Um ano depois da primeira vitória da Padock Competições no todo terreno, o triunfo repetiu-se nas 24 Horas TT de Fronteira, agora na categoria T2 com o Toyota Land Cruiser utilizado pelo líder da Padock - Adélio Machado, no nacional de TT. A equipa formada por Céu Pires de Lima, Hélder Oliveira e Patrick Lardeau – responsável do departamento de competição da Toyota France, alcançou mais um excelente resultado para a maior estrutura presente no Terródromo da Vila de Fronteira ao escrever cinco viaturas.
De regresso a um carro que deixou saudades, Filipe Campos (vencedor de duas edições) liderou uma equipa formada ainda por Joana Sotto Mayor, Bernardo Maia e Bernardo Sotto Mayor, terminando na nona posição. Dez posições abaixo, classificou-se mais uma equipa da Padock/Americano TT: Miguel Veloso, Paulo Ferreira, Luís Barros e Tiago Marques. Uma prova brilhante, só não foi mais positiva devido aos problemas com a direcção da Nissan Navara.
Com alguns problemas pelo meio, a noite foi mais madrasta para os dois Toyota’s Land Cruiser (Hélder Oliveira/Céu Lima/Patrick Lardeaux) e (Bernardo Maia/Joana Sotto Mayor/Filipe Campos/Bernardo Sotto Mayor) ao trazer trabalho “extra” para a excelente equipa de mecânicos da Padock Competições. Em duas horas substituíram duas caixas de velocidades: "temos os melhores mecânicos do mundo", afirmava perante uma assistência numerosa que observava, Adélio Machado.
Dos cinco carros à partida, três lograram subir o pódio, no final de 24 horas de puro desgaste mecânico e físico, numa admirável prova de esforço: "chegados por largas horas a ter três carros no top tem, mas, estas provas são de resistência, e por vezes a mecânica cede. Por vezes tivemos de moderar o andamento e fazer uma prova de gestão. Sabíamos que seria muito difícil repetir o terceiro lugar do ano passado, face a carros mais potentes. Conseguimos vencer o grupo T2 e colocar um carro em nono, um resultado final excelente. Proporcionamos ainda um bom teste aos pilotos que irão participar no Dakar com a Padock, em carro semelhante ao que vão conduzir. Vamos agora direccionar todas as nossas forças para o Lisboa Dakar, uma dura prova africana que dura 20 dias!" afirmou o piloto, assistente, Adélio Machado, em franca recuperação para estar à partida de Lisboa em direcção a Dakar.
Uma quarta equipa formada por pilotos franceses e com as cores da Padock, acabaram por terminar duas horas mais cedo, devido à quebra da direcção, provocado por uma saída de pista.
Na estreia no todo terreno e, antecipando a presença no Lisboa Dakar, Francisco Pita e Nuno Pereira não conseguiram o tão desejado "treino" ao volante do Toyota. Acompanhados por Armindo Neves e pelo mais experiente, Pedro Mexia Alves, esta equipa ficou arredada ainda na primeira hora devido a problemas mecânicos irremediáveis no Toyota Land Cruiser que obteve o triunfo na categoria Diesel, T1, terceiro da geral e melhor equipa portuguesa, da edição passada.
A menos de um mês da 30ª edição do Euromilhões Lisboa Dakar a Padock Competições prepara-se para a grande aventura de levar os seis carros inscritos na mais dura prova de TT do mundo até à capital senegalesa em Dakar.
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