 O Rali Montelongo, disputado no Sábado passado na cidade de Fafe, ficou marcado pela muita chuva e nevoeiro, com os pisos a ficarem totalmente encharcados e traiçoeiros para a caravana do Open de Ralis. De regresso a este campeonato, Manuel Coutinho, em Mitsubishi Lancer, dominou por completo uma prova em que a maioria dos famalicenses presentes defraudaram expectativas.
O Rali Montelongo, disputado no Sábado passado na cidade de Fafe, ficou marcado pela muita chuva e nevoeiro, com os pisos a ficarem totalmente encharcados e traiçoeiros para a caravana do Open de Ralis. De regresso a este campeonato, Manuel Coutinho, em Mitsubishi Lancer, dominou por completo uma prova em que a maioria dos famalicenses presentes defraudaram expectativas. Vencendo as seis especiais do rali, Manuel Coutinho/Manuel Babo tornaram, dessa forma, indiscutível a sua vitória, sendo que os adversários pelos mais variados motivos nunca ameaçaram o 1º lugar do piloto do Mitsubishi.
Vencendo as seis especiais do rali, Manuel Coutinho/Manuel Babo tornaram, dessa forma, indiscutível a sua vitória, sendo que os adversários pelos mais variados motivos nunca ameaçaram o 1º lugar do piloto do Mitsubishi.A jogar em casa e a justificar o título no Desafio Modelstand em 2009, Daniel Ribeiro entrou ao ataque e manteve esse ritmo ao longo de todo o rali, mesmo depois de ver o seu principal adversário, o famalicense Nuno Pina, fora da estrada. O piloto do Peugeot 206 GTI não conseguiu acompanhar o ritmo de Coutinho, mas soube gerir o andamento de quem vinha atrás, vencendo categoricamente quer o Desafio, quer as 2 rodas motrizes.
 Na estreia ao volante do Mitsubishi Lancer, André Pimenta mostrou uma boa adaptação ao novo carro e à medida que a prova ia evoluíndo, isso tornava-se mais evidente. O 3º lugar é justo prémio para o campeão Júnior em título e abre boas perspectivas para os próximos ralis. Atrás de Pimenta, mais dois intervenientes do Desafio Modelstand, Pedro Ortigão e Sérgio Arteiro, também eles com uma excelente prestação nos escorregadios pisos das serras de Fafe.
Na estreia ao volante do Mitsubishi Lancer, André Pimenta mostrou uma boa adaptação ao novo carro e à medida que a prova ia evoluíndo, isso tornava-se mais evidente. O 3º lugar é justo prémio para o campeão Júnior em título e abre boas perspectivas para os próximos ralis. Atrás de Pimenta, mais dois intervenientes do Desafio Modelstand, Pedro Ortigão e Sérgio Arteiro, também eles com uma excelente prestação nos escorregadios pisos das serras de Fafe. Entre os famalicenses, Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, foi o 9º classificado, numa grande exibição da dupla do BMW M3. Com a tracção traseira a ser um handicap natural neste tipo de pisos, Bastos e Marques andaram sempre nos lugares cimeiros, conseguíndo inclusivé um 4º crono absoluto. À entrada para a derradeira especial, eram somente 2 segundos que os separavam do 6º lugar, contudo algum tempo perdido na classificativa, remeteram a dupla para o 9º lugar final, 2º entre os concorrentes do Regional Norte, atrás de Tiago Almeida/Ricardo Matos
Entre os famalicenses, Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, foi o 9º classificado, numa grande exibição da dupla do BMW M3. Com a tracção traseira a ser um handicap natural neste tipo de pisos, Bastos e Marques andaram sempre nos lugares cimeiros, conseguíndo inclusivé um 4º crono absoluto. À entrada para a derradeira especial, eram somente 2 segundos que os separavam do 6º lugar, contudo algum tempo perdido na classificativa, remeteram a dupla para o 9º lugar final, 2º entre os concorrentes do Regional Norte, atrás de Tiago Almeida/Ricardo Matos Quem também terminou a prova foi Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins, naquela que foi a primeira aparição ao volante do Peugeot 206 GTI. Num rali que serviu para ambientação à nova viatura, a dupla famalicense não cometeu erros que colocassem em risco terminar a prova e somar alguns pontos, quer para o Desafio Modelstand, quer para o campeonato Júnior. No final, a jovem piloto de Famalicão foi 9ª entre o troféu que engloba os pequenos Peugeot, somando ainda o 5º lugar no Júnior e o 29º em termos absolutos.
Quem também terminou a prova foi Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins, naquela que foi a primeira aparição ao volante do Peugeot 206 GTI. Num rali que serviu para ambientação à nova viatura, a dupla famalicense não cometeu erros que colocassem em risco terminar a prova e somar alguns pontos, quer para o Desafio Modelstand, quer para o campeonato Júnior. No final, a jovem piloto de Famalicão foi 9ª entre o troféu que engloba os pequenos Peugeot, somando ainda o 5º lugar no Júnior e o 29º em termos absolutos. As restantes duplas famalicenses, apontadas como figuras de proa do Rali Montelongo, não foram felizes. Nuno Pina e Sérgio Rocha, a ostentar o número 1 na prova, foram os primeiros a abandonar, logo na primeira especial da prova, em virtude de uma saída de estrada que deixou o Peugeot 206 GTI numa posição bastante ortodoxa e algo mal tratado. O piloto da SFR Motorsport está em maré de azar, somando a terceira desistência consecutiva no Open de Ralis, todas por despiste, oxalá venham dias melhores para Nuno Pina.
As restantes duplas famalicenses, apontadas como figuras de proa do Rali Montelongo, não foram felizes. Nuno Pina e Sérgio Rocha, a ostentar o número 1 na prova, foram os primeiros a abandonar, logo na primeira especial da prova, em virtude de uma saída de estrada que deixou o Peugeot 206 GTI numa posição bastante ortodoxa e algo mal tratado. O piloto da SFR Motorsport está em maré de azar, somando a terceira desistência consecutiva no Open de Ralis, todas por despiste, oxalá venham dias melhores para Nuno Pina. Também Ricardo Costa e Nuno Almeida não terminaram a prova, ficando pelo caminho o objectivo de repetir a vitória de 2009. Após o 3º tempo no troço inaugural, a partir daí a dupla da Macominho Sport somou problemas atrás de problemas, nomeadamente a nível eléctrico e depois foi um toque que fez atrasar Ricardo Costa. O piloto do Mitsubishi Carisma GT perdeu quase 7 minutos na última especial da manhã, abandonando de seguída, já no Parque de Assistência.
Também Ricardo Costa e Nuno Almeida não terminaram a prova, ficando pelo caminho o objectivo de repetir a vitória de 2009. Após o 3º tempo no troço inaugural, a partir daí a dupla da Macominho Sport somou problemas atrás de problemas, nomeadamente a nível eléctrico e depois foi um toque que fez atrasar Ricardo Costa. O piloto do Mitsubishi Carisma GT perdeu quase 7 minutos na última especial da manhã, abandonando de seguída, já no Parque de Assistência. Apesar de ter finalizado a primeira rondas pelas classificativas e numa altura em que seguiam no 15º lugar e a pressionar o lider entre os Clássicos, Frederico Ferreira e Octávio Araújo abandonaram o rali em virtude de problemas mecânicos no Ford Escort. Para o piloto de Famalicão, este foi o primeiro abandono no Open de Ralis desde 2007. Registe-se também que Frederico Ferreira ainda não confirmou a continuidade na Taça Nacional de Clássicos, estando prevista a presença apenas em algumas provas, pelo que a revalidação do título pode não acontecer.
Apesar de ter finalizado a primeira rondas pelas classificativas e numa altura em que seguiam no 15º lugar e a pressionar o lider entre os Clássicos, Frederico Ferreira e Octávio Araújo abandonaram o rali em virtude de problemas mecânicos no Ford Escort. Para o piloto de Famalicão, este foi o primeiro abandono no Open de Ralis desde 2007. Registe-se também que Frederico Ferreira ainda não confirmou a continuidade na Taça Nacional de Clássicos, estando prevista a presença apenas em algumas provas, pelo que a revalidação do título pode não acontecer.Classificação Final
1º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI) -- 32m51,5s
2º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 1m42,0s
3º André Pimenta/Marcos Gonçalves (MitsubishI Lancer V), a 2m29,8s
4º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI), a 3m04,2s
5º Sérgio Arteiro/Estefânio Pinto (Peugeot 206 GTI), a 3m17,3s
6º Tiago Almeida/Ricardo Matos (MitsubishI Lancer III), a 3m21,4s
7º Rui Salgado/Luís Godinho (Peugeot 306 S16), a 3m25,4s
8º André Castro/Paulo Magalhães (Citroën C2), a 3m27,3s
9º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3), a 3m54,3s
10º Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VI), a 4m07,7s
(...)
29º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 10m16,4s
O Rali de Barcelos, marcado para 13 e 14 de Fevereiro, é a próxima etapa do Campeonato Open de Ralis, onde é previsível nova enchente nesta prova minhota, tal como se espera que mais pilotos famalicenses estejam presentes, dada a proximidade geográfica.
Fotos: Ralis.Online, Autosport e MotoresMagazine.net
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário