O Rali de Arganil marcou a entrada do Open de Ralis na fase de terra, porém o vencedor manteve-se o mesmo da últimas rondas. Pedro Peres voltou a ser o mais rápido, num rali que mais pareceu uma luta para a sobrevivência.
Cedo se percebeu que Pedro Peres não teria adversários à altura, tendo mesmo visto os seus adversários mais directos pelo título abandonarem, pelo que não é descabido dizer que Arganil poderá ter marcado a entrega do 3º título do Open de Ralis ao piloto do Ford Escort, objectivo que está à distância de duas vitórias.
Pelo 2º posto também não houve grande luta, pois o local Raul Aguiar mostrou-se bem aguerrido em manter essa posição, mesmo face aos ataques da dupla de Famalicão, Ricardo Costa/Nuno Almeida, que viram alguns problemas eléctricos refrear as suas intenções de chegar ao lugar intermédio do pódio. Apesar deste 3º lugar, Ricardo Costa foi, para além de Peres, quem mais lucrou em termos de campeonato, somando preciosos pontos que o relançam na discussão do vice-campeonato.
A parte matinal do rali foi bastante dura e foram vários os homens que foram ficando pelo caminho. Logo na especial de abertura, Armindo Neves abandona com um problema de travões no Mitsubishi e na classificativa seguinte foi a vez de Luís Mota, cujo Mitsubishi evidenciava problemas de motor, bem como de Daniel Ribeiro, com uma transmissão partida no Peugeot 206. No derradeiro troço da manhã, foi a vez de Nuno Pina que viu uma roda do seu Peugeot soltar-se num gancho e assim terminava o seu domínio no Desafio Modelstand, naquele que foi o primeiro abandono do famalicense esta temporada. A quando da desistência, Nuno Pina seguia no 5º posto, na peugada de João Ruivo e bem destacado em termos de troféu.
Alheio a isto tudo e com tudo a seu favor estava João Ruivo, que a partir do momento que viu os seus adversários pelo 2º lugar no campeonato e na categoria relativa às 2 rodas motrizes, optou por uma táctica bem mais segura e de gestão de andamento. Contudo, o Fiat Stilo Multijet não quis colaborar com a equipa famalicense e na penúltima especial do rali o motor entregou a "alma ao criador", numa altura em que seguiam no 4º posto.
Com tantos abandonos (entre desistências e ausências, dos 7 primeiros do campeonato, apenas Pedro Peres terminou o rali), foi um surpreendente Sérgio Arteiro quem terminou no lugar imediato ao pódio, somando igualmente a vitória na Categoria 1 e no Desafio Modelstand. A fechar os 5 mais rápidos ficou Pedro Gaspar, num espectacular BMW 325ix.
Rodando sempre dentro do Top-10, Pedro Silva/Vítor Martins mostraram-se bastante adaptados ao Mitsubishi Carisma GT, tendo ficado com um amargo de boca no final do rali. Ao serem obrigados a parar devido a um despiste de um concorrente, a dupla famalicense viu ser lhe atribuído um tempo de um piloto claramente mais rápido e com isso cairam alguns lugares na tabela. Pedro Silva ainda tentou contrariar essa situação e mostrou-se bem rápido nos derradeiros troços, contudo não conseguiu melhor do que o 7º lugar final, depois de chegar a ter rodado no 4º posto.
Um pouco mais atrás e ainda a adaptar-se aos pisos de terra, Mariana Neves de Carvalho alcançou o 4º posto no Júnior, enquanto na geral foi 23ª classificada. A jovem famalicense teve alguns precalços ao longo da prova, nomeadamente alguns toques, pelo que optou por um ritmo mais cauteloso e que não pusesse em causa a sua continuidade no rali. Mariana continua sem somar nenhuma desistência e com isso prova que a regularidade é uma das tácticas mais acertadas para a obtenção de bons resultados.
Relativamente aos troféus, Sérgio Arteiro venceu o Desafio Modelstand, superiorizando-se a Pedro Ortigão e a José Cruz, enquanto no Troféu Fastbravo foi Paulo Barros quem triunfou, sendo secundado por Ivo Nogueira e Óscar Coelho.
Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) - 44m27,0s
2º Raúl Aguiar/Pedro Pereira (Mitsubishi Lancer IV), a 1m10,0s
3º Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VI), a 1m17,5s
4º Sérgio Arteiro/José Carlos Silva (Peugeot 206 GTi), a 4m54,1s
5º Pedro Gaspar/Fabrice Gaspar (BMW 325 IX), a 5m04,8s
6º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTi), a 5m19,2s
7º Pedro Silva/Vitor Martins (Mitsubishi Carisma GT), a 5m26,9s
8º Diogo Salvi/José Carvalho (Mitsubishi Carisma GT), a 6m06,5s
9º Francisco Grilo/António Carrasco (Fiat Punto HGT), a 6m26,6s
10º Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (BMW 325i), a 7m05,7s
(...)
23º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis), a 17m11,1s
Classificação Open de Ralis
1º Pedro Peres (134 pts)
2º Nuno Pina (84 pts)
3º João Ruivo (69 pts)
4º Luís Mota (62 pts)
5º Frederico Ferreira (58 pts)
6º Ricardo Costa (58 pts)
O Open de Ralis tem agora a sua pausa de Verão, regressando ao Norte do país, mais concretamente em Murça, no mês de Setembro.
Cedo se percebeu que Pedro Peres não teria adversários à altura, tendo mesmo visto os seus adversários mais directos pelo título abandonarem, pelo que não é descabido dizer que Arganil poderá ter marcado a entrega do 3º título do Open de Ralis ao piloto do Ford Escort, objectivo que está à distância de duas vitórias.
Pelo 2º posto também não houve grande luta, pois o local Raul Aguiar mostrou-se bem aguerrido em manter essa posição, mesmo face aos ataques da dupla de Famalicão, Ricardo Costa/Nuno Almeida, que viram alguns problemas eléctricos refrear as suas intenções de chegar ao lugar intermédio do pódio. Apesar deste 3º lugar, Ricardo Costa foi, para além de Peres, quem mais lucrou em termos de campeonato, somando preciosos pontos que o relançam na discussão do vice-campeonato.
A parte matinal do rali foi bastante dura e foram vários os homens que foram ficando pelo caminho. Logo na especial de abertura, Armindo Neves abandona com um problema de travões no Mitsubishi e na classificativa seguinte foi a vez de Luís Mota, cujo Mitsubishi evidenciava problemas de motor, bem como de Daniel Ribeiro, com uma transmissão partida no Peugeot 206. No derradeiro troço da manhã, foi a vez de Nuno Pina que viu uma roda do seu Peugeot soltar-se num gancho e assim terminava o seu domínio no Desafio Modelstand, naquele que foi o primeiro abandono do famalicense esta temporada. A quando da desistência, Nuno Pina seguia no 5º posto, na peugada de João Ruivo e bem destacado em termos de troféu.
Alheio a isto tudo e com tudo a seu favor estava João Ruivo, que a partir do momento que viu os seus adversários pelo 2º lugar no campeonato e na categoria relativa às 2 rodas motrizes, optou por uma táctica bem mais segura e de gestão de andamento. Contudo, o Fiat Stilo Multijet não quis colaborar com a equipa famalicense e na penúltima especial do rali o motor entregou a "alma ao criador", numa altura em que seguiam no 4º posto.
Com tantos abandonos (entre desistências e ausências, dos 7 primeiros do campeonato, apenas Pedro Peres terminou o rali), foi um surpreendente Sérgio Arteiro quem terminou no lugar imediato ao pódio, somando igualmente a vitória na Categoria 1 e no Desafio Modelstand. A fechar os 5 mais rápidos ficou Pedro Gaspar, num espectacular BMW 325ix.
Rodando sempre dentro do Top-10, Pedro Silva/Vítor Martins mostraram-se bastante adaptados ao Mitsubishi Carisma GT, tendo ficado com um amargo de boca no final do rali. Ao serem obrigados a parar devido a um despiste de um concorrente, a dupla famalicense viu ser lhe atribuído um tempo de um piloto claramente mais rápido e com isso cairam alguns lugares na tabela. Pedro Silva ainda tentou contrariar essa situação e mostrou-se bem rápido nos derradeiros troços, contudo não conseguiu melhor do que o 7º lugar final, depois de chegar a ter rodado no 4º posto.
Um pouco mais atrás e ainda a adaptar-se aos pisos de terra, Mariana Neves de Carvalho alcançou o 4º posto no Júnior, enquanto na geral foi 23ª classificada. A jovem famalicense teve alguns precalços ao longo da prova, nomeadamente alguns toques, pelo que optou por um ritmo mais cauteloso e que não pusesse em causa a sua continuidade no rali. Mariana continua sem somar nenhuma desistência e com isso prova que a regularidade é uma das tácticas mais acertadas para a obtenção de bons resultados.
Relativamente aos troféus, Sérgio Arteiro venceu o Desafio Modelstand, superiorizando-se a Pedro Ortigão e a José Cruz, enquanto no Troféu Fastbravo foi Paulo Barros quem triunfou, sendo secundado por Ivo Nogueira e Óscar Coelho.
Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) - 44m27,0s
2º Raúl Aguiar/Pedro Pereira (Mitsubishi Lancer IV), a 1m10,0s
3º Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VI), a 1m17,5s
4º Sérgio Arteiro/José Carlos Silva (Peugeot 206 GTi), a 4m54,1s
5º Pedro Gaspar/Fabrice Gaspar (BMW 325 IX), a 5m04,8s
6º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTi), a 5m19,2s
7º Pedro Silva/Vitor Martins (Mitsubishi Carisma GT), a 5m26,9s
8º Diogo Salvi/José Carvalho (Mitsubishi Carisma GT), a 6m06,5s
9º Francisco Grilo/António Carrasco (Fiat Punto HGT), a 6m26,6s
10º Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (BMW 325i), a 7m05,7s
(...)
23º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis), a 17m11,1s
Classificação Open de Ralis
1º Pedro Peres (134 pts)
2º Nuno Pina (84 pts)
3º João Ruivo (69 pts)
4º Luís Mota (62 pts)
5º Frederico Ferreira (58 pts)
6º Ricardo Costa (58 pts)
O Open de Ralis tem agora a sua pausa de Verão, regressando ao Norte do país, mais concretamente em Murça, no mês de Setembro.
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