a bobine do motor não colaborou e o ritmo foi lento, mas a dupla não desmotivou.
Entre os abandonos, depois do já destacado de Miguel Campos, ainda uma nota para o famalicense Paulo Marques, navegador de Martinho Ribeiro, que na estreia do Renault Clio S1600 tiveram uma saída de estrada na primeira especial de Sábado, pelo que se pode dizer que foi curta a sua participação. Também Vítor Lopes teve uma curta participação, capotando logo na 6ª feira à noite, a quem se juntou no rol dos desistentes, Vítor Sá, que deu um toque e não conseguiu continuar, assim como Paulo Antunes, com vários problemas mecânicos no Fiat Punto S1600. Barros Leite foi outros dos desistentes, assim como Nuno Barroso Pereira e Ivo Nogueira, todos com saídas de estrada.
Classificação Final
1º Bernardo Sousa/Nuno Rodrigues da Silva (Ford Fiesta S2000) -- 1h12m08,7s
2º Vítor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000), a 6,6s
3º Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer IX), a 22,7s
4º Alberto Meira/Álvaro Bañobre (Mitsubishi Lancer X), a 1m24,9s
5º Victor Senra/David Vasquez (Peugeot 206 S1600), a 1m54,8s
6º José Pedro Fontes/Paulo Babo (Porsche 911 GT3), a 2m39,2
8º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Renault Clio R3), a 4m14,8s
9º Ricardo Marques/Hugo Rodrigues (Citroën C2 R2 Max), a 4m27,1s
10º Armindo Neves/Filipe Serra (Mitsubishi Lancer VIII), a 5m03,6s
(...)
17º João Traila/Duarte Costa (Mitsubishi Lancer VIII), a 7m26,7s
Nos dias 11 e 12 de Abril, está marcada a próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Serras de Fafe, a primeira em pisos de terra.
Fotos: MotoresMagazine
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