Thierry Charbonnier/Nicolas Gibon/Yves Fromont mantiveram o domínio francês dos últimos anos nas 24 Horas TT Vodafone, uma prova marcada novamente pelas inclementes condições atmosféricas.
Depois de uma fase inicial em que a formação liderada por Rui Sousa ainda comandou a prova com a Isuzu D-Max, bem se pode dizer que esta 11.ª edição da festa do todo terreno nacional teve duas equipas largamente protagonistas no comando da corrida. Uma delas, a formação famalicense da Padock Competições e que incluía Adélio Machado na companhia de Jean-Claude e Ronald Basso e Julien Menard, rodou sempre nas primeiras posições e durante seis horas liderou os acontecimentos, conseguindo uma vantagem na 22.ª hora de corrida que parecia ser suficiente para garantir o triunfo. No entanto, o jovem Ronald Basso não conseguiu evitar o estado traiçoeiro da pista, com muita lama depois as intensas chuvadas do fim-de-semana, e teve um espectacular despiste em plena recta da meta, embatendo num separador de cimento e arrancando as rodas da frente, colocando ponto final numa actuação que merecia outro prémio.
Isso permitiu a Charbonnier/Gibon/Fromont ascenderem ao primeiro lugar, também eles protagonistas de uma prova muito positiva e praticamente isenta de problemas, numa altura em que os pilotos franceses souberam gerir muito bem a sua vantagem, controlando de forma perfeita os acontecimentos, merecendo amplamente a vitória. "Gosto muito deste carro e levámos a cabo uma prova sem problemas de maior, o que é essencial numa competição deste tipo. Quero dedicar este triunfo ao meu grande amigo José Megre, que tem apoiado as minhas participações desde o tempo de Portalegre em moto e a quem o todo-o-terreno mundial tanto deve", revelou, no final, Charbonnier.
Na segunda posição concluiu a formação de Pedro Lamy/Ricardo Leal dos Santos/Serge Finkelstein/Jean-Marc Schmit, aos comandos de um Schmit-Peugeot, um 206 ex-WRC preparado pelo técnico da equipa oficial da marca francesa, de que Lamy faz parte. Foi também uma actuação sem grandes sobressaltos ao longo das 24 horas, o que permitiu à equipa recuperar vários lugares na parte final da prova até terminar no pódio.
O terceiro lugar foi para a equipa da Letónia, Andris Dambis/Maris Saukans/Igors Skoks, no Oscar 24, que teve problemas iniciais com a suspensão traseira, facto que os atrasou bastante, tendo conseguido entrar nos dez primeiros à 16.ª hora, para iniciarem depois uma recuperação que os levaria ao último lugar do pódio. Excelentes ainda as actuações das formações portuguesas José Lopes/António Bernardo/Isaac Portela/Luís Mota, quartos absolutos num Mitsubishi Pajero e de Jorge Silva/Manuel Inácio/Carlos Rolla/José Cunha, num Nissan Terrano II, com problemas no turbo que condicionaram um outro andamento na parte final. Quanto às formações famalicenses presentes, já foi relatado o azar que Adélio Machado foi vítima na fase final da prova e quando era lider, porém a Padock Competições ainda alcançou o final da prova com duas viaturas, o Toyota Land Cruiser do também ele famalicense Martine Pereira, acompanhado por Francisco Pita e Rui Lopes, na 11ª posição e ainda o Mitsubishi Pajero da equipa Jorge Coutinho/Samuel Cardoso/Diogo Rodrigues, um pouco mais atrás. Já a formação de Filipe Campos/Bernardo M. da Maia/Joana Sottomayor/Jaime Batista desistiu sensivelmente a meio da prova, tal como viria a suceder com as duas duplas do Team Famalicão, a do Land Rover com Paulo Marques/Hugo Sá/Pedro Alves/Gustavo Moura e a que utilizou o Nissan Terrano II, com José Janela/José Santos/Avelino Reis/Pedro Ferreira. Classificação Final
1º Charbonnier/Gibon/Fromont (Bowler Wildcat), 24h12m58,361s
2º Lamy/Leal dos Santos/Finkelstein/Schmit (Schmit Peugeot), a 7 voltas1º Charbonnier/Gibon/Fromont (Bowler Wildcat), 24h12m58,361s
3º Dambis/Saukans/Skoks (Oscar 24), a 8 voltas
4º Lopes/Bernardo/Portela/Mota (Mitsubishi Pajero), a 10 voltas
5º Silva/Inácio/Rolla/Cunha (Nissan Terrano II), a 12 voltas
6º G. Reis/Santos/A. Reis/Prazeres (Nissan Navara), a 13 voltas
7º Coimbra/Silva/Fontes/Prata (Nissan Navara), a 13 voltas
8º Carapeta/Correia/Cunha (Bowler Wildcat), a 14 voltas
9º P. Pinto/C. Pinto/Marcelo/Carvalho (Mazda BT-50), a 15 voltas
10º Lourenço/Oliveira/Baltazar/Matos (Mazda BT-50), a 15 voltas
11º Martine Pereira/Pita/Lopes (Toyota Land Cruiser), a 15 voltas
Sem comentários:
Enviar um comentário