14 dezembro 2009

2009 foi assim por... João Peixoto

Falar na terceira pessoa nem sempre é fácil, mas como há lugar para todos ... Para além do "teclado" na edição deste blog, João Peixoto juntou esta temporada o caderno das notas nos ralis, e com apenas algumas presenças esporádicas, os bons resultados marcaram esta primeira temporada.

1) Qual o balanço da época de 2009?

É positivo, pois cumpri metade de um sonho que é fazer ralis, agora falta a outra metade que é passar das notas para o volante. Ainda para mais poder fazer vários ralis ao lado de amigos é sempre de saudar, sendo que ser a aposta de um piloto tão credenciado como o Paulo Marques é excelente, logo no primeiro ano de ralis.

2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?

Como não cumpri nenhum campeonato completo, o melhor momento foi mesmo o primeiro rali, pois foi em Famalicão, foi um grande dia e terminou com um pódio. Felizmente não houve ocasiões menos boas nas provas que fiz, a não ser aquela vontade de fazer sempre mais qualquer prova, mas penso que isso é normal.

3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?

Por dois motivos diferentes, escolho também duas provas. O Rali de Barcelos, pela organização, pelo resultado e pela diversão e o Rali do Porto, pelas difíceis condições climatéricas, pelo traçado e pelas dificuldades mecânicas que tivemos, que fazem que a aprendizagem aconteça de modo mais rápido e natural.

4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?

Temos pilotos a aparecer, pilotos a consolidar a sua posição no mundo motorizado e pilotos a regressar, pelo que se for por esse caminho que se evolui, os títulos e os bons resultados conquistados falam por si. Mas se virmos somente o que se faz no concelho, penso que o motociclismo está cada vez mais em grande plano, pena que no automobilismo, tudo se resuma à Super Especial, que teve menor impacto e ao Rali de Famalicão, que tem vindo a perder um pouco aquilo que já foi, e não é, certamente, por falta de condições, haja vontade.

5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?

Logicamente, todos os que conquistaram títulos e campeonatos têm o destaque merecido, mas há que dar mérito a todos aqueles que levaram o nome do nosso concelho pelo país fora, e não só. Lembro que havia ralis este ano em que a percentagem de pilotos famalicenses seria, com toda a certeza, superior à dos pilotos da região da prova, pelo que isso é de saudar, tal como o espírito vivido entre todos.

6) Que planos e expectativas para 2010?

Não há planos concretos, mas gostaria de continuar a ter a possibilidade de fazer algumas provas e, até quem sabe, ter uma experiência ao volante. Certa é a continuidade do Famalicão Motor a dar destaque a todos.

Sem comentários: