Mais um navegador do nosso concelho que animou e se destacou no Campeonato de Portugal de Ralis. Vasco Ferreira, mesmo não conseguíndo vencer ao longo da temporada, ficou a um pequeno passo do título no que toca às 2 Rodas Motrizes. Ao lado de Carlos Matos no Renault Clio S1600 e ainda com presença esporádicas no Open de Ralis, o famalicense teve uma temporada positiva nos ralis nacionais.
1) Qual o balanço da época de 2009?
O balanço da época acaba por ser positivo, mas o principal objectivo, que era o triunfo no CPR 2, não foi alcançado. Sabiamos desde o inicio do campeonato, que a nossa tarefa nao iria ser fácil, pois tinhamos pela frente grandes desafios e adversários muito fortes e com carros tambem muito competitivos.
Na fase de terra, as coisas não correram muito bem, pois andamos sempre com os alinhamentos completamente errados para os tipos de piso em que os ralis foram disputados.No início da época, deram-se algumas mudanças na equipa, que nos trouxeram algumas dores de cabeça, pois a falta de experiência (o que é completamente normal) acabou por se reflectir em resultados menos bons, e ainda por cima num tipo de piso em que o Carlos Matos não se sente ainda muito à vontade.
Já para a fase de asfalto, a nossa equpa realizou um excelente trabalho na preparação do carro, este sofreu uma revisão profunda para que pudessemos ter um carro em perfeitas condições para lutar pelas primeiras posições do campeonato. E na verdade assim foi, dispusemos de um carro bastante competitivo, mas mesmo assim não conseguimos conquistar o título que tanto procuramos e trabalhamos para conquistar.
Agradeço a todos os elementos da equipa, o esforço que fizeram durante todo o campeonato, aos nossos familiares que sempre nos apoiaram durante todo o campeonato e a todos os meus amigos, um grande abraço pelo apoio.
2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?
O melhor momento foi o Rali Centro de Portugal, não só pelo resultado em que fomos 2ºs classificados no CPR2 e 9ºs da geral, mas também por todo o rali em si. Deu me imenso gozo fazer os troços do pinhal à noite e ainda por cima a chover e no segundo dia foi um rali extremamente bem disputado em termos do CPR2, em troços muito bonitos e muito rápidos.
O pior rali do ano, foi sem duvida o Rali do Algarve, por todos os motivos e mais alguns. Foi de facto um rali para esquecer, pois chegamos lá em primeiro lugar do campeonato com 1 ponto de vantagem para o nosso mais directo perseguidor e só dependiamos de nós para conseguirmos ser campeões do CPR2. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para sermos campeões, mas ao fim de alguns quilómetros percebemos que dificilmente iriamos conseguir atingir os nossos objectivos. Um simples capot(vindo não sei de onde) acabou por comprometer toda uma época de esforço e dedicação.
Pena não terem sido os tempos nas especiais a decidir este campeonato, mas sim uma grande falta de sorte.
3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?
Sem dúvida, o Rali Centro de Portugal, pelas razões que já aqui referi.
4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?
Penso que em relação a outros anos não evoluiu nada, mantivemos os mesmos eventos e nesses mesmos eventos não houve grandes melhorias, pelo que me tenha apercebido. Mas não estou a criticar nada nem ninguém e até acho que se devem tentar manter todos os eventos que se fazem em Famalicão. Só acho é que a nossa cidade merecia um evento de acordo com o numero de fãs, pilotos, navegadores e patrocinadores que existem no nosso concelho, como por exemplo um rali a contar para o campeonato Open de Ralis.
Isso sim seria uma grande evolução.
5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?
Destacaria, em primeiro lugar o regresso do Miguel Campos, acho que é sem duvida um dos nossos melhores valores nacionais nos ralis. Também o Nuno Pina foi, de facto, uma boa surpresa, assim como a Exporacing, pela criação e organização do Desafio Modelstand, que é quem mais eu destaco este ano, pelo excelente trabalho realizado.
6) Que planos e expectativas para 2010?
Talvez repetir o CPR2 com o mesmo piloto, mas no entanto existem outras possibilidades, que por enquanto não passam disso mesmo.
Um grande abraço a todos os leitores do Famalicão Motor e um 2010 cheio de adrenalina.
1) Qual o balanço da época de 2009?
O balanço da época acaba por ser positivo, mas o principal objectivo, que era o triunfo no CPR 2, não foi alcançado. Sabiamos desde o inicio do campeonato, que a nossa tarefa nao iria ser fácil, pois tinhamos pela frente grandes desafios e adversários muito fortes e com carros tambem muito competitivos.
Na fase de terra, as coisas não correram muito bem, pois andamos sempre com os alinhamentos completamente errados para os tipos de piso em que os ralis foram disputados.No início da época, deram-se algumas mudanças na equipa, que nos trouxeram algumas dores de cabeça, pois a falta de experiência (o que é completamente normal) acabou por se reflectir em resultados menos bons, e ainda por cima num tipo de piso em que o Carlos Matos não se sente ainda muito à vontade.
Já para a fase de asfalto, a nossa equpa realizou um excelente trabalho na preparação do carro, este sofreu uma revisão profunda para que pudessemos ter um carro em perfeitas condições para lutar pelas primeiras posições do campeonato. E na verdade assim foi, dispusemos de um carro bastante competitivo, mas mesmo assim não conseguimos conquistar o título que tanto procuramos e trabalhamos para conquistar.
Agradeço a todos os elementos da equipa, o esforço que fizeram durante todo o campeonato, aos nossos familiares que sempre nos apoiaram durante todo o campeonato e a todos os meus amigos, um grande abraço pelo apoio.
2) Qual o melhor momento da temporada? E o menos bom?
O melhor momento foi o Rali Centro de Portugal, não só pelo resultado em que fomos 2ºs classificados no CPR2 e 9ºs da geral, mas também por todo o rali em si. Deu me imenso gozo fazer os troços do pinhal à noite e ainda por cima a chover e no segundo dia foi um rali extremamente bem disputado em termos do CPR2, em troços muito bonitos e muito rápidos.
O pior rali do ano, foi sem duvida o Rali do Algarve, por todos os motivos e mais alguns. Foi de facto um rali para esquecer, pois chegamos lá em primeiro lugar do campeonato com 1 ponto de vantagem para o nosso mais directo perseguidor e só dependiamos de nós para conseguirmos ser campeões do CPR2. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para sermos campeões, mas ao fim de alguns quilómetros percebemos que dificilmente iriamos conseguir atingir os nossos objectivos. Um simples capot(vindo não sei de onde) acabou por comprometer toda uma época de esforço e dedicação.
Pena não terem sido os tempos nas especiais a decidir este campeonato, mas sim uma grande falta de sorte.
3) Independentemente do resultado, que prova deu mais gozo fazer este ano?
Sem dúvida, o Rali Centro de Portugal, pelas razões que já aqui referi.
4) Famalicão evoluiu em termos de desportos motorizados esta temporada?
Penso que em relação a outros anos não evoluiu nada, mantivemos os mesmos eventos e nesses mesmos eventos não houve grandes melhorias, pelo que me tenha apercebido. Mas não estou a criticar nada nem ninguém e até acho que se devem tentar manter todos os eventos que se fazem em Famalicão. Só acho é que a nossa cidade merecia um evento de acordo com o numero de fãs, pilotos, navegadores e patrocinadores que existem no nosso concelho, como por exemplo um rali a contar para o campeonato Open de Ralis.
Isso sim seria uma grande evolução.
5) Quem destacarias no plano motorizado famalicense de 2009?
Destacaria, em primeiro lugar o regresso do Miguel Campos, acho que é sem duvida um dos nossos melhores valores nacionais nos ralis. Também o Nuno Pina foi, de facto, uma boa surpresa, assim como a Exporacing, pela criação e organização do Desafio Modelstand, que é quem mais eu destaco este ano, pelo excelente trabalho realizado.
6) Que planos e expectativas para 2010?
Talvez repetir o CPR2 com o mesmo piloto, mas no entanto existem outras possibilidades, que por enquanto não passam disso mesmo.
Um grande abraço a todos os leitores do Famalicão Motor e um 2010 cheio de adrenalina.
Sem comentários:
Enviar um comentário