O espectáculo esteve garantido e nem um furo abaixo das expectativas, mas este Rali de Vila Verde foi bastante confuso em termos de vencedores e mesmo de competições. Para a história fica a primeira vitória de Mex Machado dos Santos e do seu Porsche 911 GT3... e de Paulo Antunes.
O número 2 explica bem o que se passou neste rali. Houve dois vencedores, houve duas provas extra, houve dois dias de prova, houve dois GT's, num rali do Campeonato de Portugal de Ralis... 2, o já famoso CPR2. Ainda antes do rali começar, já muita "tinta" se fazia correr, com os pilotos inclusivé a correrem sob protesto, devido à taxa que foi preciso pagar para efectuar o Shakedown (no Circuito Vasco Sameiro...!!!), bem como pela diferenciação nos preços da inscrição.
Bem, passando ao filme da prova, Mex Machado dos Santos cedo se adiantou na frente, notando-se uma evolução do Porsche 911 em relação ao final da temporada passada. no primeiro dia, Mex apenas permitu a Paulo Antunes vencer a Super Especial, o que resume o sucedido ao longo do dia de Sábado, com o piloto do Porsche a terminar com uma vantagem de quase 1 minuto.
Paulo Antunes era o seu mais directo perseguidor, preocupando-se sobretudo em manter longe de si os seus adversários nos 2 Litros e não José Pedro Fontes que se centrava exclusivamente na adaptação ao potente Aston Martin DBRS9, um verdadeiro colosso nas estradas minhotas.
O dia de Domingo trouxe alguma chuva e nevoeiro, contudo Mex Machado dos Santos mantinha-se descansado e sereno no comando das operações, preferindo um ritmo mais calmo e que lhe permitisse chegar à vitória sem contratempos, ainda assim somando mais quatro vitórias em especiais.
Paulo Antunes também pasosu o 2º dia a gerir o andamento dos seus perseguidores nos 2 Litros, nomeadamente Manuel Inácio, com o navegador famalicense Jorge Carvalho, que nunca conseguiu aproximar-se a ponto de atacar o piloto do Citroën. Manuel Inácio ainda aspirou ao 3º lugar da geral, pois José Pedro Fontes furou no derradeiro troço, porém manteve-se no pódio por apenas 0,4 segundos.
Um pouco mais atrás e a assistir de camarote a tudo ficou Carlos Matos, com o co-piloto de Famalicão, Vasco Ferreira, que levaram o Renault Clio S1600 até à 5ª posição asboluta. Se no primeiro dia ainda rodaram em 4º, mesmo que por pouco tempo, bem perto de Inácio, já no derradeiro nunca conseguiram acompanhar o ritmo diabólico do piloto do Renault Clio R3.
Uma referência para os abandonos de Pedro Leal, com problemas de embraiagem no Fiat Stilo Multijet, embora desde cedo que abandonou a luta pelos lugares cimeiros, em virtude de outros contratempos. Também desistiram Martinho Ribeiro o famalicense Paulo Marques, com problemas mecânicos no Renault Clio R3, assim como Marcos Gonçalves e o navegador de Famalicão, Guilherme Pereira, com a quebra do motor do Skoda Fabia TDI, tudo isto no primeiro dia de prova.
Na Prova Extra que acompanhava todas as classificativas do CPR2, a vitória foi para o espanhol Manuel Carrera (Mitsubishi Lancer VIII), enquanto que na Prova Extra que apenas efectuava as primeiras passagens, foi Manuel Ferreira (Mitsubishi Lancer VI) quem triunfou.
Classificação Final CPR2
1º Mex Machado dos Santos/Sérgio Paiva (Porsche 911 GT3) -- 01h09m29,7s
2º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2 R2 Max) - a 1m28,2s (1º CPR 2L/2RM)
3º José Pedro Fontes/António Costa (Aston Martin DBRS9) - a 1m56,3s
4º Manuel Inácio/Jorge Carvalho (Renault Clio R3) - a 1m56,7s
5º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 3m32,9s
6º Frederico Gomes/Jorge Amorim (Citroën C2 R2 Max) - a 3m58,4s
7º F. Barros Leite/Luís Ramalho (Seat Leon TDI) - a 5m49,5s
8º Armando Oliveira/Joaquim Duarte (Citroën C2 R2 Max) - a 7m03,3s
9º Manuel Carrera/Laura Emetero (Mitsubishi Lancer VIII) - a 8m46,9s (1º Extra)
10º Juan Bugarin/Daniel Garcia (Citroën Saxo) - a 8m51,7s
A próxima prova do Nacional de Ralis é o Rali Vinho Madeira, contando igualmente para o IRC, marcado para os dias 30 e 31 de Julho, terminando a 1 de Agosto.
Fotos: DC Photorally
O número 2 explica bem o que se passou neste rali. Houve dois vencedores, houve duas provas extra, houve dois dias de prova, houve dois GT's, num rali do Campeonato de Portugal de Ralis... 2, o já famoso CPR2. Ainda antes do rali começar, já muita "tinta" se fazia correr, com os pilotos inclusivé a correrem sob protesto, devido à taxa que foi preciso pagar para efectuar o Shakedown (no Circuito Vasco Sameiro...!!!), bem como pela diferenciação nos preços da inscrição.
Bem, passando ao filme da prova, Mex Machado dos Santos cedo se adiantou na frente, notando-se uma evolução do Porsche 911 em relação ao final da temporada passada. no primeiro dia, Mex apenas permitu a Paulo Antunes vencer a Super Especial, o que resume o sucedido ao longo do dia de Sábado, com o piloto do Porsche a terminar com uma vantagem de quase 1 minuto.
Paulo Antunes era o seu mais directo perseguidor, preocupando-se sobretudo em manter longe de si os seus adversários nos 2 Litros e não José Pedro Fontes que se centrava exclusivamente na adaptação ao potente Aston Martin DBRS9, um verdadeiro colosso nas estradas minhotas.
O dia de Domingo trouxe alguma chuva e nevoeiro, contudo Mex Machado dos Santos mantinha-se descansado e sereno no comando das operações, preferindo um ritmo mais calmo e que lhe permitisse chegar à vitória sem contratempos, ainda assim somando mais quatro vitórias em especiais.
Paulo Antunes também pasosu o 2º dia a gerir o andamento dos seus perseguidores nos 2 Litros, nomeadamente Manuel Inácio, com o navegador famalicense Jorge Carvalho, que nunca conseguiu aproximar-se a ponto de atacar o piloto do Citroën. Manuel Inácio ainda aspirou ao 3º lugar da geral, pois José Pedro Fontes furou no derradeiro troço, porém manteve-se no pódio por apenas 0,4 segundos.
Um pouco mais atrás e a assistir de camarote a tudo ficou Carlos Matos, com o co-piloto de Famalicão, Vasco Ferreira, que levaram o Renault Clio S1600 até à 5ª posição asboluta. Se no primeiro dia ainda rodaram em 4º, mesmo que por pouco tempo, bem perto de Inácio, já no derradeiro nunca conseguiram acompanhar o ritmo diabólico do piloto do Renault Clio R3.
Uma referência para os abandonos de Pedro Leal, com problemas de embraiagem no Fiat Stilo Multijet, embora desde cedo que abandonou a luta pelos lugares cimeiros, em virtude de outros contratempos. Também desistiram Martinho Ribeiro o famalicense Paulo Marques, com problemas mecânicos no Renault Clio R3, assim como Marcos Gonçalves e o navegador de Famalicão, Guilherme Pereira, com a quebra do motor do Skoda Fabia TDI, tudo isto no primeiro dia de prova.
Na Prova Extra que acompanhava todas as classificativas do CPR2, a vitória foi para o espanhol Manuel Carrera (Mitsubishi Lancer VIII), enquanto que na Prova Extra que apenas efectuava as primeiras passagens, foi Manuel Ferreira (Mitsubishi Lancer VI) quem triunfou.
Classificação Final CPR2
1º Mex Machado dos Santos/Sérgio Paiva (Porsche 911 GT3) -- 01h09m29,7s
2º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2 R2 Max) - a 1m28,2s (1º CPR 2L/2RM)
3º José Pedro Fontes/António Costa (Aston Martin DBRS9) - a 1m56,3s
4º Manuel Inácio/Jorge Carvalho (Renault Clio R3) - a 1m56,7s
5º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 3m32,9s
6º Frederico Gomes/Jorge Amorim (Citroën C2 R2 Max) - a 3m58,4s
7º F. Barros Leite/Luís Ramalho (Seat Leon TDI) - a 5m49,5s
8º Armando Oliveira/Joaquim Duarte (Citroën C2 R2 Max) - a 7m03,3s
9º Manuel Carrera/Laura Emetero (Mitsubishi Lancer VIII) - a 8m46,9s (1º Extra)
10º Juan Bugarin/Daniel Garcia (Citroën Saxo) - a 8m51,7s
A próxima prova do Nacional de Ralis é o Rali Vinho Madeira, contando igualmente para o IRC, marcado para os dias 30 e 31 de Julho, terminando a 1 de Agosto.
Fotos: DC Photorally
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