E vai mais uma vitória para Pedro Peres e Tiago Ferreira, no Ford Escort RS Cosworth, que estão cada vez mais perto da liderança do campeonato, que continua na posse de Jorge Santos.
O Rali de Vila Verde tinha a lista de inscritos mais extensa de sempre no Open de Ralis, contudo foram muitas as ausências e apresentaram-se "apenas" cerca de 80 concorrentes, que logo na 6ª feira brindaram o muito público que coloria o traçado da Super Especial que decorreu em pleno centro da cidade minhota. Logo aqui, Peres começava a ganhar ligeira vantagem que se viria a desenvolver no dia seguinte. E perante um sol abrasador, que exigia maior esforço físico aos pilotos, o dia de Sábado começou como terminara o anterior, ou seja, Pedro Peres a vencer especiais e a cimentar a liderança. Logo atrás travava-se uma enorme luta entre Jorge Santos/Vítor Hugo, em Citroën Saxo Kit Car e a dupla famalicense João Ruivo/Alberto Silva, em Fiat Stilo Multijet. A neutralização da 1ª passagem por Duas Igrejas fez com que alguns pilotos tomassem um tempo de referência, por sinal teoricamente mais lento do que poderiam ter feito e ficavam arredados desta luta, nomedamente Ricardo Teodósio/Pedro Conde, que desta feita tripulavam também um Citroën Saxo Kit Car. Essa mesma neutralização deveu-se a um princípio de incêndio no Citroën Saxo Kit Car de Octávio Nogueira/Nuno Gomes, que se viam assim forçados a abandonar. Também logo na parte inicial, outros favoritos à vitória, Miguel Araújo/Carlos Vieira terminavam a sua prova, com problemas mecânicos no seu Peugeot 206 S1600. Ao fim das 3 primeiras especiais do dia, no Reagrupamento, Pedro Peres era lider confortavelmente, com Ruivo e Jorge Santos separados por 0,5 segundos, favoráveis ao piloto de Famalicão. Entre os Clássicos, José Sousa/José Salgado eram os lideres destacados, impondo o seu Renault 5 Turbo à concorrência dos Ford Escort como Joaquim Santos/Eduardo Gomes ou os famalicenses Frederico Ferreira e Octávio Araújo, que seguiam já a 20 segundos do comando. Nas segundas passagens matinais, Pedro Peres apenas perde uma das classificativas para Jorge Santos e assim chega à paragem de almoço com a liderança bem cimentada, fruto de uma táctica bem conseguída e melhor implementada, talvez por os dois pilotos que lhe poderiam fazer frente mais interessados em discutir o 2º lugar entre si. Jorge Santos subiu ao 2º lugar, muito devido a João Ruivo ter efectuado um pião em Vade, que lhe custou preciosos segundos e caiu para o lugar mais baixo do pódio, a quase 6 segundos do seu adversário. José Sousa abandona por despiste e Luís Mota, acompanhado pelo filho André Mota, tem igual destino mas por avaria mecância no Mitsubishi Lancer IV, eles que eram o 4º e 5º classificados na geral. Com isto, beneficiou Frederico Ferreira que chegava à liderança dos Clássicos, já com boa margem sob o 2º classificado, Joaquim Santos. Para a parte vespertina do rali, as atenções centravam-se na discussão do 2º lugar, pois Pedro Peres, apesar de não se poder desconcentrar muito, tinha uma vantagem que lhe permitia um ritmo mais cauteloso e de gestão. Mesmo assim, vence mais duas classificativas, vencendo categoricamente, uma vez mais, naquela que foi a sua 4ª vitória nesta temporada, a 3ª consecutiva. Jorge Santos entrou disposto a não perder a sua vantagem para Ruivo, mas à entrada para a última especial apenas 1,1 segundos os separavam, o que levava a decisão para os 6,59 km de Mixões da Serra. Decisão essa que ficou marcada pelo violento despiste da dupla João Ruivo/Alberto Silva a cerca de 2 quilómetros do final, numa zona extremamente rápida. O Fiat Stilo Multijet bateu num muro de pedra, sendo projectado no ar, com os primeiros momentos junto dos jovens famalicenses a temer algumas consequências físicas, algo que felizmente não se veio a confirmar, apenas alguns hematomas provocados pelo forte impacto e pela desaceleração causada. Assim, Jorge Santos era o 2º classificado e Manuel Coutinho/Manuel Babo, em Peugeot 206 GTI a subir ao lugar mais baixo do pódio. Logo atrás, os vencedores dos Clássicos, Frederico Ferreira/Octávio Araújo, que com a desclassificação de Joaquim Santos, tiveram uma parte da tarde bastante mais calma e controlada. A fechar os cinco primeiros, Ricardo Teodósio conseguiu recuperar o tempo perdido ainda de manhã e parece quebrar a malapata que trazia do Mitusbishi Lancer com que cumpriu a primeira metade da temporada. Pedro Raimundo venceu entre os concorrentes do Júnior, com João Vilas Boas, acompanhado pelo co piloto famalicense Guilherme Pereira, foi 2º, eles que tripularam um Fiat Punto HGT, com alguns problemas de caixa, ainda assim juntaram o 22º lugar final. No Troféu Fastbravo, a vitória sorriu a Óscar Coelho/José Ferreira, com Fábio Ribeiro/Saúl Campanário e Barros Leite/Bernardo Gusmão a completarem os lugares do pódio. O piloto famalicense Luís Campos, que era navegado por Fábio Vasques, desistiram antes da paragem da hora de almoço, numa altura em que seguia na 2ª posição do troféu. Também em prova esteve a dupla de Famalicão, Ricardo Costa/Manuel Macedo, em BMW 320is foram melhorando a prestação à medida que a prova se desenrolava, sendo ainda penalizados em 20 segundos, o que no final se traduzia no 34º lugar final, embora algo distante dos lugares cimeiros entre os VSH, sendo apenas o 16º. José Azevedo, co-piloto de Orlando Magalhães, num Citroën AX Sport abandonou o rali, na parte da manhã, com uma avaria mecânica. Classificação Final 1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) - 39m28,2s
2º Jorge Santos/Vítor Hugo (Citroën Saxo Kit Car), a 45,7s
3º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTi), a 1m57,1s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS), a 2m02,0s -- 1º Clássicos
5º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (Citroën Saxo Kit Car), a 2m13,7s
6º António Segurado/Pedro Águas (Ford Escort RS), a 2m49,5s
7º Aníbal Rolo/José Arantes (Renault 5 Turbo), a 2m53,4s
8º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Citroën Saxo 16V), a 2m55,5s
9º Pedro Raimundo/Jorge Carvalho (Peugeot 206 RC), a 3m50,3s -- 1º Júnior2º Jorge Santos/Vítor Hugo (Citroën Saxo Kit Car), a 45,7s
3º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTi), a 1m57,1s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS), a 2m02,0s -- 1º Clássicos
5º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (Citroën Saxo Kit Car), a 2m13,7s
6º António Segurado/Pedro Águas (Ford Escort RS), a 2m49,5s
7º Aníbal Rolo/José Arantes (Renault 5 Turbo), a 2m53,4s
8º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Citroën Saxo 16V), a 2m55,5s
10º Pedro Silva/António Costa (VW Golf GTi), a 4m13,0s
22º João Vilas Boas/Guilherme Pereira (Fiat Punto HGT), a 5m42,4s
34º Ricardo Costa/Manuel Macedo (BMW 320is), a 9m09,0s Classifcação Open (6/10)
1º Jorge Santos - 111 pts2º Pedro Peres - 104 pts
3º Manuel Coutinho - 70 pts
4º Aníbal Rolo - 69 pts
5º João Ruivo - 65 pts
6º Luís Mota - 60 pts
7º José Sousa - 53 pts
8º Frederico Ferreira - 45 pts
9º Pedro Raimundo - 41 pts
10º Joaquim Santos - 39 pts Classificação CP Clássicos
1º Aníbal Rolo - 35 pts
2º José Sousa - 30 pts
3º António Segurado - 28 pts
4º Frederico Ferreira - 25 pts
5º Joaquim Santos - 19 pts
O Open de Ralis tem agora pausa até Setembro, para a entrada definitiva na fase de terra, começando com o Rali de Murça.
O Famalicão Motor endereça ao João Ruivo e ao Alberto Silva votos de uma franca recuperação, apesar de não terem tido graves mazelas, esperando que regressem como bem nos habituaram a vê-los passar no Fiat Stilo Multijet, de forma sempre espectacular e rápida.
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