Vila Nova de Cerveira acolheu a maior caravana que o Open alguma vez teve e a prova organizada pelo Targa Clube correspondeu às expectativas, com muita animação nas disputas entre os lugares, principalmente os cimeiros. O sol desde cedo se fez sentir, porém ainda na parte matinal uma pequena chuvada poderia ter ditado leis diferentes no rali, mas tal situação viria a ser passageira e o calor imperou da parte da tarde. Na parte matinal, Pedro Peres e Tiago Ferreira impuseram o Ford Escort RS Cosworth em 3 das 4 provas especiais, acumulando vários segundos de vantagem sobre Ricardo Teodósio/Pedro Conde, em Mitsubishi Lancer IV, os únicos que bateram a dupla do Ford, mas num troço em que os primeiros concorrentes se viram a braços com uma chuvada e Teodósio tirou partido de ter um número mais alto e apanhar a estrada bastante mais seca. Na luta dos carros de 2 rodas motrizes, os famalicenses João Ruivo e Alberto Silva, em Fiat Stilo Multijet eram os melhores, seguídos de bem perto pelos lideres do campeonato, Jorge Santos/Vítor Hugo, em Citroën Saxo Kit Car. Ruivo entrou com uma toada cautelosa, melhorando as prestações ao longo da manhã que permitiam chegar ao 3º lugar, depois da dupla do Citroën ter perdido muito tempo em Vilar de Mouros, certamente devido à referida chuva que caiu. Fora desta luta ficou, logo na 1ª prova especial, Octávio Nogueira/Luís Pinto, também em Citroën Saxo Kit Car, vítimas de uma saída de estrada que os impossibilitava de continuar a prova. Entre os Clássicos, José Sousa/José Salgado, em Renault 5 Turbo começaram com um 2º tempo à geral, deixando a concorrência em sentido. Porém, um toque em Vilar de Mouros, deixava uma das rodas em mau estado e o abandono era inevitável. Na liderança ficava então a dupla de Famalicão, Frederico Ferreira e Octávio Araújo, em Ford Escort RS, com Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro, também em Ford Escort e Aníbal Rolo/José Arantes, em Renault 5 Turbo bem perto, o que não permitia ritmo de gestão aos famalicenses. A 2ª Secção antevia-se muito emotiva, principalmente pelo 2º lugar, com Teodósio, Ruivo e Santos separados por menos de 10 segundos. Mas Ricardo Teodósio deixava esta luta no 1º troço da parte da tarde, com problemas de motor no seu Mitsubishi e a luta ficava resumida aos pilotos com os carros de tracção dianteira. Pedro Peres entrou em ritmo de gestão na parte da tarde, vencendo mais um troço, mas a vantagem era suficiente para levantar o pé até ao final. Jorge Santos entrou ao ataque, vencendo duas classificativas, porém João Ruivo não se deixou distrair e segurou o 2º lugar, ainda que a vantagem tenha sido inferior a 1 segundo. "A luta foi muito gira e é bastante interessante ver estas discussões com carros completamente diferentes. O nosso objectivo era o pódio e conseguimos", referiu o jovem famalicense no final do rali. No lugar imediatamente seguinte ao pódio, terminou o vencedor entre os Clássicos, Frederico Ferreira, que apenas venceu um troço nesta categoria e viu Aníbal Rolo ganhar-lhe algum tempo nos últimos troços, porém a vitória sorriu ao piloto de Famalicão, que obtém um excelente resultado em termos de campeonato e prova que a rapidez demonstrada anteriormente, mas ainda não efectivada em resultados, não era obra do acaso. Com uma prestação menos conseguida, Luís Mota/Ricardo Domingos, em Mitsubishi Lancer IV foram os 6ºs classificados, seguidos por Manuel Coutinho/Manuel Babo com um boa prestação no Peugeot 206 GTi. No Troféu Fastbravo, Óscar Coelho/José Ferreira saiu vencedor, seguido do famalicense Luís Campos, acompanhado por Fábio Vasques, naquele que foi um bom regresso do piloto, com uma prestação excelente para quem não fazia um rali há quase 3 anos. Pedro Raimundo venceu no Júnior. Depois de termos referido as boas prestações de João Ruivo/Alberto Silva, Frederico Ferreira/Octávio Araújo e de Luís Campos, analisemos então as prestações dos restantes famalicenses em prova, mas que infortuniamente não a concluiram. Ricardo Costa e Manuel Macedo, em BMW 320is abandonaram na parte matinal com problemas de transmissão, quando seguiam perto do Top 20 e em 5º entre o Regional. Igual problema fez terminar a prova de Jorge Lopes, em Fiat Punto HGT, logo no 2º troço, quando tinham realizado um tempo perto dos 30 primeiros. Também vítimas de avaria mecância no seu Citroën ZX, Manuel Pinheiro e Paulo Marques abandonaram a prova após a 1ª secção, depois de terem alternado troços com bons cronos e troços com problemas mecânicos. A dupla famalicense desceu da liderança para o 3º lugar do Campeonato Regional Norte. Ausente da prova, esteve Guilherme Pereira, que acompanharia João Vilas Boas, num Fiat Punto HGT. Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort Cosworth) - 39m10,8s
2º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 16,4s
3º Jorge Santos/Victor Hugo (Citroën Saxo Kit-Car) - a 17,1s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 1m19,3s
5º Aníbal Rolo/José Arantes (Renault 5 Turbo) - a 1m21,8s
6º Luís Mota/Ricardo Domingos (Mitsubishi Lancer IV) - a 1m29,4s
7º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTI) - a 1m32,9s
8º Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro (Ford Escort RS)- a 1m39,3s
9º Joaquim Santos/Eduardo Gomes (Ford Escort RS) - a 1m56,8s
10º António Segurado/Pedro Ágoas (Ford Escort RS) - a 2m32,4s
40º Luís Campos/Fábio Vasques (Seat Marbella) - a 9m49,8s Classificação Open Ralis (5/10)
1º Jorge Santos -- 90 pontos
2º Pedro Peres -- 81 pontos
3º João Ruivo -- 65 pontos
4º Luís Mota -- 60 pontos
5º Aníbal Rolo -- 55 pontos Classificação Regional Norte
1º Jorge Leite -- 44 pontos
2º Luís Mota -- 42 pontos
3º Manuel Pinheiro -- 40 pontos Classificação CP Clássicos
1º José Sousa -- 30 pontos
2º Aníbal Rolo -- 27 pontos
3º Joaquim Santos -- 19 pontos
5º Frederico Ferreira -- 15 pontos O Open de Ralis mantém-se a Norte, seguindo agora para Vila Verde, ainda neste mês de Junho, nos dias 27 e 28. Fotos: Rui Moura (Sportmotores)
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