O Team Famalicão associou-se a esta iniciativa, disponibilizando uma viatura, o Fiat Uno do Challenge Desafio Único. A acção consistia num despiste de um carro de rali contra o carro do controlador, que começava a arder. Para além do incêndio, estariam feridos quer o piloto, quer o controlador, o que exigia uma acção bastante abragente à equipa de socorro.
Prontamente chegados ao local com várias viaturas adequadas ao tipo de situação (ambulâncias, desencarcerador, viatura combate incêndios, viatura de apoio médico), os Bombeiros Voluntários de Famalicão mostraram ao muito público presente o seu modo de acção neste tipo de acidente, sendo conveniente lembrar que são eles os responsáveis pelo socorro no Circuito Vasco Sameiro e no Kartódromo Internacional de Braga, bem como no Rali de Famalicão e no passado fim de semana, na Super Especial de Famalicão. Retrando o mais fielmente possível o acidente e todas as dificuldades inerentes que um carro de competição apresenta, os vários bombeiros chamados mostraram uma enorme coordenação, desde o cuidado com os feridos - o piloto e o controlador -, bem como com o carro incendiado, nunca descurando a segurança dos espectadores, tal como de um verdadeiro rali se tratasse.
Num concelho muito ligado à competição motorizada, com várias equipas e pilotos envolvidos neste meio, para além da presença dos B. V. Famalicão em inúmeras provas, é sempre importante realizar estes exercícios de treino, mas o mais realistas possíveis, para aperfeiçoar e desenvolver técnicas de socorro e salvamento, quer às equipas de bombeiros, quer aos acidentados, para que estes também saibam como estar e seguir as instruções dadas pelos especialistas.
Uma vez mais, Famalicão na vanguarda do Desporto Motorizado!
2 comentários:
Expressar-me em palavras para quê perante estas imagens de altruísmo e abnegação... mais uma vez mostramos como trabalhamos, quem somos..e como vivemos...
... por toda esta genuidade é que o lema "Vida por Vida" jamais morrerá
Parabens pela iniciativa, devem repetila mais vezes.
Enviar um comentário