29 novembro 2012

Miguel Campos e Mauro Marques trocam impressões... e deixam futuro em aberto

Ambos naturais de Famalicão, Miguel Campos e Mauro Marques têm ainda em comum a paixão pelos automóveis. Miguel Campos muito experiente e com um largo historial de vitórias no desporto motorizado português e a nível internacional, rapidamente distinguiu a grande valia do seu jovem conterrâneo Mauro Marques, sendo "padrinho" deste promissor piloto desde o inicio da sua carreira. Numa curta sessão de perguntas e respostas, ficamos a saber o que cada um pensa do outro e da sua actividade comum. 

Miguel, sendo tu um piloto com uma vastíssima experiência, como vês o percurso do Mauro Marques até à data? 

Perfeito! O Mauro tem apenas 19 anos e é uma grande promessa nos automóveis. Sendo 2012 o seu ano de estreia nos GT´S e ser campeão, foi realmente impressionante ele ter conseguido adaptar-se rapidamente a um carro como o Aston Martin Vantage V8 GT4, aos novos circuitos e acima de tudo ter um andamento quase perfeito com poucos ou nenhuns errosl! É muito bom ter uma nova geração de pilotos assim.

E que conselhos lhe tens dado?

Já acompanho o Mauro há vários anos e sempre lhe dei os melhores conselhos baseados na minha larga experiência  assim como tento transmitir-lhe o máximo de dicas para que ele possa ser ainda melhor. De resto o curriculum dele fala por si, bem como a sua rápida evolução e adaptação a todo o tipo de competição. Foi campeão Nacional Karting, competiu em Espanha e Itália, fez Formulas e ainda correu nos SEAT Leon Supercopa . Para um piloto tão jovem, já conta com muita experiência. Eu diria mesmo que o Mauro tem tido uma evolução sensacional, se conseguir continuar a melhorar, será por certo um dos melhores a nível nacional.

Miguel Campos tem estado ultimamente mais ligado aos ralis, onde conseguiu vários títulos. O que pensas tu, Mauro, sobre fazeres uma incursão por esta disciplina do desporto automóvel? 

O Miguel já me falou sobre essa possibilidade. Falamos várias vezes em fazer alguns testes, e talvez em breve seja possível fazer alguns, se bem que neste momento eu esteja mais focado nas provas de pista. No entanto é sempre uma hipótese em cima da mesa, vamos ver o que dita o futuro.

Tanto tu como o Mauro, sabem bem da importância de uma boa preparação física para se ser competitivo no desporto automóvel. Como fazem para se manterem em forma?

Sim, de facto uma boa condição física é fundamental num desporto como este, eu e o Mauro treinamos muitas vezes juntos, geralmente vamos ao ginásio cinco vezes por semana. É um momento onde eu lhe tento transmitir a importância de alguns factos deste desporto, da importância dos detalhes e o que devemos ou não fazer. Dá-me um enorme gozo fazer isso.

Com uma relação tão próxima como a que vocês têm, não passa pela vossa cabeça competir em conjunto? Por exemplo nos GT? O que achas desta ideia Mauro?

Nunca se sabe, eu teria um enorme prazer em correr com o Mauro. Seria até engraçado! Afilhado e Padrinho a correrem juntos. Duas gerações a competir lado a lado. Quem sabe não será possível num futuro próximo?

Aproveitando o facto de terem competido pela mesma equipa este ano, neste caso a Veloso Motorsport, qual é a vossa opinião em relação a este preparador?

"A Veloso Motorsport é sem dúvida nenhuma uma excelente equipa. Muito profissional, com uma equipa técnica extremamente competente. Foram uma grande mais-valia nos títulos que conquistei em 2012", referiu Mauro Marques. Concordando em absoluto com a opinião de Mauro Marques, Miguel Campos acrescentaria ainda: "A Veloso Motorsport é uma referência não só a nível nacional como também a nível internacional. Eles têm de facto excelentes condições para qualquer piloto, fundamentais para se conseguir vencer neste desporto".

Sem comentários: