Pedro Peres, desta feita com Nuno Gomes ao seu lado, venceu categoricamente a última prova do Open de Ralis, o Rali Cidade de Gondomar, disputado no passado fim de semana. Debaixo de chuva e com muita a lama nas especiais, o piloto do Ford Escort RS Cosworth nunca se intimidou, não dando hipóteses à concorrência, encabeçada por Luís Mota e João Ruivo.
Sem grandes preocupações em termos de resultado final, Pedro Peres queria juntar à conquista do Open, o título no Regional Norte e para tal atacou forte desde início, para nas segundas passagens pelas classificativas delineadas pelo Gondomar Automóvel Sport sentenciar em definitvo a questão da vitória no Rali e somando o desejado ceptro no Regional, aumentado para oito o número de vitórias alcançadas esta temporada, sendo sete delas consecutivas. Com grande expectativa se seguiu a luta entre Luís Mota e a dupla famalicense João Ruivo/Alberto Silva, pois partiram para Gondomar em igualdade pontual no 3º posto do campeonato. Retirando todas as vantagens de ter um carro de tracção integral, Luís Mota chegou naturalmente ao 2º lugar do rali, com Ruivo a conseguir suster a pressão apenas na fase inicial do rali. Fruto da regulamentação, que oferece pontos não só de acordo com a classificação geral, mas também consoante as categorias, ambos somaram o mesmo número de pontos, ficando novamente empatados. Aqui, sobressai João Ruivo, pois a vitória conquistada no Rali Montelongo é o factor de desempate perante o seu adversário. "Cumprimos os objectivos que era terminar o campeonato em terceiro lugar e penso mesmo que se tivéssemos tido menos problemas durante a época poderíamos ter conseguido lutar por algo mais", revelava o piloto de Famalicão, visivelmente satisfeito. Tranquila foi a prestação de Manuel Coutinho que com o quinto lugar final garantido mostrou-se bastante rápido nas especiais de Gondomar, terminando na quarta posição da classificação. António Oliveira sempre endiabrado com o Peugeot 205 Gti mais não podia fazer e o quinto posto é bem demonstrativo das potencialidades do piloto que garantiu o segundo lugar no Regional Norte. Frederico Gomes com nova passagem esporádica pelo Open de Ralis foi o sexto classificado, tendo Frederico Craveiro colocado o seu Ford Focus na posição imediatamente seguinte. Nuno Almeida em Fiat Punto HGT, Emanuel Figueiredo em Peugeot 206 Gti e Sérgio Oliveira aos comandos de um Citroën AX completaram o lote dos dez mais. Perto do Top Ten rodou sempre Jorge Lopes, acompanhado por Pedro Colaço, no Fiat Punto HGT. O jovem famalicense adaptou-se bem aos pisos traiçoeiros e enlameados, evitando correr riscos desnecessários, pois ao mais pequeno descuido, a prova poderia estar comprometida. Sem problemas ao nível mecânico, Jorge Lopes alcançou a 13ª posição, quebrando assim a corrente negativa que o vinha a perseguir, conseguíndo desta forma terminar pela primeira vez um rali do Open. Também presente em Gondomar esteve o navegador Paulo Marques, com Luís Bastos, ao volante de um BMW M3. A dupla não foi muito feliz, perdendo imenso tempo, contudo alcançou o final da prova, mesmo que com grande diferença para o concorrente que terminou imediatamente à sua frente. Em síntese, foram 20ºs classificados, encerrando assim a tabela classificativa, no entanto não espelha o que se passou nos troços, onde foram sempre das equipas mais espectaculares a passar, em virtude da tracção traseira do BMW. Luís Campos viu a sua prova "morrer na praia"... O piloto famalicense, como habitualmente acompanhado por Fábio Vasques, cedo mostrou que estava em condições para discutir os lugares cimeiros do Troféu Fastbravo. No derradeiro troço, o seu principal adversário até ao momento, Pedro Barros Leite, abandona e estavam criadas as condições para que Luís Campos somasse uma vitória, porém apenas alguns metros antes do local onde Barros Leite estava parado, o famalicense vê o motor do seu Seat Marbella ceder, terminado igualmente ali a sua prova. Não deixa de ser inglório para o piloto de Famalicão, que não consegue quebrar o azar neste seu ano de regresso aos ralis. Classificação Final
Sem grandes preocupações em termos de resultado final, Pedro Peres queria juntar à conquista do Open, o título no Regional Norte e para tal atacou forte desde início, para nas segundas passagens pelas classificativas delineadas pelo Gondomar Automóvel Sport sentenciar em definitvo a questão da vitória no Rali e somando o desejado ceptro no Regional, aumentado para oito o número de vitórias alcançadas esta temporada, sendo sete delas consecutivas. Com grande expectativa se seguiu a luta entre Luís Mota e a dupla famalicense João Ruivo/Alberto Silva, pois partiram para Gondomar em igualdade pontual no 3º posto do campeonato. Retirando todas as vantagens de ter um carro de tracção integral, Luís Mota chegou naturalmente ao 2º lugar do rali, com Ruivo a conseguir suster a pressão apenas na fase inicial do rali. Fruto da regulamentação, que oferece pontos não só de acordo com a classificação geral, mas também consoante as categorias, ambos somaram o mesmo número de pontos, ficando novamente empatados. Aqui, sobressai João Ruivo, pois a vitória conquistada no Rali Montelongo é o factor de desempate perante o seu adversário. "Cumprimos os objectivos que era terminar o campeonato em terceiro lugar e penso mesmo que se tivéssemos tido menos problemas durante a época poderíamos ter conseguido lutar por algo mais", revelava o piloto de Famalicão, visivelmente satisfeito. Tranquila foi a prestação de Manuel Coutinho que com o quinto lugar final garantido mostrou-se bastante rápido nas especiais de Gondomar, terminando na quarta posição da classificação. António Oliveira sempre endiabrado com o Peugeot 205 Gti mais não podia fazer e o quinto posto é bem demonstrativo das potencialidades do piloto que garantiu o segundo lugar no Regional Norte. Frederico Gomes com nova passagem esporádica pelo Open de Ralis foi o sexto classificado, tendo Frederico Craveiro colocado o seu Ford Focus na posição imediatamente seguinte. Nuno Almeida em Fiat Punto HGT, Emanuel Figueiredo em Peugeot 206 Gti e Sérgio Oliveira aos comandos de um Citroën AX completaram o lote dos dez mais. Perto do Top Ten rodou sempre Jorge Lopes, acompanhado por Pedro Colaço, no Fiat Punto HGT. O jovem famalicense adaptou-se bem aos pisos traiçoeiros e enlameados, evitando correr riscos desnecessários, pois ao mais pequeno descuido, a prova poderia estar comprometida. Sem problemas ao nível mecânico, Jorge Lopes alcançou a 13ª posição, quebrando assim a corrente negativa que o vinha a perseguir, conseguíndo desta forma terminar pela primeira vez um rali do Open. Também presente em Gondomar esteve o navegador Paulo Marques, com Luís Bastos, ao volante de um BMW M3. A dupla não foi muito feliz, perdendo imenso tempo, contudo alcançou o final da prova, mesmo que com grande diferença para o concorrente que terminou imediatamente à sua frente. Em síntese, foram 20ºs classificados, encerrando assim a tabela classificativa, no entanto não espelha o que se passou nos troços, onde foram sempre das equipas mais espectaculares a passar, em virtude da tracção traseira do BMW. Luís Campos viu a sua prova "morrer na praia"... O piloto famalicense, como habitualmente acompanhado por Fábio Vasques, cedo mostrou que estava em condições para discutir os lugares cimeiros do Troféu Fastbravo. No derradeiro troço, o seu principal adversário até ao momento, Pedro Barros Leite, abandona e estavam criadas as condições para que Luís Campos somasse uma vitória, porém apenas alguns metros antes do local onde Barros Leite estava parado, o famalicense vê o motor do seu Seat Marbella ceder, terminado igualmente ali a sua prova. Não deixa de ser inglório para o piloto de Famalicão, que não consegue quebrar o azar neste seu ano de regresso aos ralis. Classificação Final
1º Pedro Peres/Nuno Gomes (Ford Escort RS Cosworth) - 56m15,9s
2º Luís Mota/Ricardo Domingos (Mitsubishi Lancer IV), a 2m44,7s
3º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet), a 4m11,0s
4º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTI), a 6m23,2s
5º António Oliveira/António Campos (Peugeot 205 GTI), a 7m25,5s
6º Frederico Gomes/Paulo Amorim (Citroën C2 R2), a 8m23,4s
7º Frederico Craveiro/Pedro Fernandes (Ford Focus), a 9m48,4s
8º Nuno Almeida/Miranda Cardoso (Fiat Punto HGT), a 9m57,8s
9º Emanuel Figueiredo/João Vieira (Peugeot 206 GTI), a 10m16,5s
10º Sérgio Oliveira/José Vieira (Citroën AX), a 11m28,2s
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13º Jorge Lopes/Pedro Colaço (Fiat Punto HGT), a 14m50,3s
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20º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3), a 44m33,6s
3º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet), a 4m11,0s
4º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTI), a 6m23,2s
5º António Oliveira/António Campos (Peugeot 205 GTI), a 7m25,5s
6º Frederico Gomes/Paulo Amorim (Citroën C2 R2), a 8m23,4s
7º Frederico Craveiro/Pedro Fernandes (Ford Focus), a 9m48,4s
8º Nuno Almeida/Miranda Cardoso (Fiat Punto HGT), a 9m57,8s
9º Emanuel Figueiredo/João Vieira (Peugeot 206 GTI), a 10m16,5s
10º Sérgio Oliveira/José Vieira (Citroën AX), a 11m28,2s
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13º Jorge Lopes/Pedro Colaço (Fiat Punto HGT), a 14m50,3s
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20º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3), a 44m33,6s
Classificação Final Open de Ralis
1º Pedro Peres (186 pts)
2º Jorge Santos (146 pts)
3º João Ruivo (130 pts)
4º Luís Mota (130 pts)
5º Manuel Coutinho (101 pts)
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12º Frederico Ferreira (45 pts)
Fotos: Ralis.Online
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