Aqui bem perto de Famalicão, disputou-se no último fim de semana a Rampa da Penha, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha, naquela que foi a primeira visita ao traçado vimaranense esta temporada. A vitória foi para João Fonseca, que repete assim o triunfo do Caramulo, numa prova em que os famalicenses estiveram em bom número.
João Fonseca mostrou-se em Guimarães com um ritmo muito forte e desde logo assumiu-se como candidato ao triunfo, embora nos treinos tenha sido Paulo Ramalho a impôr o seu Juno SSE. Logo na 1ª Subida, Ramalho desiste e dessa forma deixa o piloto do Silvercar um pouco mais confortável e liberto da pressão. Nas restantes subidas, João Fonseca rubricou os cronos mais rápidos, embora sempre com vantagem ligeira sobre o adversário. O 2º lugar satisfaz Paulo Ramalho que permanece na liderança do campeonato, sendo que um triunfo na próxima prova lhe garante o título.
Cada vez mais adaptado ao BRC e às provas de montanha, Tiago Reis concluiu a prova do Demoporto na 3ª posição. O piloto famalicense ainda não tem o ritmo necessário para discutir a vitória, mas faz da regularidade um ponto forte e continua a somar bons resultados neste seu primeiro ano no Campeonato de Portugal de Montanha.
Aproveitando a ausência de António Nogueira e do imponente Porsche 911 GT2, Joaquim Teixeira foi o vencedor da Categoria 1, depois de uma animada luta com Mário Barbosa e João Barros, ambos em Citroën Saxo Kit Car. O piloto do Seat Leon Supercopa foi sempre mais rápido do que os adversários, contudo as diferenças foram muito curtas e não permitam grande gestão por parte de Teixeira.
Em bom nível esteve, como habitual, Martine Pereira, que está cada vez mais perto de revalidar o título nos Clássicos. O famalicense teve a tarefa dificultada com a presença de José Silvino Pires, em Ford Escort RS, que deu um ar de sua graça na derradeira subida, mas no entanto incapaz de ultrapassar o piloto do Lola T70. Martine Pereira efectuou dois cronos bastante rápidos e com isso concluiu a Rampa da Penha na 7ª posição absoluta e com nova vitória entre os Clássicos.
Boa prestação também para Luís Silva, piloto famalicense que tripula um BMW 320is. Com subidas muito equiparadas, foi um tempo canhão de Bruno Silva, em Honda S2000, logo na subida inaugural que impediu que Luís Silva triunfasse entre os VSH, contentando-se com o 2º posto e o 18º em termos absolutos, sendo que nas restantes subidas superou sempre o seu adversário.
Igualmente presente esteve Rui Amorim, como sempre aos comandos do Citroën Ax Sport. O piloto de Famalicão foi o mais rápido na Taça de Portugal de Montanha, depois de três subidas bastante equilibradas, sendo que dificilmente o resultado seria melhor face a competitividade do carro.
Um pouco mais atrás e voltando ao volante do Opel 1604 SR, Rui Raimundo foi melhorando a sua prestação ao longo do decorrer da prova, depois de uma 1ª Subida aquém do que esperava. O jovem piloto famalicense terminou esta rampa no 7º posto entre os Clássicos, vencendo a Classe 9.
Apesar de se ter classificado em virtude dos tempos averbados nas duas primeiras subidas, sendo que na 1ª nem tudo correu como esperado, Jorge Costa foi vítima de um aparatoso despiste na derradeira tentativa de melhorar os seus tempos. O piloto do Datsun 1200 saiu ileso, contudo a viatura ficou algo mal tratada, obrigando mesmo à paragem da prova para a remover. Apesar deste desfecho, o famalicense terminaria como 9º classificado entre os Clássicos.
Classificação Final
1º João Fonseca (SilverCar CM08) - 3m01,008s
2º Paulo Ramalho (Juno SSE), a 1,429s
3º Tiago Reis (BRC CM02), a 12,277s
4º Joaquim Teixeira (Seat Leon SuperCopa), a 19,186s (1º C1)
5º Mário Barbosa (Citroën Saxo Kit Car), a 19,777s
6º João Barros (Citroën Saxo Kit Car), a 20,028s
7º Martine Pereira (Lola T70), a 20,107s (1º C3)
8º José Silvino Pires (Ford Escort RS), a 21,171s
9º Nuno Guimarães (Mazda MX5), a 26,385s
10º Carlos Pires (Renault Clio Cup), a 29,789s
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18º Luís Silva (BMW 320is), a 39,039s
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28º Rui Amorim (Citroën Ax Sport), a 55,826s (1º Taça)
29º Rui Raimundo (Opel 1604 SR), a 55,982s
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35º Jorge Costa (Datsun 1200), a 1m22,068s
Fotos: Oficiais e Paulo Duarte (Motores Magazine)
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