14 dezembro 2009

2009 foi assim por... Jorge Carvalho

Um jovem com bastante valor e natural de Famalicão, Jorge Carvalho cumpriu mais uma temporada no Mundial de Ralis (PWRC), juntamente com Bernardo Sousa. No final da temporada, ainda houve tempo para uma aparição em alguns ralis do Nacional de Ralis, bem como do Open de Ralis, pelo que foi um ano bastante preenchido para o navegador famalicense.

1) Qual o balanço da época de 2009?

O balanço não pode ser positivo, mas atendendo a tudo o que aconteceu ao longo da época também não é negativo. Tivemos maus momentos ao longo da época, mas também conseguimos neste segundo ano de PWRC liderar um rali, ganhar especiais e andar na luta com a forte concorrência.

Aprendemos imenso com os nossos erros e com alguns azares ao longo deste ano e penso que após estes dois anos se tivermos as condições necessárias poderemos discutir as vitórias no próximo ano.

2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?

O melhor momento foi o rali da Austrália onde conseguimos rodar na frente do PWRC e sentimos que quando tudo está ao melhor nível temos capacidade para andar na frente.
O momento menos bom foi sem dúvida a desistência no rali de Portugal no Shakedown, estávamos a correr em casa e motivados para lutar por um pódio erramos e pagamos caro por isso, ficamos fora da nossa prova antes de começar.

3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?

Austrália. É um rali fantástico, com especiais muito rápidas e paisagens espectaculares. Vale a pena lá correr!

4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?

Penso que e normal evoluir de ano para ano, tanto Famalicão como os famalicenses evoluíram este ano a nível de desporto motorizado, apareceram novos pilotos, novos projectos e novos campeões. Esperemos que no próximo ano surjam ainda mais.

5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?

Ninguém em particular, mas todos em geral cada um deu o seu melhor no seu campeonato e com as condições que tinham ao seu dispor.

No Open, destacaria a boa época realizada pelo Nuno Pina e pelo Guilherme Pereira que se revelaram muito fortes e apesar do erro no final do ano estiveram muito bem; o João Ruivo e o Alberto Silva que não tiveram um ano isento de problemas e com alguns erros, mas no final conquistaram mais um título e um pódio no campeonato absoluto; o Ricardo Costa e o Nuno Almeida que foram sempre dos mais rápidos e os únicos a bater o tri campeão do Open, Ao nível dos Clássicos tivemos uma dupla campeã nacional, Frederico Ferreira e Octávio Araújo e no Júnior a estreante Mariana Neves de Carvalho acompanhada do Filipe Martins que conseguiu um 3º lugar.

A nível do CPR, destacaria a época do Pedro Rodrigues e Daniel Araújo que apesar de não serem dos mais rápidos foram muito regulares ao longo do ano, assinalando apenas uma desistência e também o Miguel Campos, que apesar de entrar a meio da época ainda conseguiu chegar ao pódio do CPR2. Quanto aos navegadores destaco o título alcançado pelo José Janela no Agrupamento de Produção e um 3º lugar absoluto, o 3º lugar do Vasco Ferreira no CPR2 e por fim o título alcançado pelo meu pai (Jorge Carvalho) na Taça Nacional de Ralis. Para todos eles os meus parabéns pelos títulos alcançados e pelo trabalho realizado ao longo do ano e para todas as equipas famalicenses que participaram nos vários campeonatos de ralis nacionais.

6) Que planos e expectativas para 2010?

Ainda não está definido o programa para 2010, mas seja em que campeonato for, o objectivo será lutar pelos primeiros lugares.

Sem comentários: