A jornada inaugural da Taça de Portugal de Circuitos/PTCC que teve lugar no Circuito da Boavista, marcou o regresso de Rui Lapa ao mais alto nível competitivo, assegurando dois pódios na Categoria 1 da mais importante competição da velocidade nacional.
As duas corridas do PTCC foram para Rui Lapa bem distintas, depois de uma excelente secção de treinos cronometrados no dia anterior ao colocar o Alfa Romeo na quinta linha na formação da grelha de partida – lançada - da primeira corrida. Com a pista molhada e a ameaça de chuva, o piloto famalicense rapidamente deixou boas indicações ao chegar-se ao pelotão da frente. Já depois da saída do safety car e, quando faltavam cerca de quatro minutos para o final da corrida, Rui Lapa quando abordou a ultrapassagem ao BMW de José Pedro Fontes – que lhe daria a quinta posição, o Alfa Romeo parou por completo: "começou a falhar na zona da Vilarinha e acabou por calar-se quando descia a circunvalação, já com a meta à vista, em poucos metros perdi sete posições… Foi pena porque tinha tudo à minha mercê de poder vencer a Categoria 1 e alcançar um excelente resultado num circuito recheado de público e em condições adversas, com a pista molhada e muito imprevisível a causar acidentes. Senti que tinha condições de rodar nos oito primeiros da geral com um carro de uma geração mais antiga que os principais candidatos, mas, ainda muito competitivo e bem assistido pelos mecânicos da Auto Pintura Trofense", afirmou Rui Lapa no final de uma conturbada recta final de corrida.
Para a derradeira jornada, com a grelha de partida a ser formada em função da posição alcançada na primeira a tarefa antevia-se bastante complicada para o piloto do Alfa Romeo que ocupava uma posição no segundo pelotão. Logo no arranque, Lapa recupera três posições, estando bem lançado para uma recuperação, quando, se dá a primeira paragem da corrida, com a entrada do safety car, permanecendo em pista durante quatro longas voltas – devido ao violento acidente do Alfa Romeo de Martine Pereira: "uma situação que complicou um pouco a minha ascensão na classificação. Estava bastante bem com um bom ritmo, mas a paragem veio penalizar a minha estratégia de corrida”, começou por adiantar Rui Lapa que acabou por não ter tempo de recuperar já depois do safety car ter abandonado a pista: "duas voltas apenas decorridas e dá-se um novo acidente à saída da chicane, numa altura da corrida em que ainda tentava recuperar dois ou três lugares. Ainda tentei forçar um pouco o andamento mas o motor do Alfa 156 S2000 começou a não passar das 4000 rotações. Foi nesta altura que levantei o pé e me apercebi das bandeiras amarelas, era o fim de uma jornada que podia ser brilhante e acabou por ser apenas positiva. Ainda deu para entrar nas boxes e subir ao pódio" terminou Rui Lapa, que viu ainda a sua posição ser validada, devido à classificação desta derradeira corrida ser atribuído pelas posições ocupadas na volta anterior.
Segue-se agora nova ronda da TPC/PTCC, no Circuito de Vila Real, a 25 e 26 de Julho, onde Rui Lapa voltará a estar presente.
As duas corridas do PTCC foram para Rui Lapa bem distintas, depois de uma excelente secção de treinos cronometrados no dia anterior ao colocar o Alfa Romeo na quinta linha na formação da grelha de partida – lançada - da primeira corrida. Com a pista molhada e a ameaça de chuva, o piloto famalicense rapidamente deixou boas indicações ao chegar-se ao pelotão da frente. Já depois da saída do safety car e, quando faltavam cerca de quatro minutos para o final da corrida, Rui Lapa quando abordou a ultrapassagem ao BMW de José Pedro Fontes – que lhe daria a quinta posição, o Alfa Romeo parou por completo: "começou a falhar na zona da Vilarinha e acabou por calar-se quando descia a circunvalação, já com a meta à vista, em poucos metros perdi sete posições… Foi pena porque tinha tudo à minha mercê de poder vencer a Categoria 1 e alcançar um excelente resultado num circuito recheado de público e em condições adversas, com a pista molhada e muito imprevisível a causar acidentes. Senti que tinha condições de rodar nos oito primeiros da geral com um carro de uma geração mais antiga que os principais candidatos, mas, ainda muito competitivo e bem assistido pelos mecânicos da Auto Pintura Trofense", afirmou Rui Lapa no final de uma conturbada recta final de corrida.
Para a derradeira jornada, com a grelha de partida a ser formada em função da posição alcançada na primeira a tarefa antevia-se bastante complicada para o piloto do Alfa Romeo que ocupava uma posição no segundo pelotão. Logo no arranque, Lapa recupera três posições, estando bem lançado para uma recuperação, quando, se dá a primeira paragem da corrida, com a entrada do safety car, permanecendo em pista durante quatro longas voltas – devido ao violento acidente do Alfa Romeo de Martine Pereira: "uma situação que complicou um pouco a minha ascensão na classificação. Estava bastante bem com um bom ritmo, mas a paragem veio penalizar a minha estratégia de corrida”, começou por adiantar Rui Lapa que acabou por não ter tempo de recuperar já depois do safety car ter abandonado a pista: "duas voltas apenas decorridas e dá-se um novo acidente à saída da chicane, numa altura da corrida em que ainda tentava recuperar dois ou três lugares. Ainda tentei forçar um pouco o andamento mas o motor do Alfa 156 S2000 começou a não passar das 4000 rotações. Foi nesta altura que levantei o pé e me apercebi das bandeiras amarelas, era o fim de uma jornada que podia ser brilhante e acabou por ser apenas positiva. Ainda deu para entrar nas boxes e subir ao pódio" terminou Rui Lapa, que viu ainda a sua posição ser validada, devido à classificação desta derradeira corrida ser atribuído pelas posições ocupadas na volta anterior.
Segue-se agora nova ronda da TPC/PTCC, no Circuito de Vila Real, a 25 e 26 de Julho, onde Rui Lapa voltará a estar presente.
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