15 setembro 2008

E quase tudo César levou... Barros e Martine não foram muito felizes

No regresso da Velocidade ao traçado de Braga, César Campaniço dominou a belo prazer, cortando a meta em primeiro nas duas corridas, porém uma penalização imposta na primeira, fez com que o seu domínio não parecesse tão evidente.
Assim, na partida lançada para a 1ª manga, César Campaniço foi quem melhor reagiu ao verde, apesar de alguma contestação de Patrick Cunha em relação ao momento em que o piloto do BMW acelerou. Depois de ter liderado da primeira à última volta, o Colégio de Comissários Desportivos considerou que o lisboeta se tinha adiantado ao detentor da "pole position" na partida lançada, atribuindo-lhe uma penalização de 25 segundos. Relegado para o sétimo lugar, César Campaniço admitiu que "talvez até estivesse alguns centímetros adiantado, mas de certeza porque o Patrick Cunha travou, daí que ache injusta a penalização". Em função disso mesmo, o jovem do BMW 320si apelou da decisão, pelo que a classificação encontra-se suspensa... Patrick Cunha também se manteve na 2ª posição ao longo de toda a corrida, considerando justa a vitória que lhe foi atribuída posteriormente, sendo a 2ª da época para o piloto da Campicarn.
Francisco Carvalho subiu ao 2º lugar, ele que teve uma animada luta travada com Patrick Cunha e que durou ao longo de toda a prova, mas com Carvalho a nunca se conseguir superiorizar. Logo atrás e também autores de uma prova animada, terminaram João Figueiredo, José Monroy e Jorge Areal, que estreava a sua nova máquina, um Seat Leon Supercopa. O famalicense Luís Barros (Alfa Romeo 156) teve uma prestação discreta, terminando em 8º lugar, posição que lhe dava direito a sair da 1ª posição na corrida da tarde.
Na Categoria 3, uma vez mais a vitória foi para Vasco Campos, a sétima da temporada, ele que fica cada vez mais perto de garantir o título. Menos feliz, esteve o piloto de Famalicão, Martine Pereira (Renault Clio RS 2000), que foi obrigado a abandonar nas voltas iniciais.
Classificação 1ª Corrida
1º Patrick Cunha (Seat Leon SuperCopa), 17 voltas, em 24m18,948s
2º Francisco Carvalho (Seat Leon SuperCopa), a 1,070s
3º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), a 7,635s -- 1º Categoria 1
4º José Monroy (Seat Leon SuperCopa), a 7,871s
5º Jorge Areal (Seat Leon SuperCopa), a 8,230s
6º António João Silva (Seat Leon SuperCopa), a 9,068s
7º César Campaniço (BMW 320si), a 20,597s
8º Luís Barros (Alfa Romeo 156 S2000), a 41,844s
9º Vasco Campos (Alfa Romeo 147 S2000), a 1m05,124s -- 1º Categoria 3
10º Rui Alves (Renault Clio RS 2000), a 1m14,580s
Com Luís Barros a partilhar a primeira linha com o penalizado César Campaniço, a agora partida parada favoreceu o piloto do BMW e prejudicou o famalicense, que caiu vários lugares numa só volta, hipotecando desde logo um bom resultado. De resto, a corrida foi bastante monótona, quase uma repetição do que havia acontecido de manhã, com Patrick Cunha e Francisco Carvalho a colocarem os Seat Leon logo atrás de César Campaniço, embora beneficiando de uma saída de António João Silva, logo na fase inicial.
José Monroy rodou perto dos lugares do pódio, evitando as lutas e os toques, optando por uma corrida cautelosa e a pensar nas contas do campeonato, onde ainda pode ter uma palavra a dizer. Desta feita, João Figueiredo não conseguiu melhor do que o 5º lugar, novamente na frente de Jorge Areal.
Luís Barros não teve uma prova fácil, apesar de largar na frente. Após o atraso inicial, alguns problemas mecânicos no Alfa Romeo atormentaram a prova do famalicense, que terminou na cauda dos dez primeiros classificados.
Desta feita, a Categoria 3 teve um pouco mais de animação, com várias ultrapassagens entre Vasco Campos e Rui Alves, seu colega de equipa. Campos voltou a vencer e ficou a somente 2 pontos de se sagrar virtual campeão. Nesta categoria, Martine Pereira chegou ao final na 4ª posição, ainda que bem longe dos lugares do pódio.
Classificação 2ª Corrida
1º César Campaniço (BMW 320si), 17 voltas, em 24m25,477s
2º Patrick Cunha (Seat Leon SuperCopa), a 2,448s - 1º Categoria 2
3º Francisco Carvalho (Seat Leon SuperCopa), a 3,040s
4º José Monroy (Seat Leon SuperCopa), a 3,686s
5º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), a 15,190s
6º Jorge Areal (Seat Leon SuperCopa), a 15,509s
7º António João Silva (Seat Leon SuperCopa), a 16,044s
8º Vasco Campos (Alfa Romeo 147), a 1m12,264s - 1º Categoria 3
9º Rui Alves (Renault Clio RS 2000), a 1m13,897s
10º Luís Barros (Alfa Romeo 156 S2000), a 1m38,134s
12º Martine Pereira (Renault Clio RS 2000), a 2v
As classificações do campeonato estão suspensas, em virtude da penalização de César Campaniço. O Circuito do Estoril acolhe a próxima prova do Campeonato de Portugal de Circuitos, nos dias 4 e 5 de Outubro.

Sem comentários: