14 dezembro 2009

2009 foi assim por... António Barros

Não é famalicense, mas já assumiu que desde que reside na cidade que sente a "camisola". António Barros soma vários títulos na sua longa carreira e em 2009 repartiu-se entre a Montanha e a Resistência, onde somou mais algumas vitórias. Ao volante do espectacular BRC, foi venceu "em casa" a Super Especial.

1) Qual o balanço da época de 2009?

A época, em geral, correu bem. Adquiri um BRC CM05 EVO, com o qual teria possibilidade de disputar os lugares do pódio no CP Montanha, o que veio a acontecer, falhando apenas em duas provas devido a problemas eléctricos. Consegui, no entanto, uma vitória à geral na última prova do campeonato e desenvolvi o carro ao meu gosto, o que me vai permitir lutar pela vitória na próxima temporada. Participei, também, pela primeira vez em duas Super Especiais que me deram muito prazer, tendo ganho uma e ficado em 2º na outra. Surgiu, igualmente, a possibilidade de participar no CP Resistência, com um carro novo, o Ginetta, que de uma brincadeira acabou por ter um saldo muito positivo, visto ter subido ao pódio nas 6 corridas em que participei, somando duas vitórias à geral.

2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?

Há dois bons momentos, nomeadamente, a vitória na Rampa da Penha, sob chuva torrencial e muito nevoeiro e com os meus adversários confiantes que um BRC não ganha à chuva. Também no Circuito do Algarve, depois de arrancar em 36º, ganhei a corrida.

O pior momento foi na Rampa de Bragança, pois o BRC teve problemas eléctricos num traçado com tantas rectas, pelo que foi difícil conseguir um melhor resultado, apenas a vitória na categoria CM, o que sucedeu também nas outras provas todas.

3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?

A prova que mais gozo deu foi a Super Especial de Famalicão, por ser à porta de casa e com muito calor dos milhares de espectadores presentes.

4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?

É difícil responder, pois como vivo cá apenas há um ano nunca acompanhei de perto o desporto motorizado em Famalicão. No entanto, pelo que vi na Super Especial, tem muitos adeptos, muitos pilotos a correr em várias disciplinas e dá-se muita importância em termos jornalísticos e de comunicação social. Há também muita gente a apostar neste desporto, pelo que Famalicão deve ser a cidade portuguesa com mais gente a gostar e a dar a importância devida ao desporto motorizado.

5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?

Teria que destacar muita gente.

6) Que planos e expectativas para 2010?

Para 2010, pretendo fazer 3 Super Especiais e ainda disputar o CP Montanha e o CP Resistência, com o objectivo claro de vencer os dois campeonatos. Aproveito a ocasião para agradecer ao Luís Barros, ao Martine Pereira e ao Rui Alves pois só com a ajuda deles foi possível obter os resutados deste ano.

Sem comentários: