02 setembro 2008

PTCC foi ao Estoril... mas Luís Barros nem lá chegou!

O mês de Agosto não é de todo uma boa época para eventos automobílisticos de carácter nacional no nosso país e isso fica provado com esta prova, se é que provas mais evidentes eram necessárias, bastava ver as últimas deslocações da Velocidade ao Estoril, e nem era preciso ser Agosto... Com muitos pilotos ainda a gozar as suas férias e outros com o orçamento a esgotar-se, a caravana do Campeonato de Portugal de Circuitos/PTCC deslocou-se ao Estoril onde os carros em pista deviam quase que se equivaler ao número de espectadores presentes. Em suma, poucos...
Falando do capítulo desportivo, o destaque vai para a ausência de Luís Barros. O piloto de Famalicão ficou retido em Cabo Verde, com o voo que o traria de regresso ao nosso país a sofrer alguns atrasos, impossibilitando por isso Barros de comparacer no Estoril. E foi mesmo só Luís Barros que faltou, pois o seu Alfa Romeo 156 S2000 passou nas verificações, apenas lhe faltaram as "duas mãozinhas" para sair para a pista. Também ausente esteve Martine Pereira, o famalicense que tem sido assíduo neste campeonato, onde tripula um Renault Clio RS, inserido na Categoria 3.
Posto isto, Patrick Cunha (Seat Leon SuperCopa) venceu a 1ª corrida, que significou muito para o piloto da Póvoa de Lanhoso, uma vez que foi o seu primeiro triunfo da temporada. Nos restantes lugares do pódio e com alguns toques à mistura durante a fase inicial da prova, principalmente, classificaram-se Francisco Carvalho, também em Seat Leon SuperCopa, depois de se superiorizar a João Figueiredo, que foi uma das principais vítimas de uma confusão na partida, - o que é quase um hábito neste campeonato - com o seu Peugeot 407 S2000 a sofrer algumas "mazelas de chapa", porém ainda logrou atingir o lugar mais baixo do pódio.
Na segunda corrida do fim de semana, foi César Campaniço (BMW 320si) que liderou a partir da primeira volta, cimentando depois a liderança ao longo da prova, algo que o permitiu cortar a linha de meta completamente isolado. Patrick Cunha foi 2º, alcançando pontos essenciais para o campeonato, ele que nesta prova saiu apenas do 8º lugar, o que prova a garra com que enfrentou esta 2ª corrida. Também Francisco Carvalho foi autor de uma boa prestação, chegando a 3º, apesar de alguns problemas de motor no seu Seat.
Na Categoria 3, Vasco Campos (Alfa Romeo 147) continua a dominar, com mais duas vitórias, ficando cada vez mais próximo do título desta classe. Nos lugares imediatos terminaram, em ambas as corridas por esta ordem, Rui Alves e Gonçalo Manahu, em Renault Clio RS.
Contas feitas para a tabela classificativa e o resumo desta prova é que os homens da frente não claudicaram e ainda amealharam alguns pontos fulcrais, com particular enfâse para Patrick Cunha que ganhou novo folêgo para a recta final, agora que ficam a faltar 3 fins de semana, que representam 6 corridas. César Campaniço lidera com 62 pontos, João Figueiredo é quem lhe segue com 52 pontos, para depois a luta ser muito renhida, pois Francisco Carvalho e José Monroy dividem o 3º lugar com 50 pontos, tendo Patrick Cunha bem perto, com menos um ponto.
Agora é hora de regressar a Braga, com a próxima etapa do PTCC a ter lugar já nos dias 13 e 14 de Setembro.

Sem comentários: