21 outubro 2009

O título ficou mais perto para Bruno. Janela é campeão de Grupo N e Campos vence novamente CPR2

O Rali de Mortágua, disputado no passsado fim de semana, não trouxe novidades grandes surpresas e tendo desde já delineado alguns virtuais campeões nacionais, nomeadamente o famalicense José Janela. Quanto à vitória, foi mais uma para Bruno Magalhães, que assim se lança para a revalidação do título.

Bruno Magalhães decidiu as coisas a seu favor ainda no primeiro dia, com uma entrada à leão, vencendo todas as especiais da etapa. O piloto do Peugeot 207 S2000 não deu hipóteses e somava já mais de 1 minuto de vantagem no final do dia de Sábado, o que lhe permitiu gerir o andamento na 2ª Etapa. Foi um rali de feição para o campeão nacional em título, pois aumentou para 5 pontos a vantagem sobre o 2º classificado no campeonato, Vítor Pascoal, o que permite encarar a derradeira prova com muito optimismo.

No 2º posto e autores de uma excelente prova ficaram Adruzilo Lopes e o famalicense José Janela, que asseguraram desde já o título de Grupo N, à imagem do que tinha sucedido neste mesmo rali no ano transacto. Batidos por Fernando Peres no troço inaugural da prova, a partir daí foram somando uma preciosa vantagem face à concorrência, tendo ainda sido os únicos a vencer uma especial, para além do vencedor do rali. De facto, um rali excelente para a experiente dupla e o segundo título consecutivo no Agrupamento de Produção é um justo prémio pela época fantástica realizada no Subaru Impreza 2009.

A encerrar o pódio, Vítor Pascoal mostrou uma vez mais algumas dificuldades em acompanhar os principais pilotos aos comandos de Grupo N, ainda para mais num terreno de eleição para os S2000 como é o asfalto. O piloto do Peugeot 207 S2000 perdeu assim mais alguns pontos na discussão do título nacional, mas a falta de evoluções da viatura e a inexistência de testes podem ser factores desfavoráveis no desfecho da temporada.

Regressados ao campeonato e ao Mitsubishi Lancer IX, Bernardo Sousa e o navegador famalicense Jorge Carvalho mostraram também um excelente andamento, aliando o espectáculo à rapidez. Este rali, embora seja em piso diferente, serviu para preparar a derradeira prova do PWRC, nomeadamente para não perder o ritmo competitivo, e o 4º lugar final revela que os objectivos foram perfeitamente alcançáveis. Atrás de Bernardo Sousa, uma intensa luta entre Pedro Meireles e Ricardo Moura só ficou decidida na última especial e foi Meireles que levou vantagem face ao açoreano, num rali que regressou ao Impreza 2009, que se mostrou muito fiável e fez regressar o piloto às boas exibições.

Um pouco mais atrás - aliás, a diferença do 1º para o 2º é pouco inferior à diferença do 2º para o 8º, terminou o vencedor do CPR2, o famalicense Miguel Campos. Pena o ex-campeão nacional ter chegado ao campeonato tardiamente, pois certamente teria todas as condições para arrecadar o título nas 2 Rodas Motrizes, tal a superioridade e o andamento uma vez mais evidenciado com o Renault Clio R3, naquela que foi somente a sua 2ª prova. A encerrar os pontos ficou Francisco Barros Leite, com o Seat Leon TDI, tendo sido o principal adversário de Campos nesta luta, porém o famalicense sempre geriu bem a sua vantagem.

O principal beneficiado no CPR2 foi Carlos Matos, acompanhado pelo navegador de Famalicão, Vasco Ferreira, que ao ser 3º classificado (12º da geral), passou para a liderança do campeonato. A dupla do Renault Clio S1600 soube aproveitar os muitos problemas de Paulo Antunes para somar mais alguns pontos preciosos, tendo como trunfos a regularidade e a consistência de resultados, pois apesar de nunca terem vencido esta temporada, terminaram sempre nos lugares do pódio.

Azarados nesta prova estiveram Fernando Peres, com um problema de turbo e posteriormente um furo a atrasá-lo irremediavelmente da frente, apesar da rapidez demonstrada ao longo do rali e não espelhada no 10º posto final, assim como os famalicense Pedro Rodrigues/Daniel Araújo, que terminaram fora da estrada na 2ª Etapa. A dupla do Subaru Impreza entrou algo cautelosa, em virtude de alguns problemas de travões, não indo além do 15º lugar na 1ª Etapa. No dia seguinte e com algumas alterações nas afinações, uma saída de estrada sem grandes estragos levou-os ao abandono, quando seguiam no 12º posto. Também fora da estrada terminou a prestação de Manuel Inácio e do famalicense Jorge Carvalho, já na 2ª Etapa. A dupla do Renault Clio R3 acabou o primeiro dia no Top-10 da geral e no pódio do CPR2, mas o despiste na PEC inaugural da 2ª Etapa terminou com as aspirações.

Frederico Gomes venceu o C2 Trophy, na frente de Armando Oliveira e de Paulo Neto, enquanto na Taça de GT's nada se decidiu, pois o único inscrito, Mex Machado dos Santos, não alinhou em virtude de um problema de motor no Porsche 997 GT3.

Classificação Final
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h02m35,3s
2º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza N2009), a 1m12,7s -- 1º GR.N
3º Vitor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000), a 1m31,8s
4º Bernardo Sousa/Jorge Carvalho (Mitsubishi Lancer IX), a 1m41,6s
5º Pedro Meireles/Jorge Henriques (Subaru Impreza N2009), a 2m09,7s
6º Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer IX), a 2m10,0s
Miguel Campos/Aloísio Monteiro (Renault Clio R3), a 2m19,5s -- 1º CPR2
8º Francisco Barros Leite/Luís Ramalho (Seat Leon TDI), a 2m34,6s
9º Pedro Leal/Redwan Cassamo (Mitsubishi Lancer X), a 2m40,9s
10º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX), a 3m06,0s
(...)
12º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600), a 3m30,1s

Classificação CP Ralis
1º Bruno Magalhães (65 pts)
2º Vitor Pascoal (60 pts)
3º Adruzilo Lopes (40 pts)
4º Fernando Peres (37 pts)
5º Ricardo Teodósio (28 pts)
(...)
Pedro Rodrigues (26 pts)
(...)
12º Miguel Campos (6 pts)

Classificação CPR2
1º Carlos Matos/Vasco Ferreira (34 pts)
2º Paulo Antunes (32 pts)
3º Francisco Barros Leite (24 pts)
4º Manuel Inácio (21 pts)
Miguel Campos (20 pts)

Classificação Ag. Produção
1º Adruzilo Lopes/José Janela (158 pts) -- Virtuais Campeões
2º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (136 pts)
Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (133 pts)

A próxima prova é o Rali Casinos do Algarve, nos dias 21 e 22 de Novembro.

Fotos: Rui Moura/Sportmotores, José Bandeira/MotoresMagazine e João Alvarinhas e Mondego Sport/Ralis.Online

Sem comentários: