Depois da tão badalada novela que envolvia o já campeão nacional de ralis, Bernardo Sousa, inscrito em dois ralis no mesmo fim se semana, o jovem piloto do Ford Fiesta S2000 resolveu facilmente a questão. Abandonou cedo o Rali de Gales e veio até ao Algarve dominar por completo o último rali da temporada e dar outro sabor ao título conquistado. Miguel Campos foi infeliz em algumas afinações e contentou-se com o 2º lugar.
Recorrendo a Paulo Babo para o navegar, Bernardo Sousa cedo mudou o "chip" da terra lamacenta de Gales para o asfalto molhado das estradas algarvias e deixou claro que o título não é obra do acaso nem somente do elevado orçamento que possuí, permitindo que se dê ao luxo deste tipo de aventuras em apenas dois dias.
Após a Super Especial disputada no Autódromo de Portimão e que foi vencida por Vítor Pascoal, Bernardo Sousa passou ao ataque e logo na secção matinal foi amealhando segundos preciosos e só um furo quase colocava em causa a liderança. Foi nessa especial em que Bernardo Sousa teve o contratempo que Miguel Campos deu um ar de sua graça e foi o mais rápido, mesmo se as escolhas de pneus para o Ford Fiesta S2000 do famalicense não foram as mais indicadas. Com isto, Campos dificilmente conseguia lutar pela vitória e tinha que estar atento à pressão de Vítor Pascoal que rodava no 3º lugar.
Com Bernardo Sousa a continuar num ritmo elevado e Miguel Campos resignado ao 2º lugar, as últimas quatro classificativas pouco tinham para decidir, mas de repente tudo mudou um pouco mais para trás. Na penúltima especial, Fóia 2, os furos reapareceram e atingiram muitos pilotos. Ricardo Moura, até então 4º classificado e líder no Grupo N, abandonava depois de dois furos consecutivos no Mitsubishi Lancer IX, enquanto Vítor Pascoal e Barros Leite, também furavam, e caíam muito na tabela. Para o piloto do Seat Leon TDI, era o adeus definitivo à luta que travava com Adruzilo Lopes pelo triunfo no CPR2. O piloto do Renault Clio R3, desta feita navegado por Jorge Henriques, em virtude das razões pessoais que afastaram o famalicense Vasco Ferreira, do Rali Casinos do Algarve, rodava então no 3º lugar da geral e sem adversários por perto.
Logo atrás vinha o madeirense João Silva, acompanhado pelo famalicense José Janela, que com um rali em crescendo e com uma rápida adaptação às complicadas condições climatéricas levavam o Renault Clio R3 a um excelente 4º lugar. Um resultado que abre excelentes perspectivas para este jovem piloto, que ambiciona dar o salto em 2011 e mostrou no Algarve que pode ser um dos animadores do campeonato do próximo ano. A encerrar o lote dos 5 mais rápidos, ficou Ivo Nogueira, que foi o mais rápido entre os Citroën C2 R2, onde Paulo Antunes abandonou cedo e Ricardo Marques, com o co-piloto
de Famalicão, Jorge Carvalho, a ficar fora de prova depois de problemas mecânicos.
Destaque ainda para vitória de Vasco Tintim no Grupo N, com um pequeno Citroën Saxo, após um rali pouco concorrido neste agrupamento e que ainda assim sofreu algumas baixas durante a prova, casos de Luís Rego e Rómulo Mineiro, para além do já referido Ricardo Moura.
Mesmo ausente, João Ruivo conquistou o vice-campeonato do CPR2, ele que necessitava que Barros Leite e/ou Paulo Antunes não vencessem, o que com os azares que ambos tiveram no Algarve, deram ao famalicense o 2º lugar desta competição, no ano do regresso ao Nacional.
Classificação Final
1º Bernardo Sousa/Paulo Babo (Ford Fiesta S2000) -- 1h09m14,7s
2º Miguel Campos/Aloísio Monteiro (Ford Fiesta S2000), a 1m14,0s
3º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Renault Clio R3), a 2m30,2s
4º João Silva/José Janela (Renault Clio R3), a 4m18,9s
5º Ivo Nogueira/Vítor Hugo (Citroën C2 R2 Max), a 6m05,6s
6º Frederico Gomes/Luís Cavaleiro (Citroën C2 R2 Max), a 6m05,7s
7º Vítor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000), a 6m11,1s
8º Francisco Barros Leite/Luís Ramalho (Seat Leon TDI), a 7m20,0s
9º Armando Oliveira/Alexandre Rodrigues (Citroën C2 R2 Max), a 8m01,4s
10º Paulo Neto/Daniel Amaral (Citroën C2 R2 Max), a 13m57,7s
NC - Ricardo Marques/Jorge Carvalho (Citroën C2 R2 Max) - Avaria na PEC 6
Fotos: Pedro Contente e Ralis.Online
Sem comentários:
Enviar um comentário