Foi um ambiente muito quente, quer na pista, quer fora dela, que marcou a passagem do Campeonato Portugal de Circuitos/PTCC pela pista citadina de Vila Real. Uma vez mais o favoritismo inicial de Francisco Carvalho e de César Campaniço foi confirmado nas duas corridas que compunham o vasto programa da jornada transmontana, que contou com os famalicenses Luís Barros, em Alfa Romeo 156 S2000 e Martine Pereira no Renault Clio RS 2000, ambos a correrem com as cores da N Seguros/APT Racing. Nos treinos cronometrados, Francisco Carvalho colocou o Seat Leon Supercopa na Pole Position, deixando Campaniço e João Figueiredo, em BMW 320si e Peugeot 407 S2000, respectivamente, nos lugares imediatos. Luís Barros era o 7º mais rápido, ao passo que Martine Pereira colocava-se na 17ª posição, entre os 20 concorrentes. A 1ª manga ficou marcada por um episódio na derradeira volta, quando Francisco Carvalho atalhou uma chicane, numa altura em que era fortemente pressionado por César Campaniço. Apesar de ter sido o Seat Leon o primeiro a cortar a meta, uma penalização de 25 segundos atirava Carvalho para a 4ª posição e a vitória ia para o piloto do BMW. Apesar de alguns problemas na fase inicial, Patrick Cunha, também em Seat Leon Supercopa foi o 2º classificado, mas já a muita distância do vencedor. João Figueiredo completou o pódio final, ele que viu o seu Peugeot afectado por alguns problemas a nível de tracção que o impossibilitaram de se chegar mais perto de Patrick Cunha. José Monroy, em Seat Leon Supercopa, fechou o lote dos cinco primeiros. O famalicense Luís Barros abandonou a prova, ainda na fase inicial. Na categoria 3, Vasco Campos, desta feita a utilizar o Alfa Romeo 147, foi o vencedor, depois de se ter desenvencilhado de João Baptista, em Honda Civic, que liderou boa parte da corrida. O piloto de Famalicão, Martine Pereira levou o Renault Clio RS 2000 até à 4ª posição. Classificação 1ª Corrida 1º César Campaniço (BMW 320si) 11v em 22m50,554s -- 1º Cat.1
2º Patrick Cunha (Seat Léon SuperCopa) - a 14,332s -- 1º Cat. 23º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000) - a 16,485s
4º Francisco Carvalho (Seat Leon SuperCopa) - a 24,266s
5º José Monroy (Seat Leon SuperCopa) - a 33,241s
6º Álvaro Figueira (BMW 320si) - a 1m02,371s
7º António João Silva (Seat Leon SuperCopa) - 1m06,337s
8º Rui Meireles (Seat Leon SuperCopa) - a 1m11,599s
9º Vasco Campos (Alfa Romeo 147) - a 2m08,245s -- 1º Cat.3
10º João Batista (Honda Civic Type R) - a 2m14,253s
12º Martine Pereira (Renault Clio RS 2000) - a 1 volta
Com os oito primeiros da 1ª manga a partirem para a 2ª corrida pela ordem inversa, Rui Meireles largava do 1º lugar e com os pilotos mais rápidos lá atrás, as ultrapassagens foram muitas nas voltas iniciais. Francisco Carvalho, movido pela vontade de vingar a penalização da 1ª manga, subiu do 5º lugar para a liderança ainda na 1ª volta, de onde não mais saiu até ao final. Na luta pelo 2º lugar viveram-se momentos agradáveis na luta entre João Figueiredo e Patrick Cunha, até que na fase final da prova, foi o piloto do Peugeot que ganhou ligeira vantagem e segurou o lugar intermédio do pódio. Até se isolarem nos lugares do pódio, os dois pilotos tiveram uma intensa luta com António João Silva e José Carlos Ramos, ambos em Seat Leon Supercopa, onde também se envolveu César Campaniço, até abandonar com problemas no eixo traseiro do seu BMW. Desta feita, Luís Barros fez uma corrida de trás para a frente e alcançou o 8º lugar, ficando a idéia de que se não fosse a posição na grelha, o famalicense poderia ter chegado mais à frente. Vasco Campos voltou a vencer na Categoria 3, assumindo-se como o homem a bater no campeonato, e foi novamente secundado por João Baptista, apesar deste ter o motor do Honda a falhar e de ter chegado a comandar. No final, ambos foram sujeitos a uma penalização em virtude de atalharem uma chicane, com Campos a manter o 1º lugar, mas Baptista caia para 3º por troca com Gonçalo Manahú. Martine Pereira não foi feliz e desistiu logo na 1ª volta. Classificação 2ª Corrida 1º Francisco Carvalho (Seat Leon SuperCopa) - 11v. em 23m03,343s -- 1º Cat.2
2º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000) - a 5,594s -- 1º Cat.13º Patrick Cunha (Seat Leon SuperCopa) - a 6,457s
4º António João Silva (Seat Leon SuperCopa) - a 29,063s
5º Álvaro Figueira (BMW 320 si) - a 34,103s
6º José Monroy (Seat Leon SuperCopa) - a 45,814s
7º Rui Meireles (Seat Leon SuperCopa) - a 46,283s
8º Luís Barros (Alfa Romeo 156 S2000) - a 1m23,280s
9º Nuno Torres (Ford Focus ST) - a 1m32,027s
10º Vasco Campos (Alfa Romeo 147) - a 2m17,877s -- 1º Cat.3
Nas contas do campeonato absoluto, César Campaniço permanece na liderança com 46 pontos, seguido de João Figueiredo com 39 pontos e de Francisco Carvalho com 36, eles que se aproximaram da liderança nesta ronda de Vila Real. A próxima ronda é coincidente com a passagem do Campeonato do Mundo de Turismos no Circuito do Estoril, nos dias 11, 12 e 13 de Julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário