O Circuito Algarve 1 marcou um ponto de alerta para a velocidade nacional. Com listas de inscritos bastante curtas, a emoção nas provas foi praticamente nula e é altura de soar o alarme. O conceito Racing Weekend pode ser engraçado e uma boa fórmula, mas não significa que seja o caminho que a nossa realidade necessite. César Machado e Luís Barros não foram felizes na jornada do Autódromo Internacional do Algarve.
O resumo do Campeonato de Portugal de Circuitos é muito breve e fácil de se fazer. O vencedor foi o mesmo nas duas corridas, José Monroy e o Mitsubishi Lancer IX, que não fez outra coisa a não ser passear no traçado algarvio. E se na primeira corrida, Nuno Batista e António João Silva lutaram pelo 2º lugar, já na segunda manga, os "adversários" de Monroy tratar de se envolver numa carambola na primeira curva e abandonaram todos. Sobrou Miguel Fontes, que viu o motor do Renault Clio ceder e portanto José Monroy foi o único a ver a bandeira de chegada.
César Machado esteve em nível elevado na 1ª corrida, obtendo o 4º lugar, vencendo a Categoria 3, contudo viu-se envolvido no acidente da corrida seguinte, com o seu Renault Clio a ficar bastante mal tratado. Contudo, o jovem famalicense ainda foi ao hospital do circuito, mas nada de grave se viria a confirmar, sendo apenas uma medida de precaução.
Classificação 1ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX)
2º Nuno Batista (SEAT Leon Supercopa)
3º António João Silva (SEAT Leon SCLR)
4º César Machado (Renault Clio RS 2000)
5º Miguel Fontes (Renault Clio RS 2000)
Classificação 2ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX)
2º Miguel Fontes (Renault Clio RS 2000)
No Campeonato de Portugal de Clássicos/Circuitos, o domínio foi dos homens dos Porsche, tal como haviam evidenciado nos treinos. Ribeirinho Soares foi quem brilhou no primeiro embate. O piloto do Porsche 930 não teve grandes dificuldades em levar de vencida, relegando Joaquim Jorge e José João Baptista para as demais posições do pódio. Já no segundo embate Ribeirinho Soares não esteve ao mesmo nível. O vencedor da primeira corrida teve de se contentar com o intermédio do pódio na tirada da tarde depois de ser batido por Carlos Filipe Santos (Porsche 911 RSR), isto enquanto Joaquim Jorge (Ford Escort RS) ficou na terceira posição. O piloto de Famalicão, Luís Barros, não conseguiu repetir as vitórias já conquistadas, contudo bem se pode dizer que não foi por falta de vontade. Se na 1ª manga, não foi além do 7º posto, já na 2ª as coisas seriam piores, pois numa luta travada com Joaquim Jorge, o piloto do Ford Escort RS que corre com as cores da AMOB foi colocado fora de pista. Desta forma, Barros caiu para o 3º lugar do campeonato, mas permanece em boas condições para chegar ao título.
Nas restantes competições presentes no espectacular circuito de Portimão, o Campeonato de Portugal de GT/SP teve na dupla César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS) os vencedores das duas corridas. Nos restantes lugares do pódio, ficaram José P. Fontes/Diogo Castro Santos (Aston Martin) e Patrick Cunha/José C. Ramos (Lamborghini Gallardo GT3), apesar de boa réplica dada. Na 2ª corrida, atrás da dupla do Audi, desta feita os lugares foram ocupados por António Nogueira/António Nogueira (Porsche 911 GT2) e Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Porsche 911 GT3).
Falta apenas referir as duas corridas dos Clássicos 1300, que conheceram dois vencedores. Na primeira corrida, João Ramos (Toyota Starlet) partiu da pole e soube tirar partido dessa posição. Começou a ganhar vantagem, mas uma penalização de 25 segundos por exceder a velocidade nas boxes retirou-lhe o triunfo, relegando-o para o 3º posto. Alexendre Beirão com o Alfa Romeo foi o vencedor na frente de Vitor Araújo num Datsun 1200. Na segunda corrida, João Ramos pôde repetir o domínio, e desta vez com a correspondente vitória. Rui Azevedo (Ford Escort) foi 2º e Vitor Araújo repetiu o 3º posto, mas desta vez sem promoções ao lugar acima.
Resta esperar melhores ventos para os lados da velocidade, talvez com a novidade do Troféu Ford Transit haja maior emoção, porque com os campeonato nacionais a tarefa não está fácil. Uma nota ainda para o facto de não exisitirem classificações disponíveis...
Fotos: Pedro Contente (Sportmotores)
O resumo do Campeonato de Portugal de Circuitos é muito breve e fácil de se fazer. O vencedor foi o mesmo nas duas corridas, José Monroy e o Mitsubishi Lancer IX, que não fez outra coisa a não ser passear no traçado algarvio. E se na primeira corrida, Nuno Batista e António João Silva lutaram pelo 2º lugar, já na segunda manga, os "adversários" de Monroy tratar de se envolver numa carambola na primeira curva e abandonaram todos. Sobrou Miguel Fontes, que viu o motor do Renault Clio ceder e portanto José Monroy foi o único a ver a bandeira de chegada.
César Machado esteve em nível elevado na 1ª corrida, obtendo o 4º lugar, vencendo a Categoria 3, contudo viu-se envolvido no acidente da corrida seguinte, com o seu Renault Clio a ficar bastante mal tratado. Contudo, o jovem famalicense ainda foi ao hospital do circuito, mas nada de grave se viria a confirmar, sendo apenas uma medida de precaução.
Classificação 1ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX)
2º Nuno Batista (SEAT Leon Supercopa)
3º António João Silva (SEAT Leon SCLR)
4º César Machado (Renault Clio RS 2000)
5º Miguel Fontes (Renault Clio RS 2000)
Classificação 2ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer Evo IX)
2º Miguel Fontes (Renault Clio RS 2000)
No Campeonato de Portugal de Clássicos/Circuitos, o domínio foi dos homens dos Porsche, tal como haviam evidenciado nos treinos. Ribeirinho Soares foi quem brilhou no primeiro embate. O piloto do Porsche 930 não teve grandes dificuldades em levar de vencida, relegando Joaquim Jorge e José João Baptista para as demais posições do pódio. Já no segundo embate Ribeirinho Soares não esteve ao mesmo nível. O vencedor da primeira corrida teve de se contentar com o intermédio do pódio na tirada da tarde depois de ser batido por Carlos Filipe Santos (Porsche 911 RSR), isto enquanto Joaquim Jorge (Ford Escort RS) ficou na terceira posição. O piloto de Famalicão, Luís Barros, não conseguiu repetir as vitórias já conquistadas, contudo bem se pode dizer que não foi por falta de vontade. Se na 1ª manga, não foi além do 7º posto, já na 2ª as coisas seriam piores, pois numa luta travada com Joaquim Jorge, o piloto do Ford Escort RS que corre com as cores da AMOB foi colocado fora de pista. Desta forma, Barros caiu para o 3º lugar do campeonato, mas permanece em boas condições para chegar ao título.
Nas restantes competições presentes no espectacular circuito de Portimão, o Campeonato de Portugal de GT/SP teve na dupla César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS) os vencedores das duas corridas. Nos restantes lugares do pódio, ficaram José P. Fontes/Diogo Castro Santos (Aston Martin) e Patrick Cunha/José C. Ramos (Lamborghini Gallardo GT3), apesar de boa réplica dada. Na 2ª corrida, atrás da dupla do Audi, desta feita os lugares foram ocupados por António Nogueira/António Nogueira (Porsche 911 GT2) e Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Porsche 911 GT3).
Falta apenas referir as duas corridas dos Clássicos 1300, que conheceram dois vencedores. Na primeira corrida, João Ramos (Toyota Starlet) partiu da pole e soube tirar partido dessa posição. Começou a ganhar vantagem, mas uma penalização de 25 segundos por exceder a velocidade nas boxes retirou-lhe o triunfo, relegando-o para o 3º posto. Alexendre Beirão com o Alfa Romeo foi o vencedor na frente de Vitor Araújo num Datsun 1200. Na segunda corrida, João Ramos pôde repetir o domínio, e desta vez com a correspondente vitória. Rui Azevedo (Ford Escort) foi 2º e Vitor Araújo repetiu o 3º posto, mas desta vez sem promoções ao lugar acima.
Resta esperar melhores ventos para os lados da velocidade, talvez com a novidade do Troféu Ford Transit haja maior emoção, porque com os campeonato nacionais a tarefa não está fácil. Uma nota ainda para o facto de não exisitirem classificações disponíveis...
Fotos: Pedro Contente (Sportmotores)
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