14 dezembro 2009

Famalicão no desporto motorizado nacional

Da mesma forma que os pilotos famalicenses foram convidados a fazer o balanço das suas prestações em 2009, também alguns órgãos de comunicação social foram desafiados a fazer o mesmo relativamente à realidade motorizada famalicense. Fique com um primeiro apanhado da repercussão que o desporto de eleição em Famalicão tem.

Até ao momento, foram igualmente quatro as respostas angaridas, sendo no entanto provenientes de várias áreas. O Jornal Cidade Hoje foi o único famalicense a responder, enquanto João Raposo do site Velocidade Online representou a modalidade dos circuitos. Os restantes foram os mais abrangentes Orlando Competições e Direita 3. Fique a conhecer, então, as suas opiniões:

1) Que opinião tem do desporto motorizado famalicense?

"Famalicão tem uma longínqua tradição no desporto automóvel. As crianças quase como que já nascem com o bichinho dos motores! Os pais/familiares começam, desde muito cedo, a levar os miúdos às bastantes provas realizadas na zona. Logo aí surge a paixão de, um dia, vir a fazer alguma coisa no desporto motorizado, seja navegar, organizar e, claro, ser piloto… Os miúdos cresceram e, actualmente, alguns deles são navegadores/pilotos/fotógrafos/organizadores, fruto dessas idas em família às provas", afirmou Orlando, responsável do blogue Orlando Competições.

João Raposo salienta que Famalicão "é um dos concelhos em Portugal que tem um grande número de pilotos, e é salutar que isso aconteça. Só é pena as edilidades locais não arranjarem espaço para poderem ser construídas infra-estruturas, sejam elas de Karting, ou mesmo de Ralicross, pois um Autódromo talvez seja sonhar muito alto. A criação em Famalicão de uma pista de citadina, aproveitando o que existe na Super Especial poderia elevar o nome de Famalicão muito alto".

2) Que piloto de Famalicão destacaria pelas prestações deste ano?

Aqui, é natural haver dispersão de opiniões, pois Rui Lima, director do Cidade Hoje, prefere destacar colectivamente, enquanto os restantes inquiridos são mais especícicos. O site Direita 3 elege Miguel Campos, enquanto no capítulo da Velocidade e Montanha, João Raposo destaca Martine Pereira, António Areal e fala igualemente em Miguel Campos. Orlando Competições, salienta a excelente temporada protagonizada por Nuno Pina.

3) Que repercussão tem Famalicão no desporto motorizado nacional?

A "jogar em casa", Rui Lima diz que "não nos podemos esquecer da visibilidade nacional que as provas de Enduro ganharam, fruto, na altura, das prestações de Paulo Marques, talvez o expoente máximo do desporto motorizado famalicense. Não nos podemos esquecer, também, de Miguel Campos que, com as suas vitórias, ajudou a cimentar Famalicão no panorama nacional ou as brilhantes participações do "Marquês" e de Adélio Machado no Rali Dakar. O Rali de Famalicão e mais recentemente a Super Especial, que trazem ao concelho milhares de pessoas, são outros argumentos de peso".

Já Tiago Costa, do Direita 3, sublinha "a presença de vários pilotos famalicenses de elevada qualidade tem permitido que os desportos motorizados nacionais tenham maior reputação e rigor. Desta forma, só se pode considerar como muito positiva a presença de Famalicão nesta área".

4) Na sua opinião, a que se deve o facto de haver tantos famalicenses no Desporto Motorizado, desde os automóveis até às motas?

Todos os entrevistados seguem a mesma via, com João Raposo a destacar "o amor pelos desportos motorizados ser muito grande, por isso não é uma grande surpresa". O director do Cidade Hoje vai mais longe e refere que "Famalicão foi, desde sempre, uma terra ligada ao automóvel. Daí à vertente competitiva foi um passo de sucesso, com vários famalicenses a registarem no seu currículo títulos nacionais e algumas brilhantes prestações internacionais. Os êxitos destes foram o chamariz para que novos valores fossem aparecendo".

"Talvez pela convivência desde tenra idade com os motores e todo o ambiente. Famalicão sempre foi uma cidade em que os desportos motorizados são alvo de grande interesse (a Super Especial e o Rali de Famalicão são exemplos disso, contando sempre com grandes enchentes), pelo que é perfeitamente normal que novos valores acabem por surgir a partir dessa paixão que se vai criando ao longo dos anos", acrescenta Tiago Costa, do Direita 3, antes de uma conclusão quase como "cereja no topo" do responsável do Orlando Competições que dá enfâse às "entidades e empresas que se associam a este desporto, que ajuda, e de que maneira, para que “novos projectos” possam surgir. A imprensa continua a dar relevo às provas que na zona se vão realizando, contribuindo para que exista sempre uma forte moldura humana nas provas, tal como os meios de comunicação online especializados também são um forte incentivo para que, cada vez mais, existam famalicenses neste desporto.

Sem comentários: