29 outubro 2009

Domínio de Ricardo Costa em Penafiel

A dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida esteve em excelente plano e não deu hipóteses aos adversários no Rali Sentir Penafiel, penúltima prova do Campeonato Open de Ralis, cuja participação dos pilotos famalicenses teve os seus altos, mas também alguns momentos para esquecer. A prova do CAST ficou marcada pela muita chuva que caiu ao longo do dois dias.

Perante a ausência já anunciada do virtual campeão Pedro Peres, Ricardo Costa era apontado como o principal favorito e, de facto, o famalicense nunca deixou que a concorrência ameaçasse a sua intenção de chegar à vitória inequívoca e totalmente merecida. Vencendo todas as especiais (começando logo a amealhar importantes segundos na Super Especial) e com o Mitsubishi Carisma GT a corresponder da melhor forma, Ricardo Costa alcançou assim a 2ª vitória da temporada, após o triunfo em Fafe, relançando-se assim na discussão dos lugares do pódio do campeonato.

Mais interessante foi a luta pelos lugares do pódio, com Armindo Neves, Luís Mota e Paulo Barata a trocar várias vezes de posição, mas nunca sendo ameaça para Ricardo Costa. Tudo ficou decidido favoravelmente a Neves, mas somente na derradeira classificativa, superiorizando-se por meia dúzia de segundos a Luís Mota. Pelo seu lado, Paulo Barata preferiu manter o 2º posto do Regional Douro (atrás de Ricardo Costa) do que entrar na discussão do pódio, alcançando assim o título neste campeonato.

Incapazes de entrar na luta com os 4x4, João Ruivo/Alberto Silva foram 5º classificados e venceram a categoria respeitante às 2 Rodas Motrizes. Com uma entrada menos conseguída devido a um problema com a electrónica do Fiat Stilo Multijet, o famalicense nunca baixou os braços e foi aumentando o ritmo, mas nunca entrando em loucuras, até porque o seu principal adversário, Nuno Pina desistiu na fase inicial da prova e Manuel Pinto não conseguiu suster a pressão de Ruivo durante muito tempo. Depois de 2 abandonos consecutivos, o piloto de Famalicão consegue um bom resultado que o mantém na luta quer pelo vice-campeonato, quer pela Categoria 1.

Atrás de João Ruivo, terminou Manuel Pinto, que estreava um Mitsubishi Lancer VI e que teve uma excelente prestação, chegando a rodar nos cinco primeiros. Um pouco mais atrás, Gil Antunes foi 7º classificado, continuando na onda dos bons resultados, que apesar de alguns problemas mecânicos, somou novo pódio nas 2 rodas motrizes. Daniel Ribeiro ficou algo longe de Gil Antunes, mas conseguiu a vitória no Desafio Modelstand e adiou assim a entrega do título.

Com um problema de embraiagem desde cedo, pouco mais restava a Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins do que levar o Suzuki Ignis até ao final da prova. A tarefa foi conseguída e os objectivos plenamente alcançados, pois a dupla famalicense terminou no 2º lugar entre os concorrentes do Campeonato Junior e assim subiu ao pódio, quando resta apenas uma prova para disputar onde podem alcançar o 2º posto.

Os grandes azarados da prova penafidelense foram Nuno Pina/Guilherme Pereira. Com tudo na mão para alcançar desde já o vice-campeonato, a Categoria 1 e o Desafio Modelstand, tudo até estava a correr de feição à dupla famalicense, até um capotanço na PEC 4 pôs fim à sua prova e deixando o Peugeot 206 GTI algo mal tratado. Até aí, o famalicense já tinha tido uma pequena saída, mas rodava na frente do troféu e era 6º classificado, muito perto do conterrâneo João Ruivo. Assim, tudo adiado para Gondomar.

Também fora da estrada, mas logo na especial inaugural de Sábado terminou a prestação de Paulo Marques, navegador de Luís Bastos. Chegando a Penafiel ainda na luta pelo Regional Douro, a dupla nem aqueceu, com o BMW M3 a escorregar em demasia numa zona em que nem os espectadores presentes conseguiram colocar de novo o carro na estrada. Assim, a dupla desceu para o 4º posto do campeonato, ainda assim um bom resultado nesta temporada em que o jovem piloto se estreou na competição a tempo inteiro, contando com a ajuda do navegador famalicense. João Arandas e Márcia Gonçalves, dupla famalicense que se apresentou num Mitsubishi Colt, foram obrigados a abandonar na PEC 4, em virtude de problemas mecânicos na viatura japonesa, numa altura em que seguiam na 34ª posição. Uma nota ainda para a ausência de Pedro Silva e Vítor Martins, que assim não puderam repetir o pódio de Loulé.

Classificação Final
Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Carisma GT) - 48m15,4s
2º Armindo Neves/Filipe Serra (Mitsubishi Lancer VI), a 1m33,3s
3º Luis Mota/André Mota (Mitsubishi Lancer IV), a 1m39,3s
4º Paulo Barata/Vitor Calado (Mitsubishi Lancer VI), a 2m01,4s
João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet), a 3m01,3s
6º Manuel Pinto/Rui Ribeiro (Mitsubishi Lancer VI), a 3m29,9s
7º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 3m40,3s
8º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 4m46,3s
9º Nuno Cardoso/Mário Paiva (Citroën C2), a 5m27,2s
10º José Lourenço/Américo Ribeiro (Subaru Impreza), a 5m54,7s
(...)
24º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis), a 31m12,3s

Classificação Open de Ralis (9/10)
1º Pedro Peres (185 pts)
2º Nuno Pina (115 pts)
3º João Ruivo (105 pts)
4º Ricardo Costa (100 pts)

5º Luís Mota (81 pts)

O Rali Cidade de Gondomar, nos dias 13 e 14 de Novembro, é a última prova do Campeonato Open de Ralis.

Fotos: Ralis.Online e MotoresMagazine (M. Bessa Carvalho)

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