12 setembro 2008

Braga acolhe jornada da velocidade nacional

Apenas duas semanas volvidas e o Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC) está de volta à acção, agora com a disputa nos dias 13 e 14 de Setembro da sexta etapa dupla da época, tendo como palco o Circuito Vasco Sameiro em Braga. Nesta jornada, organizada pelo Clube Automóvel do Minho, juntam-se ainda o Campeonato de Portugal de Clássicos, o Campeonato de Portugal de Clássicos 1300, o Challenge Desafio Único e ainda uma prova qualificativa para o acesso à FIA European Touring Car Cup 2008 (ETCC), neste caso em conjunto com o PTCC.
No PTCC, Luís Barros, com o Alfa Romeo 156, com o número 4 nas portas é o famalicense com maiores possibilidades de lutar pelos lugares cimeiros. Lugares esses onde a luta é enorme, com vários pilotos a quererem distanciar-se na tabela classificativa, onde as diferenças estão muito curtas. Neste momento, César Campaniço (BMW 320si) é quem comanda o campeonato, seguído por João Figueiredo (Peugeot 407) e Francisco Carvalho (Seat Leon SuperCopa), todos eles favoritos às vitórias. Martine Pereira, piloto famalicense, volta também às grelhas do PTCC, com o Renault Clio RS 2000, inserido na Categoria 3, onde terá a feroz concorrência do quase imbatível Vasco Campos (Alfa Romeo 147).
Joaquim Jorge e Carlos Santos vem de vitórias, mas neste caso há ainda que contar com António Barros e António Nogueira, que são o lote de protagonistas da temporada, onde não tem havido comparência de pilotos de Famalicão, tal como nos Clássicos 1300, onde Luís Alegria, não tem estado muito bem nas últimas jornadas, depois de vencer as primeiras jornadas do ano. Miguel Ferreira, Alexandre Beirão, Paulo Antunes já chegaram este ano ao lugar mais alto do pódio e por isso prevê-se uma boa luta.
Por fim, o Challenge Desafio Único, normalmente a competição mais participada da velocidade nacional, vai cumprir a sua terceira prova pontuável do ano. Para já o pelotão dos Fiat Uno alinhou numa rampa e num circuito. Filipe Matias/Tiago Ribeiro e Nuno Duarte/Adruzilo Lopes foram os vencedores das provas anteriores, mas os favoritos são muitos e a confusão por vezes instalada com a grande quantidade de carros pode trazer surpresas. O Team Famalicão não tem sido muito feliz, depois de uma prestação razoável na jornada inaugural, a visita a Vila Real foi madrasta para os pilotos de Famalicão José Janela e Manuel Seabra, bem como para os restantes carros da equipa, querendo por certo dar outro rumo aos acontecimentos nesta deslocação a Braga. De esperar também a presença da piloto Cristina Silva, a famalicense que tem feito equipa com Lígia Albuquerque, defendendo as cores do Team Beta.
Durante o dia de Sábado, terão lugar apenas treinos livres e treinos cronometrados para todas as competições, ficando o dia de Domingo destinado, exclusivamente, às corridas, cujo programa é o seguinte:
09h00 -- Challenge Desafio Único - 1ª Manga (25 mins)
09h50 -- Challenge Desafio Único - 2ª Manga (25 mins)
10h45 -- PTCC - 1ª Corrida (17 voltas)
11h50 -- Clássicos 1300 - 1ª Corrida (14 voltas)
12h40 -- Clássicos - 1ª Corrida (17 voltas)
14h30 -- Clássicos 1300 - 2ª Corrida (14 voltas)
15h20 -- Clássicos - 2ª Corrida (17 voltas)
16h15 -- PTCC - 2ª Corrida (17 voltas)

Sem comentários: