16 setembro 2011

Nacional de Ralis entra na fase das decisões

Cumprida que está a primeira fase do Campeonato de Portugal de Ralis e já disputadas as duas provas insulares que marcam a altura do Verão, eis que a recta final se aproxima, com a realização do Rali Centro de Portugal, o  antepenúltimo confronto da época, onde pode haver já fumo branco no que toca ao título absoluto. A Taça de Portugal e o Regional Centro "engordam" de alguma forma a lista dos participantes da prova do Clube Automóvel da Marinha Grande.

PROVA: Rali Centro de Portugal
DATA: 16 e 17 de Setembro
ORGANIZADOR: Clube Automóvel da Marinha Grande
PONTUÁVEL:
- Campeonato de Portugal de Ralis
- Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM
- Taça de Portugal de Ralis
- Campeonato Regional de Ralis/Centro
- Taça de Portugal de Clássicos/Ralis
QUILOMETRAGEM: 109,06 kms de PEC'S, num total de 325,71 kms
INFORMAÇÕES: MAPAS / ACESSOS / LISTA DE INSCRITOS / TEMPOS ONLINE

HORÁRIO
Sábado - 17 de Setembro
09h00 - Partida (Marinha Grande)
09h10 - Assistência (Estádio Municipal)
10h00 - PEC 1 - Caranguejeira 1 (7,70 kms)
10h30 - PEC 2 - Matas/Espite 1 (12,63 kms)
11h00 - Reagrupamento (Caranguejeira)
11h30 - PEC 3 - Caranguejeira 2
12h00 - PEC 4 - Matas/Espite 2
12h50 - Reagrupamento (Marinha Grande)
13h50 - Assistência (Estádio Municipal)
15h00 - PEC 5 - Carnide 1 (7,70 kms)
15h30 - PEC 6 - Mata Mourisca 1 (16,50 kms)
16h00 - Reagrupamento (Palha Carga)
16h30 - PEC 7 - Carnide 2
17h00 - PEC 8 - Mata Mourisca 2
18h00 - Reagrupamento (Marinha Grande)
18h30 - Assistência (Estádio Municipal)
19h20 - PEC 9 - Canto do Ribeiro 1 (6,50 kms)
19h50 - Reagrupamento (Marinha Grande)
20h00 - Assistência (Estádio Municipal)
20h30 - PEC 10 - Canto do Ribeiro 2
20h50 - Reagrupamento (São Pedro de Moel)
21h30 - PEC 11 - Super Especial 1 (3,50 kms)
21h50 - Reagrupamento (São Pedro de Moel)
22h00 - PEC 12 - Super Especial 2
22h30 - Assistência (Marinha Grande)
23h00 - Chegada (Marinha Grande)

O RALI EM 60 SEGUNDOS:
- Rali praticamente novo, apenas utiliza uma especial igual, com outras a utilizar percursos já utilizados em edições anteriores.
- Super Especial não é mais do que a estrada nacional que liga S. Pedro de Moel até à Marinha Grande.
- Regresso de Bernardo Sousa ao Campeonato Portugal de Ralis, contudo sem pontuar.
- Prevê-se um dia ameno de sol, sem qualquer previsão de chuva.
- Ricardo Moura pode sair da Marinha Grande com o título absoluto.
- Prova delineada em apenas um dia, tal como acontecia antigamente, num esquema que favorece os adeptos, que podem assistir à quase totalidade do rali.
- Rali apenas divulgado dois dias antes dos reconhecimentos, não permitindo os "treinos ilegais".

EQUIPAS FAVORITAS À VITÓRIA
1 - Bernardo Sousa/Paulo Babo (Ford Fiesta S2000) - O campeão nacional em título regressa esporadicamente ao Nacional, com o objectivo de manter o ritmo para as provas que restam do Mundial de Ralis. Será também a oportunidade do jovem madeirense limpar a má imagem deixada na última edição da prova, onde ficou de fora logo no Shakedown, depois de um despiste.

2 - Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer IX) - Liderando o Nacional, o açoreano pode garantir o título já nesta prova, mas para tal não depende só de si, precisando de uma conjugação de resultados dos adversários. A pressão não está do seu lado, pois mesmo não vencendo, continuará como sendo o maior favorito ao primeiro lugar no final da época.

3 - Vítor Lopes/Hugo Magalhães (Subaru Impreza) - O piloto de Vizela sente-se mais à vontade nos pisos de terra, onde inclusivé já venceu esta temporada, mas a sua experiência é um trunfo nesta prova. Será o principal interessado em contrariar Moura para almejar ainda o título nacional.

4 - Vítor Pascoal/Luís Ramalho (Mitsubishi Lancer X) - O carro não tem correspondido da forma que o piloto quer e os resultados não tem sido tão satisfatórios, pelo que necessita de uma vitória para se relançar na rota do título.

5 - Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer IX) - Outro piloto que não tem tido a sorte do seu lado e por isso encontra-se relegado da luta pelo campeonato. No entanto, por diversas vezes demonstrou capacidade para se imiscuir na discussão pelas vitórias, num rali onde brilhou na época passada.

EQUIPAS OUTSIDERS
6 - Paulo Antunes/Alberto Oliveira (Citroën C2 R2 Max) - Líder até ao momento do CPR2, terá de gerir a vantagem que possui para voltar a conquistar o título conseguído em 2009. Com um carro novo, a experiência será fulcral no seu objectivo.

8 - Frederico Gomes/Luís Cavaleiro (Citroën C2 R2 Max) - Um piloto que tem nesta prova um rol de bons resultados e que por isso tem aspirações aos lugares cimeiros do CPR2, bem como do Citroën Trophy.

9 - Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën DS3 R3T) - O jovem piloto tem feito tudo para se adaptar ao máximo ao carro, fazendo vários ralis ao longo da temporada para ter o ritmo necessário para lutar pelas vitórias no CPR2.

10 - Pedro Meireles/Mário Castro (Mitsubishi Lancer X) - Trocado o Subaru pelo Mitsubishi, os resultados ainda não apareceram de forma positiva, contudo a espaços o piloto vimaranense já demonstrou que é capaz de lutar pelos lugares cimeiros da geral.

14 - Hugo Mesquita/Nuno Rodrigues da Silva (Renault Clio R3) - O jovem piloto prossegue a adaptação aos ralis continentais, desta feita aos comandos de um Renault, deixando o Citroën DS3 parado, tentando alcançar um resultado positivo e que traga a motivação necessária para o que resta do ano.

EQUIPAS FAMALICENSES
7 - João Silva/José Janela (Renault Clio R3) - Com um ano surpreendente na sua estreia no Nacional a tempo inteiro, o jovem madeirense, como habitualmente navegado pelo famalicense José Janela, quer vencer no CPR2 e com isso encurtar a distância para a liderança, onde espera estar no final do ano.

17 - Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max) - Ausentes na última prova do CPR2, esta dupla volta aos ralis com o intuito de tentar chegar-se aos lugares cimeiros, apesar de já longe da discussão do título, um bom resultado pode marcar o que resta da temporada.

18 - Miguel Barbosa/Rui Raimundo (Mitsubishi Lancer IX) - Depois de várias participações e vitórias em provas extra, a jovem dupla de Famalicão apresenta-se pela primeira vez num rali do Nacional, estreando ainda esta viatura em pisos de asfalto. A aprendizagem e chegar ao fim são os objectivos definidos.

22 - Renato Pita/Jorge Carvalho Jr (Mitsubishi Lancer VII) - São os segundos concorrentes da Taça de Portugal, com o piloto a optar pelo jovem famalicense nesta prova, onde se apresenta como candidato ao triunfo, algo que alimenta o objectivo de chegar à liderança da tabela classificativa.

29 - Hugo Lopes/Alberto Silva (Mitsubishi Lancer VI) - Cumprem o segundo rali da temporada, depois de uma curta aparição em Vila Verde. Com o objectivo de rodar e efectuar quilometros, se tudo correr bem a nível mecânico, terão boas chances de um bom resultado.

31 - Pedro Matias/Sérgio Rocha (Abarth 500) - O navegador famalicense substitui o habitual navegador deste piloto, num carro que surgiu apenas este ano em Portugal e que terá o primeiro teste de comparação como os principais animadores do CPR2

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