Com um dia de calor a brindar os adeptos nas míticas estradas da Serra de Arga e quase uma centena de participantes, o Rali Vila Nova de Cerveira teve em Manuel Coutinho um inequívoco vencedor. A prova do Targa Clube teve muitas peripécias e desistência, com os famalicenses a contribuirem em bom número para elas. Entre os que terminaram, destaque para Pedro Pereira que venceu o Troféu Fiat(e) em Nós.
Logo na Super Especial de abertura, a prova teve as suas primeiras incidências, com vários despistes, o último dos quais - de Paulo Azevedo - impediu que os restantes concorrentes, por sinal os teoricamente mais rápidos, tomassem parte da primeira especial. Quem ficou também de fora e igualmente por despiste foi o navegador famalicense Paulo Marques, com Luís Bastos, a terminarem com o BMW quase de rodas para o ar. Antes já se registara uma baixa na comitiva de pilotos famalicenses, devido à ausência de Alberto Silva, que estava inscritos como navegador de Marco Lazarino.
Assim, tudo se começou a decidir nas primeiras passagens de Domingo e Manuel Coutinho entrou ao ataque, perante uma tímida resposta de Fernando Peres. A tarefa de Coutinho ficou bem mais facilitado com o abandono do ex-campeão nacional, com problemas mecânicos no Ford Escort RS Cosworth, numa altura em que eram apenas dois os segundos que os separavam. A partir deste momento, o primeiro lugar estava entregue e com um Mitsubishi Lancer VI bastante colaborante, Manuel Coutinho elevou para três o número de vitórias nesta temporada.
Cada vez mais surpreendentes tem sido as prestações de Daniel Nunes. O jovem piloto aliou a rapidez com espectáculo e pode ser uma agradável surpresa até final do ano, pois o Mitsubishi Lancer VI que tripula pode catapulta-lo para outros voos. para já ficou com a vitória no que toca aos concorrentes Júnior. A encerrar o pódio, Luís Mota venceu dessa forma o Regional Norte e obteve mais um excelente resultado para as contas do Open de Ralis, onde já se sabe que a regularidade é um dos trunfos.
Também autor de uma boa prova, subindo de forma e ritmo consoante a época vai evoluíndo, Renato Pita foi o 4º classificado, deixando Ivo Nogueira um pouco mais atrás, ele que venceu as 2 Rodas Motrizes, naquele que foi um bom teste para o jovem piloto que milita no Campeonato de Portugal de Ralis.
As prestações famalicenses não foram positivas. No 25º lugar surgem os melhores representantes, neste caso a dupla da Macominho Sport, Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins. Sem preocupações ao nível do Desafio Modelstand, pois esta prova não era pontuável, as atenções da jovem piloto eram somente no que toca ao Júnior, onde foi a 4ª mais rápida. Mariana Neves de Carvalho não cometeu erros e teve no Peugeot 206 GTI um fiel aliado na conquista destes preciosos pontos para os objectivos finais.
Mais atrás terminou Guilherme Pereira, navegador do estreante Nuno Pombo, conseguíndo o 37º lugar final. Esta posição não espelha a prestação da dupla do Fiat Punto, pois uma saída de estrada comprometeu alguns lugares na tabela classificativa, depois de terem rodado em lugares mais acima. Ainda assim, uma bela estreia do piloto que contou com a preciosa ajuda do navegador famalicense neste rali, deixando boas perspectivas se a experiência se repetir.
Um dos famalicenses em bom nível, cumprindo os objectivos a que se comprometeu, Pedro Pereira levou de vencida a competição reservada aos Fiat Uno 45 R, o Troféu Fiat(e) em Nós. O piloto de Famalicão, navegado por Carlos Pinto, venceu todas as classificativas da competição que utiliza os pequenos carros italianos, deixando o seu mais directo perseguidor, Luís Delgado, a 43 segundos. Apesar da vitória, Pedro Pereira ficou arredado da conquista do troféu, pois Delgado sagrou-se em V. N. Cerveira o virtual vencedor.
No Troféu Fastbravo e logo atrás do vencedor Fábio Ribeiro, também um famalicense se apresentou em bom nível. Jorge Carvalho, co-piloto de Diogo Gago, somou um brilhante 2º lugar na competição dos Seat Marbella, chegando inclusivé a passar pelo comando, na fase intermédia da prova. A experiência do famalicense foi uma vez mais útil neste que é o primeiro ano de Gago nos ralis, conseguíndo desta feita efectivar o andamento demonstrado.
Quantos aos restantes, todos somaram abandonos. Ainda na fase matinal da prova, Nuno Pina/Sérgio Rocha abandonaram com problemas na caixa de velocidades do Peugeot 206 que utilizaram, uma unidade diferente da utilizada no Desafio. Também Jorge Carvalho Jr, navegador de António Rodrigues, deu por terminada a prova com o Peugeot 206 GTI fora da estrada na PEC 4, já depois de Duarte Costa, co-piloto de Luís Cambão, ter tido igual desfecho no Citroën Saxo Kit Car.
O pano do Rali V. N. Cerveira não cai sem se falar do caso do rali. Um Subaru Impreza N12 participou aos comandos da dupla Fernando Costa/Amadeu Pereira, sendo um carro de tracção total e ainda com homologação, pelo que se considera ter sido uma presença completamente ilegal. A prestação saldou-se com uma desistência já depois de completadas todas as especiais, situação particularmente conveniente, digamos. Dá a idéia que vale tudo e que estão todos de olhos fechados... e o Open está a padecer por isto.
Classificação Final
1º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI) - 39m50,3s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 21,4s
3º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 49,2s
4º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI), a 1m03,9s
5º Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën C2 R2 Max), a 1m16,4s
6º Tiago Almeida/Ricardo Matos (Mitsubishi Lancer III), a 2m08,3s
7º Ricardo Marques/Armando Veiga (Citroën C2 R2), a 2m13,5s
8º Paulo Silva/Sofia Mouta (BMW 325i), a 2m39,2s
9º José Carlos Figueiras/Marcos Fernandez (Renault Clio), a 2m40,9s
10º Juan Bugarin/Daniel Garcia (Citroën Saxo), a 2m55,3s
(...)
25º Mariana N. Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 6m16,9s
(...)
37º Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Fiat Punto HGT), a 7m58,7s
(...)
40º Pedro Pereira/Carlos Pinto (Fiat Uno 45R), a 8m52,1s
(...)
43º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 10m11,7s
NC - Marco Lazarino/Alberto Silva (Fiat Punto HGT) -- Ausência
NC - Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3) -- Despiste na PEC 1
NC - Luís Cambão/Duarte Costa (Citroën Saxo Kit Car) -- Despiste na PEC 2
NC - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI) -- Caixa de Velocidade na PEC 3
NC - António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) -- Despiste na PEC 4
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
Logo na Super Especial de abertura, a prova teve as suas primeiras incidências, com vários despistes, o último dos quais - de Paulo Azevedo - impediu que os restantes concorrentes, por sinal os teoricamente mais rápidos, tomassem parte da primeira especial. Quem ficou também de fora e igualmente por despiste foi o navegador famalicense Paulo Marques, com Luís Bastos, a terminarem com o BMW quase de rodas para o ar. Antes já se registara uma baixa na comitiva de pilotos famalicenses, devido à ausência de Alberto Silva, que estava inscritos como navegador de Marco Lazarino.
Assim, tudo se começou a decidir nas primeiras passagens de Domingo e Manuel Coutinho entrou ao ataque, perante uma tímida resposta de Fernando Peres. A tarefa de Coutinho ficou bem mais facilitado com o abandono do ex-campeão nacional, com problemas mecânicos no Ford Escort RS Cosworth, numa altura em que eram apenas dois os segundos que os separavam. A partir deste momento, o primeiro lugar estava entregue e com um Mitsubishi Lancer VI bastante colaborante, Manuel Coutinho elevou para três o número de vitórias nesta temporada.
Cada vez mais surpreendentes tem sido as prestações de Daniel Nunes. O jovem piloto aliou a rapidez com espectáculo e pode ser uma agradável surpresa até final do ano, pois o Mitsubishi Lancer VI que tripula pode catapulta-lo para outros voos. para já ficou com a vitória no que toca aos concorrentes Júnior. A encerrar o pódio, Luís Mota venceu dessa forma o Regional Norte e obteve mais um excelente resultado para as contas do Open de Ralis, onde já se sabe que a regularidade é um dos trunfos.
Também autor de uma boa prova, subindo de forma e ritmo consoante a época vai evoluíndo, Renato Pita foi o 4º classificado, deixando Ivo Nogueira um pouco mais atrás, ele que venceu as 2 Rodas Motrizes, naquele que foi um bom teste para o jovem piloto que milita no Campeonato de Portugal de Ralis.
As prestações famalicenses não foram positivas. No 25º lugar surgem os melhores representantes, neste caso a dupla da Macominho Sport, Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins. Sem preocupações ao nível do Desafio Modelstand, pois esta prova não era pontuável, as atenções da jovem piloto eram somente no que toca ao Júnior, onde foi a 4ª mais rápida. Mariana Neves de Carvalho não cometeu erros e teve no Peugeot 206 GTI um fiel aliado na conquista destes preciosos pontos para os objectivos finais.
Mais atrás terminou Guilherme Pereira, navegador do estreante Nuno Pombo, conseguíndo o 37º lugar final. Esta posição não espelha a prestação da dupla do Fiat Punto, pois uma saída de estrada comprometeu alguns lugares na tabela classificativa, depois de terem rodado em lugares mais acima. Ainda assim, uma bela estreia do piloto que contou com a preciosa ajuda do navegador famalicense neste rali, deixando boas perspectivas se a experiência se repetir.
Um dos famalicenses em bom nível, cumprindo os objectivos a que se comprometeu, Pedro Pereira levou de vencida a competição reservada aos Fiat Uno 45 R, o Troféu Fiat(e) em Nós. O piloto de Famalicão, navegado por Carlos Pinto, venceu todas as classificativas da competição que utiliza os pequenos carros italianos, deixando o seu mais directo perseguidor, Luís Delgado, a 43 segundos. Apesar da vitória, Pedro Pereira ficou arredado da conquista do troféu, pois Delgado sagrou-se em V. N. Cerveira o virtual vencedor.
No Troféu Fastbravo e logo atrás do vencedor Fábio Ribeiro, também um famalicense se apresentou em bom nível. Jorge Carvalho, co-piloto de Diogo Gago, somou um brilhante 2º lugar na competição dos Seat Marbella, chegando inclusivé a passar pelo comando, na fase intermédia da prova. A experiência do famalicense foi uma vez mais útil neste que é o primeiro ano de Gago nos ralis, conseguíndo desta feita efectivar o andamento demonstrado.
Quantos aos restantes, todos somaram abandonos. Ainda na fase matinal da prova, Nuno Pina/Sérgio Rocha abandonaram com problemas na caixa de velocidades do Peugeot 206 que utilizaram, uma unidade diferente da utilizada no Desafio. Também Jorge Carvalho Jr, navegador de António Rodrigues, deu por terminada a prova com o Peugeot 206 GTI fora da estrada na PEC 4, já depois de Duarte Costa, co-piloto de Luís Cambão, ter tido igual desfecho no Citroën Saxo Kit Car.
O pano do Rali V. N. Cerveira não cai sem se falar do caso do rali. Um Subaru Impreza N12 participou aos comandos da dupla Fernando Costa/Amadeu Pereira, sendo um carro de tracção total e ainda com homologação, pelo que se considera ter sido uma presença completamente ilegal. A prestação saldou-se com uma desistência já depois de completadas todas as especiais, situação particularmente conveniente, digamos. Dá a idéia que vale tudo e que estão todos de olhos fechados... e o Open está a padecer por isto.
Classificação Final
1º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI) - 39m50,3s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 21,4s
3º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 49,2s
4º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI), a 1m03,9s
5º Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën C2 R2 Max), a 1m16,4s
6º Tiago Almeida/Ricardo Matos (Mitsubishi Lancer III), a 2m08,3s
7º Ricardo Marques/Armando Veiga (Citroën C2 R2), a 2m13,5s
8º Paulo Silva/Sofia Mouta (BMW 325i), a 2m39,2s
9º José Carlos Figueiras/Marcos Fernandez (Renault Clio), a 2m40,9s
10º Juan Bugarin/Daniel Garcia (Citroën Saxo), a 2m55,3s
(...)
25º Mariana N. Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 6m16,9s
(...)
37º Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Fiat Punto HGT), a 7m58,7s
(...)
40º Pedro Pereira/Carlos Pinto (Fiat Uno 45R), a 8m52,1s
(...)
43º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 10m11,7s
NC - Marco Lazarino/Alberto Silva (Fiat Punto HGT) -- Ausência
NC - Luís Bastos/Paulo Marques (BMW M3) -- Despiste na PEC 1
NC - Luís Cambão/Duarte Costa (Citroën Saxo Kit Car) -- Despiste na PEC 2
NC - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI) -- Caixa de Velocidade na PEC 3
NC - António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI) -- Despiste na PEC 4
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
Sem comentários:
Enviar um comentário