Habitualmente disputado sobre condições climatéricas adversas, o Rali Cidade de Gondomar teve uma edição em que o tempo deu tréguas, contudo os pisos duros desta prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis deixaram marcas no pelotão. Fernando Peres venceu, enquanto os famalicenses não conseguiram andar perto dos lugares cimeiros.
Com um fantástico Ford Escort RS Cosworth, Peres não deu quaisquer hipóteses, apostando num ritmo atacante logo de início e assim começou a cavar a diferença para os perseguidores. Com o rali controlado, a táctica passou a ser de gestão, pois as zonas duras que o rali apresentavam, poderiam ser fatais à dupla Fernando Peres e Ricardo Caldeira, que voltou a vencer um rali, uma década depois de se terem sagrado tri-campeões nacionais.
Líder do campeonato e por isso com grande margem para gerir nesta prova, Manuel Coutinho foi 2º, mas não teve uma prova fácil. Primeiro foi uma penalização e depois um pião que obrigaram ao piloto do Mitsubishi impôr um ritmo mais elevado para chegar aos lugares do pódio e somar pontos que o colocam em posição muito favorável para suceder a Pedro Peres como campeão do Open de Ralis. Logo atrás de Coutinho e com um rali muito complicado em virtude de duas transmissões que se quebraram, Luís Mota preferiu somar a vitória no Regional Norte em vez de discutir os lugares à geral. Pedro Ortigão terminou às portas do pódio, vencendo entre as 2 Rodas Motrizes e igualmente no Desafio Modelstand.
Relativamente à presença dos famalicenses, nem tudo correu de feição à grande maioria. O melhor foi Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, que com o Citroën C2 cada vez mais a seu gosto, terminou num excelente 9º lugar final, somando igualmente uma importante vitória no Campeonato Junior, outro dos objectvos desta dupla. A mudança do BMW M3 para o pequeno carro francês retirou espectáculo a esta dupla, mas trouxe resultados de relevo, pelo que foi uma aposta ganha.
Também apostados em somar pontos para o Junior e esquecendo por isso o Desafio Modelstand, Mariana Neves de Carvalho e Filipe Martins cumpriram em Gondomar. Sem correr riscos e gerindo o andamento face às dificuldades apresentadas pelo terreno, a dupla famalicense da Macominho Sport chegou ao pódio do Junior e colocou-se nos 20 mais rápidos da geral.
Um pouco mais atrás, Justino Reis foi o co-piloto de Rui Barbosa, num Toyota Yaris. Sem objectivo de maior face aos poucos argumentos que o carro apresenta, o essencial foi a aprendizagem do piloto, com o navegador famalicense a colocar a sua maior experiência à prova. O resultado final pouco interessava, saldando-se num 24º lugar.
No rol das desistências surgiram muitos pilotos oriundos de Famalicão. Jorge Carvalho Jr, a navegar António Rodrigues, víria a terminar a sua prova depois de uma saída de estrada, que apesar de ter permitido a continuidade no rali, deixou danos irreparáveis no Peugeot 206 GTI. O mais velho do clã Carvalho, Jorge Carvalho também não foi feliz ao lado de Diogo Gago, pois o Seat Marbella apresentou problemas mecânicos que levariam ao abandono. Ingloria foi a prova do famalicense Miguel Marques ao lado de Paulo Gonçalves, pois mesmo rodando na cauda do pelotão, lutaram por levar o pequeno Fiat Cinquecento até ao final, mas dois furos na derradeira secção, impediram tal objectivo. Ainda na fase inicial da prova, foram duas as duplas famalicenses a ficar pelo caminho. Primeiro foi José Carvalho/Sérgio Rocha que não tinham um colaborante Mitsubishi Lancer VI e optaram pelo abandono logo após a Super Especial. Depois, na primeira especial do dia de Sábado, foram os irmãos Almeida, Mário e Nuno que acabaram a sua prova com uma roda a menos no VW Golf G60.
Classificação Final
1º Fernando Peres/Ricardo Caldeira (Ford Escort Cosworth) 49m32,2s
2º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI), a 45,9s
3º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 2m35,0s
4º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI), a 3m54,7s
5º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 4m10,1s
6º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 4m23,9s
7º Fabricio Lopes/Pedro Vaz (Peugeot 206 GTI), a 5m46,2s
8º Arturo Cota/Miguel Montes (Seat Leon 4x4), a 5m50,3s
9º Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2 R2), a 6m26,6s
10º Telmo Campos/Alberto Santos (Citroën C2 R2), a 7m33,7s
(...)
17º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 12m38,0s
(...)
24º Rui Barbosa/Justino Reis (Toyota Yaris), a 16m11,9s
NC - Paulo Gonçalves/Miguel Marques (Fiat Cinquecento) - Avaria Mecânica
NC - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella) - Avaria Mecânica
NC - António Rodrigues/Jorge Carvalho Jr (Peugeot 206 GTI) - Saída de estrada
NC - Mário Almeida/Nuno Almeida (VW Golf G60) - Avaria Mecânica
NC - José Carvalho/Sérgio Rocha (Mitsubishi Lancer VI) - Avaria Mecânica
O Open de Ralis ruma agora até ao Algarve, para o Rali Casinos de Vilamoura, disputado a 2 e 3 de Outubro.
Fotos: Ralis.Online e Sportmotores
Com um fantástico Ford Escort RS Cosworth, Peres não deu quaisquer hipóteses, apostando num ritmo atacante logo de início e assim começou a cavar a diferença para os perseguidores. Com o rali controlado, a táctica passou a ser de gestão, pois as zonas duras que o rali apresentavam, poderiam ser fatais à dupla Fernando Peres e Ricardo Caldeira, que voltou a vencer um rali, uma década depois de se terem sagrado tri-campeões nacionais.
Líder do campeonato e por isso com grande margem para gerir nesta prova, Manuel Coutinho foi 2º, mas não teve uma prova fácil. Primeiro foi uma penalização e depois um pião que obrigaram ao piloto do Mitsubishi impôr um ritmo mais elevado para chegar aos lugares do pódio e somar pontos que o colocam em posição muito favorável para suceder a Pedro Peres como campeão do Open de Ralis. Logo atrás de Coutinho e com um rali muito complicado em virtude de duas transmissões que se quebraram, Luís Mota preferiu somar a vitória no Regional Norte em vez de discutir os lugares à geral. Pedro Ortigão terminou às portas do pódio, vencendo entre as 2 Rodas Motrizes e igualmente no Desafio Modelstand.
Relativamente à presença dos famalicenses, nem tudo correu de feição à grande maioria. O melhor foi Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, que com o Citroën C2 cada vez mais a seu gosto, terminou num excelente 9º lugar final, somando igualmente uma importante vitória no Campeonato Junior, outro dos objectvos desta dupla. A mudança do BMW M3 para o pequeno carro francês retirou espectáculo a esta dupla, mas trouxe resultados de relevo, pelo que foi uma aposta ganha.
Também apostados em somar pontos para o Junior e esquecendo por isso o Desafio Modelstand, Mariana Neves de Carvalho e Filipe Martins cumpriram em Gondomar. Sem correr riscos e gerindo o andamento face às dificuldades apresentadas pelo terreno, a dupla famalicense da Macominho Sport chegou ao pódio do Junior e colocou-se nos 20 mais rápidos da geral.
Um pouco mais atrás, Justino Reis foi o co-piloto de Rui Barbosa, num Toyota Yaris. Sem objectivo de maior face aos poucos argumentos que o carro apresenta, o essencial foi a aprendizagem do piloto, com o navegador famalicense a colocar a sua maior experiência à prova. O resultado final pouco interessava, saldando-se num 24º lugar.
No rol das desistências surgiram muitos pilotos oriundos de Famalicão. Jorge Carvalho Jr, a navegar António Rodrigues, víria a terminar a sua prova depois de uma saída de estrada, que apesar de ter permitido a continuidade no rali, deixou danos irreparáveis no Peugeot 206 GTI. O mais velho do clã Carvalho, Jorge Carvalho também não foi feliz ao lado de Diogo Gago, pois o Seat Marbella apresentou problemas mecânicos que levariam ao abandono. Ingloria foi a prova do famalicense Miguel Marques ao lado de Paulo Gonçalves, pois mesmo rodando na cauda do pelotão, lutaram por levar o pequeno Fiat Cinquecento até ao final, mas dois furos na derradeira secção, impediram tal objectivo. Ainda na fase inicial da prova, foram duas as duplas famalicenses a ficar pelo caminho. Primeiro foi José Carvalho/Sérgio Rocha que não tinham um colaborante Mitsubishi Lancer VI e optaram pelo abandono logo após a Super Especial. Depois, na primeira especial do dia de Sábado, foram os irmãos Almeida, Mário e Nuno que acabaram a sua prova com uma roda a menos no VW Golf G60.
Classificação Final
1º Fernando Peres/Ricardo Caldeira (Ford Escort Cosworth) 49m32,2s
2º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI), a 45,9s
3º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 2m35,0s
4º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI), a 3m54,7s
5º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI), a 4m10,1s
6º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 4m23,9s
7º Fabricio Lopes/Pedro Vaz (Peugeot 206 GTI), a 5m46,2s
8º Arturo Cota/Miguel Montes (Seat Leon 4x4), a 5m50,3s
9º Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2 R2), a 6m26,6s
10º Telmo Campos/Alberto Santos (Citroën C2 R2), a 7m33,7s
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17º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 12m38,0s
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24º Rui Barbosa/Justino Reis (Toyota Yaris), a 16m11,9s
NC - Paulo Gonçalves/Miguel Marques (Fiat Cinquecento) - Avaria Mecânica
NC - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella) - Avaria Mecânica
NC - António Rodrigues/Jorge Carvalho Jr (Peugeot 206 GTI) - Saída de estrada
NC - Mário Almeida/Nuno Almeida (VW Golf G60) - Avaria Mecânica
NC - José Carvalho/Sérgio Rocha (Mitsubishi Lancer VI) - Avaria Mecânica
O Open de Ralis ruma agora até ao Algarve, para o Rali Casinos de Vilamoura, disputado a 2 e 3 de Outubro.
Fotos: Ralis.Online e Sportmotores
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