Tem um bonito traçado, muito técnico e que vai por certo continuar a proporcionar momento de grande espectacularidade, agora que tem uma nova vertente no seu miolo e recta final. O início é a descer com curvas rápidas onde o grau de dificuldade é elevado, passando depois para uma zona mais estreita e com descidas onde é preciso "alma". Já no míolo do troço, uma passagem mítica, ao estilo Lameirinha, pelo asfalto, onde se aglomeram muitos aficionados, seguindo-se um percurso mais largo, com vários tipos de piso, mas sempre muito rápido como o planalto de Cavalões, também com uma novidade. Nesta zona, os concorrentes seguem em frente onde se fazia o "S" da Quinta da Seara, passando agora a ter uma zona rápida a descer, com um salto onde se deverão presenciar bons momentos. Quando se avista o tunel do antigo final, vira-se à esquerda no sentido inverso do antigo troço, chegando-se depois rapidamente às lagoas, agora a subir. Um pouco acima e onde terminava a recta que antecedia as lagoas, começa o novo traçado, muito exigente, com zonas estreitas, húmidas, piso solto, com dois saltos e ainda uma nova incursão em asfalto, numa zona que se prevê de grande espectacularidade. Já perto do final, os concorrentes atravessam um túnel sobre a A7, seguido de uma curva à esquerda de 90º, que antecede uma zona em asfalto até ao final, no local de Ferreiros, em Fradelos.
Acessos
Início: Junto à Capela de Santa Catarina, em Calendário. Na rotunda antes da PSP, virar à esquerda, passando pela BP, onde segue pela direita. Na rotundas seguintes, segue em frente e à esquerda, respectivamente, começando a subir até ao acesso para o troço, onde terá indicações "Santa Catarina". O troço começa mais acima. Também pode optar por um acesso por Brufe, através dos lugares de Silvares e Carvalho, sendo este acesso em paralelo e terra. Por Calendário, junto à Aldeia do Sol pode chegar à zona inicial também por terra.Meio: Ao longo da EN 309 existem vários acessos de terra que levam ao troço, sempre com pisos aceitáveis, mas obviamente que os veículos de todo terreno terão vida facilitada, como na zona das lagoas. Por asfalto, a passagem no asfalto em Vilarinho é aconselhável, pela estrada municipal que liga Outiz a Gemunde. Vindo de Famalicão, pode optar por um percurso semelhante ao do início, ao passo que na rotunda em que segue em frente para o início, vira agora à esquerda. Após cerca de 1,5 km continuar pela direita e após sensivelmente 3 km (pelo antigo troço de Vilarinho em asfalto), virar à direita até encontrar a passagem terra/asfalto/terra.
Final: No último quilómetro existem vários acessos até Ferreiros, a partir da EN 309. No sentido contrário ao final dos anos anteriores, pode-se chegar à zona da lagoas. Chega-se lá através da rua lateral da A7, passando pelo túnel do antigo troço. A parte final tem zonas interessantes, nomeadamente a esquerda à saída do novo túnel que dista 500 metros do final, cujo acesso é aconselhável a pé. Outro acesso é através do quilómetro 9,85 da EN 309, à direita, no sentido Famalicão- Fradelos, numa acesso largo, que dá para estacionar a cerca de 200 metros do final.
PEC 2 e 4 - Requião/Telhado -- 15h39/17h12 (9,00 km)
Depois das alterações de 2007, este troço mantém-se intacto, pois o seu aspecto competitivo confirmou a aposta nesta nova versão, que foi do agrados de todos os envolvidos, desde organização a pilotos, passando pelo público. Começa em asfalto, junto aos estaleiros da Dacop, passando logo para a terra, numa passagem entre árvores muito espectacular. Prossegue depois a subir até à zona dos castelos onde se inicia o planalto, onde o cruzamento dos 5 caminhos são o lugar de eleição para o público, sendo fortemente recomendado. Após cerca de 800 metros chega-se ao cruzamento de dupla passagem, com o início da descida que levar os concorrentes até uma zona mais plana, estreita, muito técnica e exigente, até ao estradão que faz o regresso ao tal cruzamento onde se poderá visionar duas vezes os concorrentes. Depois vem a espectacular descida até ao final, com alguns ressaltos de "cortar a respiração" e curvas para todos os gostos e estilos de condução, até à zona final que volta a ser bastante estreita.Acessos
Início: Seguir em direcção a Guimarães pela EN 206 e ao quilómetro 26,2 virar à esquerda para o lugar do Carapito, continuando no empedrado e vai ver a passagem do asfalto para a terra e a passagem entre os carvalhos, que também é interessante. Antes de aqui chegar, tem a possibilidade de voltar à direita e subir até à Quinta dos Castelos e ver no planalto, junto ao muro.Meio: A partir da EN 206, ao quilómetro 24,4, volta à esquerda em direcção de Vale de São Martinho/Igreja e depois vira à direira para a Rua de Ancede que emenda na Rua da Serra. Sempre a subir cerca de 700 metros e encontra a passagem da terra ao paralelo, antecedido de algumas curvas encadeadas bastante engraçadas.
Para a zona do planalto, é recomendado o acesso a partir do lugar de Azibeiro, em Telhado, que sobe até Tapada e encontrará o cruzamento dos 5 caminhos. Também pode chegar lá através do quilómetro 26,8 da EN 206, virar à esquerda em Requião, passando pelo campo de jogos do 1º de Maio, sobre um caminho estreito em paralelo e posteriormente em asfalto e logo adiante sobe à esquerda em terra, até aos 5 caminhos. Este último acesso é mais acessível em viaturas de tracção integral.
Um outro acesso é a partir do final do antigo troço, que se encontra em bom estado, subindo até a um entrocamento que dá para as pedreiras de Airão, seguindo em frente, pela direita, onde tem uma série de opções, com destaque para o gancho para a esquerda, muito espectacular habitualmente. Também pode lá chegar através de Joane, seguindo em direcção a Airão e passa no meio das pedreiras.
Final: Seguir indicação São Cosme do Vale e Telhado pela EN 309 até ao quilómetro 23,4. Numa curva à esquerda, vira à direita, passa um riacho e sobe pelo interior da aldeia até ao lugar de Portelinhos. Estacione por aí, junto a um café/mini mercado, seguindo depois a pé pela direita, pois o final fica a cerca de 300m
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