19 setembro 2008

100 provas para Filipe Martins!

O ainda jovem navegador famalicense Filipe Martins cumpriu a sua 100ª participação em competições, no Euromilhões Pax Rally, ao ser o eleito para acompanhar Céu Pires de Lima, inserido na Padock Competições.

Filipe Martins é igualmente conhecido por toda a dinâmica e boa disposição com que encara o desporto motorizado, ele que é pivot do programa radiofónico Multiválvulas, é constantemente chamado a animar as competições concelhias, é o principal rosto da Gala do Desporto Motorizado, em síntese, é quase um homem dos "sete costados" de Famalicão e do automobilismo.
Filipe Martins iniciou a sua carreira no concelho de Famalicão, nas 6h de Todo Terreno em 1998, onde era permitido a utilização de co-piloto, sendo que acompanhou Miguel Campos, num Nissan Terrano II. Conhecida a sua versatilidade e fácil adaptação, o famalicense tem-se dividido pelo Todo Terreno e também pelo Ralis, contabilizando títulos em ambas as modalidade, nomeadamente quando se sagrou Campeão Nacional TT Classe T8, em 2006, com Fernando Rito e Vencedor do Regional Serras do Douro em 2002, navegando António Maia e José Veiga, repetindo o feito em 2003, somente com António Maia. Já em 2007, foi Vice Campeão Regional Ralis Norte, com António Oliveira.
Filipe Martins descarta a escolha do piloto que mais o marcou e quem prefere navegar. "Não estaria a ser correcto, pois sempre dei o máximo com todos. A escolher alguém, o Bruno Costa, pela amizade que existe fora dos ralis, é aquele com quem terei uma parceria vitalícia. Sempre que ele quiser, estarei disponível! É óbvio que depois teremos de enquadrar o campeonato em que nos inserimos e aí não posso deixar de realçar que este ano foi excelente, fiz o Campeonato de Portugal de Ralis, com o Pedro Fins e o de Todo Terreno, com o Fernando Rito, bem como tive o privilégio de estar ao lado de Céu Pires de Lima, uma descendente de famalicenses, na sua última prova de uma longa carreira".
Das cem provas efectuadas em quase 10 anos de carreira, que completa em Novembro próximo, "o Rali do Porto que venci, com o António Pereira, no Ford Escort RS Cosworth e a Baja Portalegre, com o Miguel Veloso, em que nos divertimos imenso e chegamos ao final praticamente sem a frente do carro, são aquelas que mais me marcaram, mas é sempre uma escolha difícil. Pelo rali em si, teria escolhido o Rali dos Açores deste ano, pela beleza da ilha de São Miguel e pelo carácter mítico que tem, pois o resultado não foi muito bom... (risos). Os anos de Regional também foram muito bons pelo ambiente vivido".
No meio de tantas provas, apenas uma foi feita com o volante nas mãos, precisamente o Rali de Famalicão de 2008, num Fiat Cinquecento. "Foi uma experiência nova e muito engraçada, embora desgastante. Como cheguei ao fim do rali, o objectivo foi alcançado e agora aos poucos vamos tornar o Fiat mais competitivo para voltar a fazer umas brincadeiras do género", referiu Filipe Martins.
O Famalicão Motor deseja ao Filipe Martins os maiores sucessos nos próximos cem ralis e nos próximos dez anos de carreira, para que continue a levar o nome da sua terra natal aos lugares mais altos do pódio e com a energia com que sempre se apresenta. Deixe o seu comentário abaixo!

Sem comentários: