Após um início de carreira ao volante, André Cortinhas é cada vez mais reconhecido como um promissor navegador e este ano o sucesso acompanhou-o de perto. Fazendo equipa em todos os ralis de terra com um dos maiores nomes dos ralis nacionais dos últimos nomes - Adruzilo Lopes -, o co piloto de Famalicão foi elemento chave na conquista do título de Grupo N por parte de Adruzilo e da ARC Sport. Para Cortinhas, o ano saldou-se com o 6º lugar absoluto e o 4º no Agrupamento de Produção, estando também empenhado noutros projectos, com João Barros Leite e ainda com o Team Famalicão.
Relativamente a 2008, apenas participei em metade da época, mas não posso estar mais satisfeito por tudo! Mantive-me numa das melhores, senão a melhor, equipa de ralis do país na qual ja vinha desde 2006 e ao mesmo tempo tenho a oportunidade de navegar um dos melhores pilotos do país também, Adruzilo Lopes. Penso que é o objectivo de qualquer navegador!
Ao mesmo tempo tive também o convite de ajudar a iniciar uma carreira com muito futuro, o João Barros Leite, o qual em conjunto com a sua restante família possuí uma grande e profissional equipa de ralis.
Ao mesmo tempo tive também o convite de ajudar a iniciar uma carreira com muito futuro, o João Barros Leite, o qual em conjunto com a sua restante família possuí uma grande e profissional equipa de ralis.
2) Qual o momento mais alto/feliz da temporada?
Sem dúvida o Rali de Portugal... Foi um rali extremamente dificil, que envolveu muito trabalho e preparação de todas as partes envolventes mas ao obtermos o 3º lugar como melhor Português num rali como este é sempre de grande significado.
3) Qual o momento para esquecer?
Felizmente em termos de competição não tive nenhum momento para esquecer, pois em 2008 dou um salto na carreira como Navegador ao ter a oportunidade de navegar um dos melhores pilotos do país numa das melhores equipas do país, coisa que poucos navegadores atingiram este feito, e ainda para mais ter conseguido cumprir as minhas "obrigações" até ao momento do meu abandono.
Mas sem dúvida que o momento para esquecer em 2008 foi o da decisão de abandonar os Ralis (por agora)... Foi uma situação muito debatida e reflectida mas infelizmente necessária por motivos de saúde e pessoais.
Penso que neste momento o desporto motorizado famalicense encontra-se em dificuldades devido a 2 pontos penalizantes. O 1º ponto penso que é pelo facto de existir imensas dificuldades em obter apoios para realizar projectos consistentes para o mundo do desporto motorizado. Possuímos centenas de empresas de grande nome e de grande posição no mercado no concelho, mas infelizmente a única resposta que possuem é "a Crise..."! Esta situação leva a recorrer a apoios exteriores dos quais nao recebemos o apoio devido o que torna os projectos frágeis e pouco consistentes...
O 2º ponto acho que se debate sobre a falta de um rali de nome na nossa região. Um rali que consiga atingir os maiores escalões no desporto motorizado, que traga todos os amantes do desporto à nossa região. Um concelho que tem o maior número de praticantes da modalidade deveria possuir um rali na terra, digno desse mesmo facto.
5) Que perspectivas e projectos para 2009?
Para 2009, e em termos de Campeonatos, penso que o Open está saudável, muito bem divulgado e vai ser um grande Campeonato (apesar de um número exagerado de provas) e o Campeonato de Ralis de Portugal vai ser um Campeonato com poucos intervenientes e digamos "só para ricos..."!
No que diz respeito a projectos, penso que poderão surgir algumas novidades e surpresas mas ainda é cedo para divulgações...
Um Bom Ano para todos!!!
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