12 outubro 2009

Peres garantiu o "Tri" em Loulé, com Pedro Silva no pódio

Apesar do ligeiro atraso, nunca é tarde para falar do Rali de Loulé, prova que garantiu a Pedro Peres e Tiago Ferreira o terceiro título consecutivo no Open de Ralis. A prova algarvia fica marcada pelo pódio da dupla famalicense Pedro Silva/Vítor Martins, bem como pelo passo importante dado por Nuno Pina rumo ao vice-campeonato.

A luta pela vitória nunca existiu e Pedro Peres, que encarava o rali com uma postura bastante tranquila face às condições em que estava para repetir o título, cedo se viu sem adversários de maior e portanto não será exagero dizer que o piloto do Mitsubishi Carisma GT "passeou", ainda que tenha vencido todas as especiais.

E a hecatombe dos adversários deu-se logo nas primeiras especiais, com especial incidência para duas equipas famalicenses, nomeadamente João Ruivo/Duarte Costa e Ricardo Costa/Nuno Almeida. Para a dupla do Fiat Stilo Multijet, o rali até começou bem na Super Especial, mas uma penalização no início do dia de Domingo atrasou-os na classificação, ainda que fosse possível recuperar o tempo perdido. Contudo, na PEC 3, a direcção do carro italiano não quis colaborar e deixou-os sem condições de prosseguir. Na mesma PEC e já depois de uma saída de estrada na especial inaugural do dia em que perdeu cerca de 4 minutos, Ricardo Costa via a suspensão do Mitsubishi Lancer VI ceder e portanto a prova terminava por ali igualmente. Do lote dos favoritos, Luís Mota também abandonou antes do final da parte matinal do rali.

Posto isto, foi Pedro Leone quem secundou Pedro Peres no pódio, alcançando a vitória entre os concorrentes do Regional Sul. O piloto do Ford Sierra Cosworth teve uma animada luta com Pedro Silva, com as diferenças entre ambos a serem sempre bastante curtas, mas o piloto de Famalicão nunca conseguiu suplantar o seu adversário. Para Pedro Silva, o 3º lugar é um excelente resultado e efectiva o que há muito já vinha ameaçar, isto é, uma posição que espelhasse o andamento evidenciado no rali. Quem sabe se o famalicense tivesse iniciado o campeonato mais cedo, certamente a sua classifcação fosse outra, contudo não deixa de ser um bom pronúncio para o que resta da temporada.

Também em luta pelo pódio ao longo de todo o rali estiveram Armindo Neves e Gil Antunes, levando a decisão do 4º posto para a derradeira classificativa, onde foi o piloto do Opel Astra quem entrou na frente, mas no final foram somente 0,2 segundos que colocaram Armindo Neves na sua frente. Para Gil Antunes fica o prémio de ter sido o mais rápido entre a Categoria 1, respeitante às viaturas com 2 rodas motrizes.

Um pouco mais atrás e autor de uma prova bastante táctica, pensando nas contas do campeonato, Nuno Pina e Guilherme Pereira foram os 7ºs classificados. O famalicense viu um furo na Super Especial atrasá-lo alguns segundos, mas nas especiais propriamente ditas apenas deu um "ar de sua graça" até João Ruivo e Ricardo Costa estarem em prova. Quando viu os seus conterrâneos fora de prova, o piloto do Peugeot 206 GTI passou a impôr um ritmo mais cauteloso e apenas se preocupou em chegar ao final, para assim aumentar a vantagem quer no campeonato, quer nas contas da Categoria 1, para a qual necessita somente de terminar a próxima prova para garantir o título.

Azarada uma vez mais esteve a dupla Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins. Com os objectivos delineados na soma de mais alguns pontos para o Júnior, a tarefa até não seria complicada pois havia poucos inscritos. Contudo e apesar da jovem piloto não tomar qualquer tipo de risco, a dureza dos troços algarvios traiu as aspirações à dupla do Suzuki Ignis, que após uma pancada mais forte, viu ceder uma transmissão e obrigá-los a abandonar. André Pimenta foi o vencedor da competição e alcançou desde já o título Júnior.

Com o título absoluto já entregue, o Rali Sentir Penafiel marcado para os dias 23 e 24 de Outubro poderá decidir mais alguns títulos, nomeadamente nas 2 Rodas Motrizes e nos troféus Desafio Modelstand e Fastbravo.

Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Carisma GT) - 54m17,6s
2º Pedro Leone/Bruno Ramos (Ford Sierra Cosworth), a 2m10,9s
Pedro Silva/Vitor Martins (Mitsubishi Carisma GT), a 2m16,1s
4º Armindo Neves/Filipe Serra (Mitsubishi Carisma GT), a 2m34,2s
5º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 2m34,4s
6º Nuno Pinto/João Silva (Mitsubishi Lancer III), a 3m11,3s
Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI), a 3m32,8s
8º António Lampreia/António Morais (Ford Escort Cosworth), a 3m48,6s
9º Pedro Lança/Ricardo Batista (Citroen Saxo Cup), a 4m00,2s
10º André Pimenta/Marcos Gonçalves (Skoda Fabia TDI), a 5m40,6s

Classificação Open Ralis (8/10)
1º Pedro Peres (180 pts)
Nuno Pina (115 pts)
João Ruivo (88 pts
Ricardo Costa (77 pts)
5º Luís Mota (62 pts)
(...)
Frederico Ferreira (58 pts)
(...)
15º Pedro Silva (36 pts)

Fotos: Ralis.Online, Via Racing e Dpi.com.pt

Sem comentários: