Tudo regressou à "normalidade" no Rali do Porto, isto é, Bruno Magalhães voltou às vitórias, depois de dois ralis recheados de contratempos, vencendo a prova fafense sem margem para dúvidas. Quanto à presença famalicense, saldou-se positivamente, com bons resultados e poucas desistências registadas.
Debaixo de imensa chuva, nos pisos enlameados de Fafe, Bruno Magalhães não teve adversários que contrariassem a sua vitória, ainda que tenha visto Vítor Pascoal escrever por duas vezes o seu nome na lista de vencedores de especiais. O campeão nacional em título assumiu que entrou com bastantes cautelas, até porque o campeonato está numa fase crucial e Bruno Magalhães já viu pontos preciosos fugirem-lhe nos últimos ralis.
Ainda na fase matinal, o piloto da Peugeot Portugal estabeleceu uma boa vantagem para Pascoal, permitindo gerir o andamento na parte da tarde, evitando assim correr riscos desnecessários. Dessa forma, Vítor Pascoal ainda venceu algumas especiais, contudo foi insuficiente para aspirar à vitória, juntando importantes pontos para as contas do campeonato, onde lidera destacadamente.
No 3º posto colocou-se Fernando Peres, que desta forma venceu entre a Produção, num rali em que se mostrou bastante motivado e com um andamento acima do demonstrado em outras provas recentes.
Incapazes de chegar perto de Peres, Adruzilo Lopes e o famalicense José Janela alcançaram o 4º lugar final, um bom resultado que os relança a nível do Agrupamento de Produção, quebrando assim o azar que os vinha a perseguir ultimamente. Mas nem tudo foi fácil para a dupla do Subaru Impreza WRX, pois primeiramente forma problemas de ALS e depois foi um toque que recuou uma roda, contratempos que justificam o facto de não terem andado na luta pela vitória do Grupo N.
A fechar o lote dos cinco mais rápidos ficou Vítor Lopes com o navegador de Famalicão, Alberto Silva ao seu lado. O regressado piloto não acusou falta de ritmo nem se fez rogado nos pisos enlameados e efectuou um excelente rali, com passagens verdadeiramente espectaculares, sendo que a ausência de pressão para obter resultados pode ter sido um dos factores para o 5º lugar final. A ver vamos se agora Vítor Lopes continua assiduamente no campeonato ou se volta a arrumar o Subaru Impreza WRX na garagem.
Ainda dentro do Top-10, terminou a dupla de Famalicão, Pedro Rodrigues/Daniel Araújo, que foram os 9ºs colocados, não indo além do 6º posto no Agrupamento de Produção, posição que ainda assim lhes permite manter a liderança do campeonato. Sem correr riscos de maior e perante uma concorrência bem melhor equipada, o resultado final é o possível após um rali sem grandes sobressaltos, embora seja legítimo esperar um pouco mais dos famalicenses do Subaru Impreza WRX.
Já forra dos dez mais rápidos, ficou o navegador famalicense Vasco Ferreira, como sempre com Carlos Matos no Renault Clio S1600. Ainda assim, o 2º lugar entre as 2 Rodas Motrizes foi um resultado inesperado face às expectativas iniciais, numa prova bastante cautelosa, onde sentiram muitas dificuldades de tracção e assim foi impossível discutir a vitória com Paulo Antunes, que esteve verdadeiramente imparável neste campeonato. No entanto, o triunfo do piloto do Citroën C2 R2 Max ficou facilitado com o abandono de Pedro Leal, com problemas de embraiagem e o atraso de Barros Leite, que parou para ajudar a apagar um princípio de incêndio no carro de Manuel Inácio e do famalicense Jorge Carvalho Jr., e foi vítima de uma saída de estrada na derradeira especial. Ainda no CPR2, João Fernando Ramos, com Jorge Carvalho, o experiente navegador de Famalicão, não foi além do 5º lugar, que se traduziu no 14º lugar final, queixando-se da dificuldade em transpôr o terreno.
No rol das desistências e para além dos já referidos, figurou a dupla famalicense José Pedro Miranda/Justino Reis, que deram por terminada a sua prova no parque de assistência no final da manhã, com problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer VIII, num rali que serviu de adaptação à nova viatura que utilizará em diante.
Quanto à Prova Extra, foi ganha naturalmente e sem discussões por Luís Mota, secundado por Jorge Leite e por Arturo Cota. A presença famalicense resumiu-se ao navegador Paulo Marques, que com Luís Bastos, terminou no 4º lugar, não sem antes terem uma pequena saída de estrada e ao piloto homónimo Paulo Marques, com João Peixoto, que com o Seat Marbella foram 9ºs, num rali com alguns problemas, nomeadamente um furo e a perda dos travões no último troço.
Classificação Geral
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h15m42,1s
2º Vitor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000) - a 35,7s
3º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX) - a 1m42,9s
4º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza N14) - a 2m25,3s
5º Vitor Lopes/Alberto Silva (Subaru Impreza WRX) - a 2m59,3s
6º Ricardo Moura/Paulo Fiuza (Mitsubishi Lancer IX) - a 4m43,2s
7º Nuno Barroso Pereira/Nuno Rodrigues da Silva (Subaru Impreza N14) - a 5m31,6s
8º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2 R2 Max) - a 5m35,9s
9º Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (Subaru Impreza WRX) - a 7m06,6s
10º Carlos Costa/Alberto Oliveira (Mitsubishi Lancer VIII) - a 7m26,7s
11º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 11m31,0s
(...)
14º João Fernando Ramos/Jorge Carvalho (Renault Clio RS) - a 20m38,2s
Classificação CPR
1º Vitor Pascoal (37 pts)
2º Bruno Magalhães (30 pts)
3º Fernando Peres (26 pts)
4º Pedro Rodrigues (20 pts)
5º Ricardo Moura (20 pts)
A próxima prova do Nacional de Ralis é o Rali Vinho Madeira, que marca a passagem para a fase de asfalto, estando marcada para o início de Agosto. Até lá, tem lugar ainda o Rali Vila Verde, pontuável apenas para o Campeonato das 2 Rodas Motrizes.
Estarão disponíveis mais fotos em breve, que devido a um problema técnico não é possível tê-las já online, até lá pode visualizar os vídeos postos ao dispôr pelas Imagens Armando Leitão.
Debaixo de imensa chuva, nos pisos enlameados de Fafe, Bruno Magalhães não teve adversários que contrariassem a sua vitória, ainda que tenha visto Vítor Pascoal escrever por duas vezes o seu nome na lista de vencedores de especiais. O campeão nacional em título assumiu que entrou com bastantes cautelas, até porque o campeonato está numa fase crucial e Bruno Magalhães já viu pontos preciosos fugirem-lhe nos últimos ralis.
Ainda na fase matinal, o piloto da Peugeot Portugal estabeleceu uma boa vantagem para Pascoal, permitindo gerir o andamento na parte da tarde, evitando assim correr riscos desnecessários. Dessa forma, Vítor Pascoal ainda venceu algumas especiais, contudo foi insuficiente para aspirar à vitória, juntando importantes pontos para as contas do campeonato, onde lidera destacadamente.
No 3º posto colocou-se Fernando Peres, que desta forma venceu entre a Produção, num rali em que se mostrou bastante motivado e com um andamento acima do demonstrado em outras provas recentes.
Incapazes de chegar perto de Peres, Adruzilo Lopes e o famalicense José Janela alcançaram o 4º lugar final, um bom resultado que os relança a nível do Agrupamento de Produção, quebrando assim o azar que os vinha a perseguir ultimamente. Mas nem tudo foi fácil para a dupla do Subaru Impreza WRX, pois primeiramente forma problemas de ALS e depois foi um toque que recuou uma roda, contratempos que justificam o facto de não terem andado na luta pela vitória do Grupo N.
A fechar o lote dos cinco mais rápidos ficou Vítor Lopes com o navegador de Famalicão, Alberto Silva ao seu lado. O regressado piloto não acusou falta de ritmo nem se fez rogado nos pisos enlameados e efectuou um excelente rali, com passagens verdadeiramente espectaculares, sendo que a ausência de pressão para obter resultados pode ter sido um dos factores para o 5º lugar final. A ver vamos se agora Vítor Lopes continua assiduamente no campeonato ou se volta a arrumar o Subaru Impreza WRX na garagem.
Ainda dentro do Top-10, terminou a dupla de Famalicão, Pedro Rodrigues/Daniel Araújo, que foram os 9ºs colocados, não indo além do 6º posto no Agrupamento de Produção, posição que ainda assim lhes permite manter a liderança do campeonato. Sem correr riscos de maior e perante uma concorrência bem melhor equipada, o resultado final é o possível após um rali sem grandes sobressaltos, embora seja legítimo esperar um pouco mais dos famalicenses do Subaru Impreza WRX.
Já forra dos dez mais rápidos, ficou o navegador famalicense Vasco Ferreira, como sempre com Carlos Matos no Renault Clio S1600. Ainda assim, o 2º lugar entre as 2 Rodas Motrizes foi um resultado inesperado face às expectativas iniciais, numa prova bastante cautelosa, onde sentiram muitas dificuldades de tracção e assim foi impossível discutir a vitória com Paulo Antunes, que esteve verdadeiramente imparável neste campeonato. No entanto, o triunfo do piloto do Citroën C2 R2 Max ficou facilitado com o abandono de Pedro Leal, com problemas de embraiagem e o atraso de Barros Leite, que parou para ajudar a apagar um princípio de incêndio no carro de Manuel Inácio e do famalicense Jorge Carvalho Jr., e foi vítima de uma saída de estrada na derradeira especial. Ainda no CPR2, João Fernando Ramos, com Jorge Carvalho, o experiente navegador de Famalicão, não foi além do 5º lugar, que se traduziu no 14º lugar final, queixando-se da dificuldade em transpôr o terreno.
No rol das desistências e para além dos já referidos, figurou a dupla famalicense José Pedro Miranda/Justino Reis, que deram por terminada a sua prova no parque de assistência no final da manhã, com problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer VIII, num rali que serviu de adaptação à nova viatura que utilizará em diante.
Quanto à Prova Extra, foi ganha naturalmente e sem discussões por Luís Mota, secundado por Jorge Leite e por Arturo Cota. A presença famalicense resumiu-se ao navegador Paulo Marques, que com Luís Bastos, terminou no 4º lugar, não sem antes terem uma pequena saída de estrada e ao piloto homónimo Paulo Marques, com João Peixoto, que com o Seat Marbella foram 9ºs, num rali com alguns problemas, nomeadamente um furo e a perda dos travões no último troço.
Classificação Geral
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h15m42,1s
2º Vitor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000) - a 35,7s
3º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX) - a 1m42,9s
4º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza N14) - a 2m25,3s
5º Vitor Lopes/Alberto Silva (Subaru Impreza WRX) - a 2m59,3s
6º Ricardo Moura/Paulo Fiuza (Mitsubishi Lancer IX) - a 4m43,2s
7º Nuno Barroso Pereira/Nuno Rodrigues da Silva (Subaru Impreza N14) - a 5m31,6s
8º Paulo Antunes/Hugo Magalhães (Citroën C2 R2 Max) - a 5m35,9s
9º Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (Subaru Impreza WRX) - a 7m06,6s
10º Carlos Costa/Alberto Oliveira (Mitsubishi Lancer VIII) - a 7m26,7s
11º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600) - a 11m31,0s
(...)
14º João Fernando Ramos/Jorge Carvalho (Renault Clio RS) - a 20m38,2s
Classificação CPR
1º Vitor Pascoal (37 pts)
2º Bruno Magalhães (30 pts)
3º Fernando Peres (26 pts)
4º Pedro Rodrigues (20 pts)
5º Ricardo Moura (20 pts)
A próxima prova do Nacional de Ralis é o Rali Vinho Madeira, que marca a passagem para a fase de asfalto, estando marcada para o início de Agosto. Até lá, tem lugar ainda o Rali Vila Verde, pontuável apenas para o Campeonato das 2 Rodas Motrizes.
Estarão disponíveis mais fotos em breve, que devido a um problema técnico não é possível tê-las já online, até lá pode visualizar os vídeos postos ao dispôr pelas Imagens Armando Leitão.
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