23 setembro 2008

César Machado e João Ferreira são campeões no Challenge Rotax

No passado fim de semana, o Kartódromo de Viana do Castelo acolheu a última jornada do Challenge Rotax Norte, numa etapa igualmente pontuável para a Copa Ibérica, onde se decidia quem garantia a vitória no campeonato e consequente apuramento para as finais mundiais Rotax, que terão lugar em La Conca, no sul de Itália.

Foi uma prova em grande para os pilotos de Famalicão, com João Ferreira e César Machado a sagrarem-se campeões nas classes Mini Max e Júnior, respectivamente, com Mário Dias, o piloto do Indoor Karting Famalicão, a garantir o apuramento para as finais mundiais, em virtude do seu 2º lugar.

Começando pelos mais novos, na Mini Max, estiveram presentes Vasco Barros e João Ferreira. Nos treinos cronometrados, Vasco Barros classificou-se na décima quinta posição, para depois na manga de qualificação lutar bravamente até conseguir obter o 11º lugar, o possível mediante as circunstâncias. Na pré-final, o piloto apoiado pela AMOB, foi demonstrando mais habituação ao desenrolar dos acontecimentos, obteve o 9º lugar e um andamento bem mais consistente e regular.

Na final, o jovem Vasco Barros, partindo do 9º posto, sentiu algumas dificuldades em subir na classificação, superando apenas um lugar, no desenrolar de uma prova em que continuou o seu processo de aprendizagem nesta modalidade. "Estou muito satisfeito com esta prova. Fiz aquilo que me foi solicitado, ou seja aprender e se possível não cometer erros" disse o piloto de Famalicão, Vasco Barros, que fez ainda o balanço da temporada: "Como esta era a minha primeira época no Challenge, devo afirmar que os objectivos a que nos propusemos foram alcançados. Com muita vontade e com espírito de aprender, estou satisfeito".

Numa jornada em que nem tudo foi perfeito, o famalicense João Ferreira apenas se limitou a gerir os seus adversários directos. Nos treinos cronometrados e quando o pequeno João se preparava para entrar em pista, a bateria do seu bólide não quis colaborar obrigando o piloto da Padock Competições a ficar nas boxes e a não realizar tempo, partindo para a primeira corrida no ultimo lugar da grelha. Na manga de qualificação, João Ferreira vai em busca de um lugar condizente, num ritmo que aliava a cautela com muita garra, fazendo um pouco aquilo a que já nos habituou, recuperando vários lugares, mas um toque com outro adversário mais lento e em que nada facilitou a passagem do jovem famalicense atirou-o para a décima terceira posição.

Na pré-final, João Ferreira não baixa os braços e recupera várias posições terminando esta corrida na quinta posição, lugar excelente para mais de perto controlar o seu principal adversário no troféu. Na final, o piloto da Padock Competições mostrou aos seus adversários uma grande maturidade, optando por pensar no campeonato e não na corrida, que terminou na quinta posição. "Estou muito satisfeito com o título conquistado, pois esse era o nosso objectivo, apesar daquele contratempo á entrada dos treinos cronometrados tudo correu bem e apenas limitei-me a gerir a prova dos meus adversários" disse João Ferreira. Também em jeito de balanço, adiantou: "Gostaria de agradecer todo o trabalho desempenhado pelos meus mecânicos. Um agradecimento extensivo aos meus famíliares."

A derradeira ronda confirmou a supremacia de César André Machado ao longo de toda a competição, ao vencer a quarta das seis finais. A jornada de Viana do Castelo nem começou bem para o piloto famalicense ao obter apenas o segundo tempo nos treinos cronometrados: "Tivemos alguns problemas com a afinação do karting, mas, fomos melhorando e acertando com os melhores alinhamentos cada vez que entrava em pista" começou por dizer o famalicense que obteve igual posição na primeira manga de qualificação, mantendo um olhar atento sobre os principais candidatos ao título. "Tudo estava ainda em aberto mas tinha consciência que só um grande desaire me impediria de chegar à vitória".

Se César André assim o pensou melhor o soube desempenhar, dando um recital de condução e provou uma vez mais que continua a possuir qualidades que o definem como um das grandes esperanças do desporto motorizado nacional. Na pré-final e, já com o karting excelentemente preparado pela equipa de assistência: "Parti bem cedo em busca da vitória o que veio a acontecer, permitindo largar dos lugares da frente para a grande final". A consagração viria na derradeira corrida final, quando o jovem, piloto de Famalicão não vacilou e chegou na frente de todo o pelotão selando o título da Rotax Júnior: "Foi muito bom ter terminado a ganhar, foi mais uma vitória, mas esta, com sabor especial. Este resultado permite-me desde já assegurar um lugar entre os melhores".

A derradeira bandeirada xadrez foi recebida com grande entusiasmo pelo piloto e pelos seus assistentes: "Uma alegria enorme. Um feito que não era possível sem a ajuda da Padock Competições e da AMOB, para alem do imprescindível apoio dos meus pais e do Jorge, Muito Obrigado a todos quantos comigo colaboraram", concluiu César André Machado, campeão da Rotax Junior e campeão Ibérico.

O famalicense Miguel Barbosa também esteve presente em Viana do Castelo, conseguíndo um 2º lugar na pré-final, para depois não ir além do 4º lugar na corrida decisiva. Já na Copa Ibérica, as coisas não correram tão bem a Miguel Barbosa, sendo 5º na pré-final e 7º na final. "Foi uma prova bastante difícil, porque eram mais de 40 pilotos a lutar por um lugar na final mundial, mas não está tudo perdido, porque ainda temos a final nacional em Novembro".

Na classe DD2, Mário Dias alcançou um brilhante 2º lugar final, porém e como o 1º classificado não entra nas contas do apuramento, foi o famalicense o mais beneficiado, "carimbando o passaporte" para Itália, numa época em que nem tudo correu como o esperado ao piloto IKF.

Num ano extremamento positivo no que diz respeito a títulos em karting, depois de Mauro Marques se ter sagrado Campeão Nacional KF2, surgem mais dois títulos no Challenge Rotax, com Vasco Ferreira a triunfar na Mini Max e César André Machado na Júnior, o que prova que Famalicão está no caminho certo para fazer singrar novos valores seguros no automobilismo nacional e, quem sabe, internacional, nos próximos anos.

As finais mundiais Rotax realizam-se entre os dias 27 e 30 de Novembro, em Muro Leccese, no Kartódromo La Conca, um dos melhores circuitos de karting do mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais dois campeões em karting este ano... Parabéns a ambos, com sorte e muito apoio podemos ter valores seguros no futuro.