18 janeiro 2010

Vitória molhada para Manuel Coutinho. Hecatombe nos famalicenses!

O Rali Montelongo, disputado no Sábado passado na cidade de Fafe, ficou marcado pela muita chuva e nevoeiro, com os pisos a ficarem totalmente encharcados e traiçoeiros para a caravana do Open de Ralis. De regresso a este campeonato, Manuel Coutinho, em Mitsubishi Lancer, dominou por completo uma prova em que a maioria dos famalicenses presentes defraudaram expectativas.

Vencendo as seis especiais do rali, Manuel Coutinho/Manuel Babo tornaram, dessa forma, indiscutível a sua vitória, sendo que os adversários pelos mais variados motivos nunca ameaçaram o 1º lugar do piloto do Mitsubishi.

A jogar em casa e a justificar o título no Desafio Modelstand em 2009, Daniel Ribeiro entrou ao ataque e manteve esse ritmo ao longo de todo o rali, mesmo depois de ver o seu principal adversário, o famalicense Nuno Pina, fora da estrada. O piloto do Peugeot 206 GTI não conseguiu acompanhar o ritmo de Coutinho, mas soube gerir o andamento de quem vinha atrás, vencendo categoricamente quer o Desafio, quer as 2 rodas motrizes.

Na estreia ao volante do Mitsubishi Lancer, André Pimenta mostrou uma boa adaptação ao novo carro e à medida que a prova ia evoluíndo, isso tornava-se mais evidente. O 3º lugar é justo prémio para o campeão Júnior em título e abre boas perspectivas para os próximos ralis. Atrás de Pimenta, mais dois intervenientes do Desafio Modelstand, Pedro Ortigão e Sérgio Arteiro, também eles com uma excelente prestação nos escorregadios pisos das serras de Fafe.

Entre os famalicenses, Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, foi o 9º classificado, numa grande exibição da dupla do BMW M3. Com a tracção traseira a ser um handicap natural neste tipo de pisos, Bastos e Marques andaram sempre nos lugares cimeiros, conseguíndo inclusivé um 4º crono absoluto. À entrada para a derradeira especial, eram somente 2 segundos que os separavam do 6º lugar, contudo algum tempo perdido na classificativa, remeteram a dupla para o 9º lugar final, 2º entre os concorrentes do Regional Norte, atrás de Tiago Almeida/Ricardo Matos

Quem também terminou a prova foi Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins, naquela que foi a primeira aparição ao volante do Peugeot 206 GTI. Num rali que serviu para ambientação à nova viatura, a dupla famalicense não cometeu erros que colocassem em risco terminar a prova e somar alguns pontos, quer para o Desafio Modelstand, quer para o campeonato Júnior. No final, a jovem piloto de Famalicão foi 9ª entre o troféu que engloba os pequenos Peugeot, somando ainda o 5º lugar no Júnior e o 29º em termos absolutos.

As restantes duplas famalicenses, apontadas como figuras de proa do Rali Montelongo, não foram felizes. Nuno Pina e Sérgio Rocha, a ostentar o número 1 na prova, foram os primeiros a abandonar, logo na primeira especial da prova, em virtude de uma saída de estrada que deixou o Peugeot 206 GTI numa posição bastante ortodoxa e algo mal tratado. O piloto da SFR Motorsport está em maré de azar, somando a terceira desistência consecutiva no Open de Ralis, todas por despiste, oxalá venham dias melhores para Nuno Pina.

Também Ricardo Costa e Nuno Almeida não terminaram a prova, ficando pelo caminho o objectivo de repetir a vitória de 2009. Após o 3º tempo no troço inaugural, a partir daí a dupla da Macominho Sport somou problemas atrás de problemas, nomeadamente a nível eléctrico e depois foi um toque que fez atrasar Ricardo Costa. O piloto do Mitsubishi Carisma GT perdeu quase 7 minutos na última especial da manhã, abandonando de seguída, já no Parque de Assistência.

Apesar de ter finalizado a primeira rondas pelas classificativas e numa altura em que seguiam no 15º lugar e a pressionar o lider entre os Clássicos, Frederico Ferreira e Octávio Araújo abandonaram o rali em virtude de problemas mecânicos no Ford Escort. Para o piloto de Famalicão, este foi o primeiro abandono no Open de Ralis desde 2007. Registe-se também que Frederico Ferreira ainda não confirmou a continuidade na Taça Nacional de Clássicos, estando prevista a presença apenas em algumas provas, pelo que a revalidação do título pode não acontecer.

Classificação Final
1º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI) -- 32m51,5s
2º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 1m42,0s
3º André Pimenta/Marcos Gonçalves (MitsubishI Lancer V), a 2m29,8s
4º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI), a 3m04,2s
5º Sérgio Arteiro/Estefânio Pinto (Peugeot 206 GTI), a 3m17,3s
6º Tiago Almeida/Ricardo Matos (MitsubishI Lancer III), a 3m21,4s
7º Rui Salgado/Luís Godinho (Peugeot 306 S16), a 3m25,4s
8º André Castro/Paulo Magalhães (Citroën C2), a 3m27,3s
9º Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3), a 3m54,3s
10º Diogo Salvi/Filipe Carvalho (Mitsubishi Lancer VI), a 4m07,7s
(...)
29º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 10m16,4s

O Rali de Barcelos, marcado para 13 e 14 de Fevereiro, é a próxima etapa do Campeonato Open de Ralis, onde é previsível nova enchente nesta prova minhota, tal como se espera que mais pilotos famalicenses estejam presentes, dada a proximidade geográfica.

Fotos: Ralis.Online, Autosport e MotoresMagazine.net

Sem comentários: