23 setembro 2008

Simulacro de acidente num rali põe à prova as capacidades dos B. V. Famalicão

Inserida na Feira do Associativismo e da Juventude de Vila Nova de Famalicão, bem como aproveitando o facto de decorrer a Super Especial de Famalicão, uma iniciativa pioneira dos Bombeiros Voluntários de Famalicão levou até ao Parque da Feira muitos curiosos para assistirem a um simulacro de um acidente num rali.

O Team Famalicão associou-se a esta iniciativa, disponibilizando uma viatura, o Fiat Uno do Challenge Desafio Único. A acção consistia num despiste de um carro de rali contra o carro do controlador, que começava a arder. Para além do incêndio, estariam feridos quer o piloto, quer o controlador, o que exigia uma acção bastante abragente à equipa de socorro.
Prontamente chegados ao local com várias viaturas adequadas ao tipo de situação (ambulâncias, desencarcerador, viatura combate incêndios, viatura de apoio médico), os Bombeiros Voluntários de Famalicão mostraram ao muito público presente o seu modo de acção neste tipo de acidente, sendo conveniente lembrar que são eles os responsáveis pelo socorro no Circuito Vasco Sameiro e no Kartódromo Internacional de Braga, bem como no Rali de Famalicão e no passado fim de semana, na Super Especial de Famalicão. Retrando o mais fielmente possível o acidente e todas as dificuldades inerentes que um carro de competição apresenta, os vários bombeiros chamados mostraram uma enorme coordenação, desde o cuidado com os feridos - o piloto e o controlador -, bem como com o carro incendiado, nunca descurando a segurança dos espectadores, tal como de um verdadeiro rali se tratasse.
Filipe Martins, um dos promotores desta iniciativa, bem como parte integrante da mesma, uma vez que foi ele o "acidentado", considerou fundamental este simulacro. "A altura escolhida foi a ideal, pois a Super Especial movimenta muita gente e dada a proximidade com o público, os Bombeiros têm de estar alerta e é importante para todos sentirem-se seguros, o que de alguma forma foi transmitido no simulacro. Como somos responsáveis por várias provas automobílisticas, temos de estar preparados para qualquer ocorrência, e se tudo correu pelo melhor, é sinal que estaremos preparados caso suceda um infeliz acaso destes numa prova", referiu. Apesar do sucesso, Filipe Martins chama a atenção: "Foi pena não terem vindo muitos pilotos, para terem a noção do modo como devem reagir neste tipo de situações, que oxalá não venham a suceder".
Num concelho muito ligado à competição motorizada, com várias equipas e pilotos envolvidos neste meio, para além da presença dos B. V. Famalicão em inúmeras provas, é sempre importante realizar estes exercícios de treino, mas o mais realistas possíveis, para aperfeiçoar e desenvolver técnicas de socorro e salvamento, quer às equipas de bombeiros, quer aos acidentados, para que estes também saibam como estar e seguir as instruções dadas pelos especialistas.
Uma vez mais, Famalicão na vanguarda do Desporto Motorizado!

2 comentários:

Anónimo disse...

Expressar-me em palavras para quê perante estas imagens de altruísmo e abnegação... mais uma vez mostramos como trabalhamos, quem somos..e como vivemos...
... por toda esta genuidade é que o lema "Vida por Vida" jamais morrerá

Anónimo disse...

Parabens pela iniciativa, devem repetila mais vezes.