Os campeonatos nacionais de Velocidade tiveram a derradeira aparição da temporada em Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve. Chega assim ao fim um ano complicado e pouco participado nos circuitos portugueses, com a coroação dos restantes campeões em falta, algo que Luís Barros, único famalicense presente, não conseguiu nos Clássicos.
Começando então por esse campeonato, a tarefa do piloto de Famalicão não era fácil, mas nos treinos cronometrados até se superiorizou ao seu adversário Joaquim Jorge, contudo foi incapaz de melhorar o crono efecutado por Carlos Santos. Partindo do 2º lugar, Barros não teve a sorte do seu lado e afundou-se na tabela, classificando-se em 15º, bem no fundo da tabela classificativa. A vitória sorriu a Carlos Santos que não deixou os créditos por mãos alheias no seu Porsche, com António Nogueira e Joaquim Jorge, ambos em Ford Escort a completarem o pódio, com o 3º classificado a garantir desde logo o título. Para a 2ª corrida, disputada já com o piso seco, o resultado foi semelhante, pois Carlos Santos voltou a triunfar, desta feita secundado por Luís Barros, que efectuou uma excelente recuperação e pelo já campeão Joaquim Jorge.
Nos menos potentes Clássicos 1300, tudo se decidiu na derradeira corrida, com o título a ficar com Rui Azevedo. Na 1ª manga, Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint) venceu e continuava a sonhar com as possibilidades que tinha, tendo a companhia no pódio de Rui Azevedo (Ford Escort) e de Vítor Araújo (Datsun 1200). Para a corrida seguinte e com tudo em aberto, Beirão abandonou cedo e deixou Rui Azevedo com caminho livre para vitória e dessa forma com o título na mão, com Vítor Araújo a subir para 2º, na frente de Carlos Abreu (Alfa Romeo Sprint).
Logo na 1ª corrida do Campeonato de Portugal de GT/Sport-Protótipos tudo se resolveu favoravelmente a César Campaniço/João Figueiredo, que triunfaram e assim conquistaram o título. No 2º lugar e longe do Audi R8 LMS, terminaram António Nogueira/António Coimbra (Porsche 911 GT2) e Steve Worrad (Ginetta G50). Para a corrida do dia seguinte, o filme foi parecido, com nova vitória para Campaniço e Figueiredo, com os mesmos 2ºs classificados e, desta feita, com José Pedro Fontes/Diogo Castro Santos a levarem o Porsche 911 GT3 até ao lugar mais baixo do pódio.
Presentes no AIA estiveram as Ford Transit do troféu monomarca, que no global das duas mangas disputadas, tiveram o Team Beta/Eni como grande vencedor, na frente da Q&F/Ford e da Daro. Para a história fica o título, o primeiro desta competição, entregue a Filipe Martins e João Diogo Lopes, da Auto Rabal, que geriram muito bem estas últimas corridas.
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