O Open de Ralis deslocou-se até Vila Velha de Rodão e Nisa para a segunda ronda deste campeonato. Apesar de ser um rali localizado numa zona geográfica um pouco distante, a muita afluência do público, aliada às boas condições climatéricas foram um dos pratos fortes desta edição do Rali Portas do Rodão.
Numa prova caracterizada pelos troços extramamente rápidos, a vitória sorriu a Pedro Peres/Tiago Ferreira, que repetem assim o feito de 2006. A dupla do Ford Escort RS Cosworth nunca se sentiu verdadeiramente ameaçada, demonstrando uma vez mais que em condições normais são os favoritos naturais à vitória nas jornadas do Open de Ralis, triunfando em 7 das 8 classificativas que componham o Rali Portas do Rodão. "Gosto muito deste rali e decidimos atacar logo de início para marcar a distância para a concorrência. No asfalto somos claramente a equipa a bater pois conseguimos ser mais rápidos cerca de um segundo por quilómetro. Depois da desistência em Fafe posso dizer que esta vitória foi uma espécie de vingança", referiu o grande vencedor do rali, Pedro Peres.
Depois de um "forcing" inicial, Peres passou a gerir o rali, se bem que gerir pode não ser a palavra mais adequada, tal foi o domínio e o fosso criado para o 2º lugar, que se cifrou em perto de um minuto. E foi no 2º lugar que se centrou uma das mais animadas lutas do rali, com Jorge Santos/Vítor Hugo e a dupla famalicense João Ruivo/Alberto Silva a serem protagonistas. Se da parte da manhã foi Santos quem impôs o ritmo, nos troços vespertinos Ruivo tentou ainda alcançar o piloto do Citroën Saxo Kit Car, chegando mesmo a vencer um troço, contudo esse esforço foi insuficiente para destronar Jorge Santos do lugar intermédio do pódio, por escassos 6 segundos. Ainda assim, o 3º lugar de Ruivo permitiu a manutenção da liderança do campeonato, seu principal objectivo para este rali. "Na parte da manhã não dava para andar mais depressa, mas na segunda metade acho que acordei um pouco tarde pois só nas segundas passagens conseguimos impor um ritmo muito forte. De qualquer forma estamos contentes com o terceiro lugar pois permite-nos continuar com o número 1 nas portas", referiu o piloto do Fiat Stilo Multijet, João Ruivo.
Parece terminada a onda de azar de Octávio Nogueira/Luís Pinto, que levaram o Citroën Saxo Kit Car até à 4ª posição, seguidos por Luís Mota/Ricardo Domingos, que corrigiram assim a imagem pálida que deixaram em Fafe, com o seu Mitsubishi Lancer IV. No 6º lugar, surgem os vencedores entre os Clássicos, José Sousa/José Salgado, que repetem assim a façanha do Rali Montelongo, não dando quaisquer hilpóteses à concorrência directa, tripulando o habitual Renault 5 Turbo. Joaquim Santos/Eduardo Gomes voltaram às grandes e espectaculares exibições no Ford Escort RS 1800, alcançando a 7ª posição, 2º entre os Clássicos, mas a distância a que ficaram do vencedor, permite encarar os próximos ralis de outra forma, pois o regresso do ex-Campeão Naccional às vitórias pode não estar muito longe. A terminar os dez mais rápidos, Aníbal Rolo/José Arantes, em Renault 5 Turbo, Manuel Coutinho/Manuel Babo, em Peugeot 206 GTi e a dupla de Famalicão, Frederico Ferreira/Octávio Araújo, que juntaram o 10º lugar ao 3º entre os Clássicos, contudo sem o folgor demonstrado em Fafe, a quando do Rali Montelongo. Entre os concorrentes Júnior, os vencedores foram Frederico Grilo/Bruno Vilela, em Citroën C2 R2, ao passo que Catarina Sousa/Ana Monteiro venceram entre as Senhoras, em Peugeot 206 GTi. Quanto aos restantes famalicenses em prova, Manuel Pinheiro/Paulo Marques nem sequer arrancaram para a prova, enquanto que Guilherme Pereira - que navegava João Vilas Boas - foi vítima de um despiste, quando eram líderes do Júnior, levando mesmo o co-piloto famalicense até ao hospital, por prevenção. Ricardo Costa/Manuel Macedo terminaram o rali no 26º lugar, sendo os 3ºs na sua classe. Classificação Final 1º - Pedro Peres/Tiago Ferreira - Ford Escort Cosworth -- 32m38.7s
2º - Jorge Santos/Vítor Hugo - Citroën Saxo Kit-Car - a 53.0s3º - João Ruivo/Alberto Silva - Fiat Stilo Multijet - a 59.0s
4º - Octávio Nogueira/Luís Pinto - Citroën Saxo Kit-Car - a 1m.45.6s
5º - Luís Mota/Ricardo Domingos - Mitsubishi Lancer Evo IV - 1m54.6s
6º - José Sousa/José Salgado - Renault 5 Turbo - a 2m05.4s
7º - Joaquim Santos/Eduardo Gomes - Ford RS 1800 - a 2m09.7s
8º - Aníbal Rolo/José Arantes - Renault 5 Turbo - a 2m40.5s
9º - Manuel Coutinho/Manuel Babo - Peugeot 206 GTI - a 2m43.4s
10º - Frederico Ferreira/Octávio Araújo - Ford Escort - a 3m09.5s
26º - Ricardo Costa/Manuel Macedo - BMW 320is - a 5m56.7s
6º - José Sousa/José Salgado - Renault 5 Turbo - a 2m05.4s
7º - Joaquim Santos/Eduardo Gomes - Ford RS 1800 - a 2m09.7s
8º - Aníbal Rolo/José Arantes - Renault 5 Turbo - a 2m40.5s
9º - Manuel Coutinho/Manuel Babo - Peugeot 206 GTI - a 2m43.4s
10º - Frederico Ferreira/Octávio Araújo - Ford Escort - a 3m09.5s
26º - Ricardo Costa/Manuel Macedo - BMW 320is - a 5m56.7s
Campeonato
1º João Ruivo - 42 pts
2º Jorge Santos - 41 pts
3º José Sousa - 35 pts
4º Joaquim Santos - 30 pts
5º Luís Mota - 30 pts
6º Aníbal Rolo - 24 pts
7º Manuel Coutinho - 24 pts
8º Pedro Peres - 23 pts
9º Rui Azevedo - 17 pts
10º Octávio Nogueira - 16 pts O Open de Ralis segue agora para a Marinha Grande, nos dias 11 e 12 de Abril, com a realização do Rali Vidreiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário