08 março 2008

Bruno Magalhães domina Rali Torrié. Prestações dos famalicenses oscilantes

Bruno Magalhães / Mário Castro começaram o ano da melhor forma, com um triunfo indiscutível no Rali Torrié a exemplo do que o piloto da Peugeot fez em 2007. Bernardo Sousa muito rápido e eficiente, além de um José Pedro Fontes com um FIAT longe do seu melhor, são as notas mais importantes.
A luta pelo 2º lugar foi o ponto alto do rali, durou todo o dia e prendeu as atenções até depois da derradeira classificativa. Além de tudo isso, uma caravana reduzida mas com qualidade a ser seguida ao longo do dia por uma impressionante moldura humana nesta prova de abertura do Campeonato de Portugal de ralis.
Bruno Magalhães imprimiu um ritmo forte na secção matinal, perdendo apenas um troço para Fernando Peres, mas somando segundos atrás de segundos que deixava a diferença para José Pedro Fontes em 19,4s na chegada a Vieira do Minho. O facto de ser o primeiro na estrada levou-o a ter algumas cautelas com a sujidade dos pisos. De tarde esse problema já não existia, mas as cautelas continuaram para evitar furos. "É bom começar o ano com um triunfo. Há aspectos a evoluir no carro para torná-lo mais perfomante nas zonas rápidas". declarava o actual campeão nacional. Bruno ainda apanhou um susto quando a duas curvas do fim do rali viu o alternador partir-se.
Bernardo Sousa sai do Minho com um 2º lugar muito suado, mas que para alguns terá mesmo sido uma surpresa, tendo beneficiado ainda de uma penalização de José Pedro Fontes para chegar a esta posição. Contudo, este "bónus" em nada belisca a prestação do jovem "mundialista" que evidenciou um enorme progresso relativamente a 2007. De manhã apostou em pneus moles que lhe deram vantagem no 2º e 3º troço, mas o prejudicaram no 4º e 5º. De tarde optou por uma mistura mais dura e há a registar um toque que em nada o atrasou. Envolveu-se na luta pela 2ª posição desde o início do rali e acabou por ganhar o Grupo N. "Foi muito importante iniciar a época desta forma, para confirmar que estamos mesmo decididos a lutar pelo título. Os nossos adversários foram dignos desse nome e nós conseguimos andar mais rápidos e regulares durante toda a prova. Estou encantado com este triunfo e quero mais até ao fim da temporada", referiu o madeirense.
José Pedro Fontes bem se pode lamentar de um FIAT Punto S2000 que esteve longe do esperado. Uma caixa de relações longas que limitava a prestação nas zonas encadeadas e uma suspensão que não era a ideal, foram as queixas. Como se isso não chegasse o carro recusou-se a pegar à saída do derradeiro parque de assistência, fazendo-o perder o 2º posto conseguido na estrada, ao somar 10 segundos de penalização. Vitor Pascoal também não esteve a 100%, já que está em período de adaptação ao Peugeot 207 S2000. Para o piloto amarantino a prova foi positiva, "já estou mais perto do que desejo e já percebo o carro o suficiente para começar a trabalhar num set-up à minha medida".
Adruzilo Lopes, acompanhado pelo famalicense André Cortinhas, consegue um 5º lugar com o Subaru Impreza N11 da ARC Sport. Depois de uma manhã problemática, onde o diferencial se desligava por diversas vezes devido a um problema num sensor, Lopes teve uma tarde sem problemas batendo-se com um carro mais desactualizado que os adversários que ficaram à sua frente. Se há piloto azarado, esse foi Fernando Peres. Lutou pelo 2º lugar e pela liderança do Grupo N até que meio do 9º troço se partiu o diferencial traseiro, iniciando então uma queda até ao 6º da geral. Nuno Barroso Pereira foi 7º na estreia em terra com o FIAT Punto S2000 tendo Valter Gomes ficado no derradeiro lugar pontuável para o campeonato absoluto.
Nos lugares seguintes ficaram dois vencedores: Pedro Leal foi o melhor entre os Diesel e os duas rodas motrizes, com o 9º lugar final e Paulo Antunes fechou o lote dos dez mais rápidos com um triunfo indiscutível entre os concorrentes ao C2 Challenge / Total. Os pilotos inseridos na estrutura de Famalicão, Antoauto, não tiveram a sorte do seu lado pois Pedro Meireles desistiu no primeiro troço da manhã devido a uma saída de estrada e a dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida teve igual destino no troço seguinte devido a problemas com a caixa de velocidades.
Quantos aos restantes famalicenses em prova, Vasco Ferreira - navegador de Armindo Neves - alcançou a 4ª posição entre os Citroën C2 e o 15º lugar absoluto, enquanto Duarte Costa, que acompanhou Pedro Fins, também inseridos na competição monomarca da marca francesa, não logrou chegar ao final, após avaria mecânica, já na parte da tarde. José Janela e o seu piloto João Fernando Ramos levaram o Renault Clio 2.0 RS até ao 20º lugar final, vencendo a Classe N3.

Classificação Final
1º Bruno Magalhães / Mário Castro - Peugeot 207 S2000 - 1h22m58,9s
2º Bernardo Sousa / Carlos Magalhães - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 42,1s
3º José Pedro Fontes / António Costa - Fiat Punto S2000 - a 46,8s
4º Vitor Pascoal / Joaquim Duarte - Peugeot 207 S2000 - a 1m32,7s
5º Adruzilo Lopes / André Cortinhas - Subaru Impreza STI - a 2m59,3s
6º Fernando Peres / José Pedro Silva - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 3m57,8s
7º Nuno Barroso Pereira / Nuno Rodrigues da Silva - Fiat Punto S2000 - a 4m52,2s
8º Valter Gomes / Paulo Fiuza - Mitsubishi Lancer Evo VIII MR - a 4m57,2s
9º Pedro Leal / Redwan Cassamo - Fiat Stilo Multijet - a 6m21,7s
10º Paulo Antunes / Jorge Amorim - Citroën C2 R2 - a 7m37,5s
15º Armindo Neves / Vasco Ferreira - Citroën C2 R2 - a 10m50,7s
20º João Fernando Ramos / José Janela - Renault Clio 2.0 RS - a 20m40,0s
A segunda ronda do Campeonato de Portugal de Ralis vai para a estrada com o Rali F. C. Porto a 18 e 19 de Abril, que como habitualmente se realizará nas estradas de Fafe.

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