14 dezembro 2009

2009 foi assim por... Sérgio Rocha

Depois de alguns anos no principal campeonato de ralis, Sérgio Rocha teve um ano com presenças pontuais, igualmente. Ainda assim, o famalicense conseguiu uma vitória e prepara já um regresso a tempo inteiro na temporada que aí se avizinha.

1) Qual o balanço da época de 2009?

A nível pessoal o balanço do corrente ano não é muito difícil de fazer, pois foram escassas as minhas participações ao longo da época desportiva, no entanto, mesmo assim as provas em que participei, pelos mais variados motivos, acho que foram bastante produtivas e com alguns pontos francamente positivos e que foram preponderantes para a futura época.

2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?


O melhor momento da temporada foi sem dúvida a vitória no Rali das Caldas das Taipas, pois foi quase sem preparação, foi o 1º contacto com o Citroën Saxo Kit Car, 1º contacto com o piloto Octávio Nogueira. O menos bom foi não ter aceite vários convites que foram endereçados e que sem dúvida me deixariam muito feliz, por acreditar num projecto que falhou.

3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?

O facto de ter ganho o Rali das Caldas das Taipas, perante uma concorrência difícil, tendo ganho todas as classificativas e consecutivamente a melhorar todos os tempos, ter sido criado um excelente nível de entrosamento e confiança faz com que seja a que me deu mais gozo, sem dúvida.

4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?

Acho e sem conhecimento para mais, que o desporto motorizado famalicense estagnou por completo e em alguns itens até é capaz de ter piorado.

5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?

De entre muitos, pois são inúmeros os pilotos e os pilotos que se destacaram no ano de 2009, sou obrigado a destacar a Margarida Barbosa pelo título e pela presença nas Finais Mundiais Rotax, e os pilotos Nuno Pina e João Ruivo. Destaco estes dois pilotos, o Nuno Pina, que a mim pessoalmente não me espantou nada, pois já sabia de todo o seu potencial só aguardava por uma oportunidade de mostrar todo o seu valor, tendo liderado naturalmente durante todo o campeonato as várias frentes que se lhe apresentavam. O João Ruivo porque depois de ter iniciado a época não da melhor forma com alguns resultados não condizentes com as suas qualidades, acaba por fazer a sua melhor época de sempre.

6) Que planos e expectativas para 2010?

Apenas posso dizer que tenho vários projectos em mão nacionais e internacionais, mas que em princípio passarão pelo Campeonato de Portugal de Ralis, pelo Campeonato Open de Ralis e algumas incursões internacionais esporádicas.

Sem comentários: