A primeira jornada da Taça de Portugal de Circuitos/PTCC teve lugar na Boavista, ficando marcada por vários acidentes e pelas vitórias divididas entre José Monroy e José Pedro Fontes.
Com o Domingo a amanhecer chuvoso, a primeira corrida foi efectuada com o piso molhado e aí José Monroy viu nas 4 rodas motrizes do Mitsubishi Lancer IX uma grande vantagem. Monroy foi construíndo alguma vantagem, contudo essa vantagem foi anulada pelas duas entradas do Safety Car, devido a alguns excessos mais para trás, nomeadamente de João Figueiredo e posteriormente de Joffrey Didier e Nuno Barroso Pereira.
Quando o Safety Car deixou a pista, apenas mais duas voltas foram efectuadas, ficando marcadas pelo atraso de José Pedro Fontes, que se atrasava propositadamente para obter uma melhor posição na 2ª manga, caíndo de 2º para 5, permitindo a Francisco Carvalho, Jorge Areal e Patrick Cunha suplantá-lo. Também o famalicense Rui Lapa entrou nesta luta, mas o seu Alfa Romeo 156 viu o motor calar-se nos derradeiros metros e perdeu inúmeras posições. Ainda assim o regressado piloto foi 2º na Categoria 1.
Aliás para os famalicenses não foi uma prova muito tranquila, pois Martine Pereira abandonou em virtude de um toque na zona da Vilarinha. A "honra do convento" ficou a cargo de Luís Barros que levou o Renault Clio até ao 12º lugar, sendo 2º na Categoria 3 e com José Pedro Miranda um pouco mais atrás, no 18º posto, com o Mitsubishi Lancer VIII mais habituado aos ralis, mas que ainda valeu um 2º lugar na Categoria 4.
Classificação 1ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX) - 9 voltas, em 25m44,318s -- 1º Cat.4
2º Francisco Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 4,325s -- 1 º Cat.2
3º Jorge Areal (Seat Leon Supercopa), a 8,424s
4º Patrick Cunha (Seat Leon Supercopa), a 8,817s
5º José Pedro Fontes (BMW 320si), a 34,929s -- 1º Cat.1
6º Gonçalo Manahu (Seat Leon Supercopa), a 35,031s
7º Álvaro Figueira (Seat Leon Supercopa), a 35,479s
8º Duarte Felix da Costa (Seat Leon Supercopa), a 36,584s
9º João Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 45,119s
10º José Madaleno (Seat Leon Supercopa), a 46,133s
11º Vasco Campos (Renault Clio RS), a 47,405s -- 1º Cat.3
12º Luís Barros (Renault Clio RS), a 48,175s -- 2º Cat. 3
(...)
14º Rui Lapa (Alfa Romeo 156), a 49,200s -- 2º Cat.1
(...)
18º José Pedro Miranda (Mitsubishi Lancer VIII), a 58,792 -- 2º Cat.4
A segunda corrida praticamente não existiu, pois limitou-se a somente 4 voltas. Com a grelha a sofrer a inversão dos oito primeiros da primeira corrida, Félix da Costa ainda segurou por pouco a liderança, mas foi José Pedro Fontes quem se instalou no comando após um problema com o piloto do Seat, levando atrás de si Patrick Cunha e José Monroy já um pouco atrás.
O primeiro momento quente desta corrida dá-se quando Martine Pereira se despistou violentamente numa zona bastante rápida, onde circulava assim dos 200 km/h, vendo o Alfa Romeo 147 ir de encontro aos separadores de betão e pegando fogo de imediato, contudo não passou de um susto, com o famalicense a sair pelos seus próprios meios.
Com isto o Safety Car voltou a aparecer em pista, enquanto o Alfa Romeo era removido, e quando a corrida é retomada, foi a vez de Patrick Cunha e José Monroy se envolverem num toque em plena recta da mecta, ficando as duas viaturas a obstruir a passagem. Assim, a corrida foi dada por terminada, pois já estavam decorridos 75% da mesma e a direcção de prova entendeu que não era necessário reatamento, até para evitar mais atrasos, ficando a classificação da volta anterior como classificação final.
Sem grande história, os restantes famalicenses não tiveram grandes chances de brilhar, com Rui Lapa a terminar no 13º posto e novamente no pódio entre a Categoria 1, enquanto Luís Barros não foi além do 4º lugar na Categoria 3, sendo 16º classificado. José Pedro Miranda não terminou a prova.
Classificação 2ª Corrida
1º José Pedro Fontes (BMW 320si) -- 6 voltas, em 19m37,674s -- 1º Cat.1
2º Patrick Cunha (Seat Leon Supercopa), a 0,878s -- 1º Cat.2
3º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 1,256s -- 1º Cat.4
4º Álvaro Figueira (Seat Leon Supercopa), a 1,921s
5º Jorge Areal (Seat Leon Supercopa), a 2,390s
6º Gonçalo Manahu (Seat Leon Supercopa), a 3,215s
7º Francisco Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 4,163s
8º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), a 4,457s
9º João Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 6,543s
10º José Madaleno (Seat Leon Supercopa), a 7,224s
11º Tiago Petiz (Mini Cooper S Challenge), a 7,887s -- 1º Cat.3
(...)
13º Rui Lapa (Alfa Romeo 156), a 8,748s -- 3º Cat.1
(...)
16º Luís Barros (Renault Clio RS), a 11,500s -- 4º Cat.3
A próxima prova e última da TPC/PTCC é novamente num circuito citadino, o Circuito de Vila Real, já a 25 e 26 de Julho.
A par do PTCC e do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, o Circuito da Boavista acolheu ainda duas competições monomarca, a Eurocup Seat Leon e o Trofeo 500 Abarth, este último com a presença de um piloto famalicense que regressou à competição depois de alguns anos de ausência, Manuel Martins. Os pequenos carros italianos apenas pecaram por serem poucos, o que se traduziu em alguma monotonia, até porque eram vários os pilotos que se estreavam na competição. Manuel Martins foi o 6º na primeira corrida, repetindo a posição na 2ª manga, desta feita atrás do seu companheiro de equipa Patrick Cunha. Emanuele Moncini venceu ambas as provas.
Fotos: Tiago Costa (Direita 3)
Com o Domingo a amanhecer chuvoso, a primeira corrida foi efectuada com o piso molhado e aí José Monroy viu nas 4 rodas motrizes do Mitsubishi Lancer IX uma grande vantagem. Monroy foi construíndo alguma vantagem, contudo essa vantagem foi anulada pelas duas entradas do Safety Car, devido a alguns excessos mais para trás, nomeadamente de João Figueiredo e posteriormente de Joffrey Didier e Nuno Barroso Pereira.
Quando o Safety Car deixou a pista, apenas mais duas voltas foram efectuadas, ficando marcadas pelo atraso de José Pedro Fontes, que se atrasava propositadamente para obter uma melhor posição na 2ª manga, caíndo de 2º para 5, permitindo a Francisco Carvalho, Jorge Areal e Patrick Cunha suplantá-lo. Também o famalicense Rui Lapa entrou nesta luta, mas o seu Alfa Romeo 156 viu o motor calar-se nos derradeiros metros e perdeu inúmeras posições. Ainda assim o regressado piloto foi 2º na Categoria 1.
Aliás para os famalicenses não foi uma prova muito tranquila, pois Martine Pereira abandonou em virtude de um toque na zona da Vilarinha. A "honra do convento" ficou a cargo de Luís Barros que levou o Renault Clio até ao 12º lugar, sendo 2º na Categoria 3 e com José Pedro Miranda um pouco mais atrás, no 18º posto, com o Mitsubishi Lancer VIII mais habituado aos ralis, mas que ainda valeu um 2º lugar na Categoria 4.
Classificação 1ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX) - 9 voltas, em 25m44,318s -- 1º Cat.4
2º Francisco Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 4,325s -- 1 º Cat.2
3º Jorge Areal (Seat Leon Supercopa), a 8,424s
4º Patrick Cunha (Seat Leon Supercopa), a 8,817s
5º José Pedro Fontes (BMW 320si), a 34,929s -- 1º Cat.1
6º Gonçalo Manahu (Seat Leon Supercopa), a 35,031s
7º Álvaro Figueira (Seat Leon Supercopa), a 35,479s
8º Duarte Felix da Costa (Seat Leon Supercopa), a 36,584s
9º João Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 45,119s
10º José Madaleno (Seat Leon Supercopa), a 46,133s
11º Vasco Campos (Renault Clio RS), a 47,405s -- 1º Cat.3
12º Luís Barros (Renault Clio RS), a 48,175s -- 2º Cat. 3
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14º Rui Lapa (Alfa Romeo 156), a 49,200s -- 2º Cat.1
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18º José Pedro Miranda (Mitsubishi Lancer VIII), a 58,792 -- 2º Cat.4
A segunda corrida praticamente não existiu, pois limitou-se a somente 4 voltas. Com a grelha a sofrer a inversão dos oito primeiros da primeira corrida, Félix da Costa ainda segurou por pouco a liderança, mas foi José Pedro Fontes quem se instalou no comando após um problema com o piloto do Seat, levando atrás de si Patrick Cunha e José Monroy já um pouco atrás.
O primeiro momento quente desta corrida dá-se quando Martine Pereira se despistou violentamente numa zona bastante rápida, onde circulava assim dos 200 km/h, vendo o Alfa Romeo 147 ir de encontro aos separadores de betão e pegando fogo de imediato, contudo não passou de um susto, com o famalicense a sair pelos seus próprios meios.
Com isto o Safety Car voltou a aparecer em pista, enquanto o Alfa Romeo era removido, e quando a corrida é retomada, foi a vez de Patrick Cunha e José Monroy se envolverem num toque em plena recta da mecta, ficando as duas viaturas a obstruir a passagem. Assim, a corrida foi dada por terminada, pois já estavam decorridos 75% da mesma e a direcção de prova entendeu que não era necessário reatamento, até para evitar mais atrasos, ficando a classificação da volta anterior como classificação final.
Sem grande história, os restantes famalicenses não tiveram grandes chances de brilhar, com Rui Lapa a terminar no 13º posto e novamente no pódio entre a Categoria 1, enquanto Luís Barros não foi além do 4º lugar na Categoria 3, sendo 16º classificado. José Pedro Miranda não terminou a prova.
Classificação 2ª Corrida
1º José Pedro Fontes (BMW 320si) -- 6 voltas, em 19m37,674s -- 1º Cat.1
2º Patrick Cunha (Seat Leon Supercopa), a 0,878s -- 1º Cat.2
3º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 1,256s -- 1º Cat.4
4º Álvaro Figueira (Seat Leon Supercopa), a 1,921s
5º Jorge Areal (Seat Leon Supercopa), a 2,390s
6º Gonçalo Manahu (Seat Leon Supercopa), a 3,215s
7º Francisco Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 4,163s
8º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), a 4,457s
9º João Carvalho (Seat Leon Supercopa), a 6,543s
10º José Madaleno (Seat Leon Supercopa), a 7,224s
11º Tiago Petiz (Mini Cooper S Challenge), a 7,887s -- 1º Cat.3
(...)
13º Rui Lapa (Alfa Romeo 156), a 8,748s -- 3º Cat.1
(...)
16º Luís Barros (Renault Clio RS), a 11,500s -- 4º Cat.3
A próxima prova e última da TPC/PTCC é novamente num circuito citadino, o Circuito de Vila Real, já a 25 e 26 de Julho.
A par do PTCC e do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, o Circuito da Boavista acolheu ainda duas competições monomarca, a Eurocup Seat Leon e o Trofeo 500 Abarth, este último com a presença de um piloto famalicense que regressou à competição depois de alguns anos de ausência, Manuel Martins. Os pequenos carros italianos apenas pecaram por serem poucos, o que se traduziu em alguma monotonia, até porque eram vários os pilotos que se estreavam na competição. Manuel Martins foi o 6º na primeira corrida, repetindo a posição na 2ª manga, desta feita atrás do seu companheiro de equipa Patrick Cunha. Emanuele Moncini venceu ambas as provas.
Fotos: Tiago Costa (Direita 3)
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