14 dezembro 2009

2009 foi assim por... João Ruivo

Apesar da época não ter corrido de acordo com as suas expectativas, João Ruivo conseguiu o melhor resultado desde que milita no Open de Ralis, juntando o 2º lugar absoluto à vitória na Categoria 1 (2 Rodas Motrizes). Depois da fidelidade ao Fiat Stilo Multijet, o piloto famalicense quer agora dar o salto para o CPR e para nova viatura.

1) Qual o balanço da época de 2009?

O ano de 2009 foi um pouco estranho, pois tivemos bastantes azares de nível técnico que nos deixaram desanimados a meio da época, mas como todos sabem a sorte também esteve connosco numa altura em que já não contávamos. A conquista do vice-Campeonato do Open e a vitoria da Categoria I deixa nos bastante satisfeitos, mas não ficamos contentes com os resultados alcançados em algumas provas.

2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?

O melhor momento é sem duvida a conquista do vice-campeonato e da vitória na categoria. Os maus são vários, mas o Rali de Barcelos teve um sabor amargo, pois podíamos ter discutido a vitória no rali, mas o problema nos colectores fez com que essa luta não fosse possível.

3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?

A prova que me deu mais gozo, foi Rali das Caldas das Taipas, onde marquei presença como navegador do João Batista. Só por ser navegador do João já tinha todas as hipóteses de ser o rali mais divertido, mas o facto de participar num Fiat Uno 45S fez com que fosse algo especial.

No Open tivemos bons momentos, mas não consigo escolher um. Destaco vários troços em alguns ralis, como o caso do troço que vencemos em Barcelos, ou o troço onde desisti em Loulé, pois estava a por em pratica todo o que me tinham ensinado naquele fim de semana. Obrigado ao Duarte Costa por esses momentos

4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?

O nosso concelho é um dos que mais adeptos tem nos desportos motorizados. Temos eventos ligados aos ralis e ao motocross e supercross. Muito se tem feito, mas na minha opinião sendo um concelho com vários campeões nas várias modalidades acho que teríamos que crescer em alguns aspectos e não perder o comboio de alguns concelhos vizinhos.

5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?

Por todo o que conseguiu em 2009, eu só tenho uma escolha. O Nuno Pina, para mim, foi o melhor piloto de Famalicão ao longo da época que acaba. Um muito obrigado a ele pela amizade e pelo espectáculo que da a todos os adeptos.

6) Que planos e expectativas para 2010?

Os planos passam por subir ao Campeonato de Portugal de Ralis, inserido no Agrupamento de Produção. Mas como tudo, é preciso apoios que neste momento estamos a reunir. Esperemos que lá para final de Janeiro já tenhamos respostas positivas.

Os parabéns ao Famalicão Motor pelo tempo despendido a divulgarem o desporto motorizado.

1 comentário:

TechMan.GTI disse...

Este joão mereceu sem duvida este lugar...
suado e com alguns azares á mistura...

Parabens João, Alberto e toda a Equipa...

espero encontrar-te novamente a dar espetaculo nos ralis deste ano....