15 fevereiro 2011

Pedro Peres voltou aos velhos tempos

A presença de Pedro Peres em Barcelos tinha como principal objectivo o de ganhar ritmo para as provas do Nacional, mas o tri-campeão do Open de Ralis nem por isso deixou fugir a hipótese de somar um triunfo, ainda que não tenha amealhado os pontos da vitória. Não foi um rali fácil para o Clube Automóvel do Minho, com várias neutralizações, muitos acidentes, o mais grave dos quais levou 3 espectadores até ao hospital, devido a ferimentos ligeiros.


O triunfo no Rali de Barcelos foi discutida entre o clã Peres, com Pedro sempre na frente apesar do primo Fernando vencer algumas especiais com o Ford Escort e com isso a dar alguma emoção à luta pela vitória final. Mas na penúltima especial, Fernando Peres teve problemas de diferencial no seu carro, deixando caminho livre para Pedro Peres levar o Mitsubishi Lancer VII até ao lugar mais alto do pódio. Para Fernando Peres, a derradeira especial ainda agravou esses problemas e um pião fez com que caísse para o 4º lugar final.

Na 2ª posição e depois de uma prova muito regular, Renato Pita somou a pontuação máxima no Open de Ralis, vencendo ainda a classificação reservada ao Regional Norte. O piloto do Mitsubishi Lancer VI fez um rali em crescendo, rodando constantemente nos lugares do pódio e viu o azar de Peres ser lhe favorável para terminar naquela que foi a sua melhor prova neste campeonato até à data.

Se de manhã ainda pressionou Pita, Daniel Nunes perdeu alguns segundos da parte da tarde e com isso não alcançou o seu adversário, contentando-se com o 3º posto. De regresso às boas exibições da temporada passada, o campeão Júnior voltou a triunfar nesta competição, onde continua a não ter adversários à altura, sendo ainda o único a conseguir uma vitória em especiais face aos primos Peres.

Depois de uma manhã fantástica, onde apenas um problema de caixa de velocidades deu dores de cabeça, António Rodrigues e o famalicense Jorge Carvalho foram, uma vez mais, os vencedores das 2 Rodas Motrizes e os únicos capazes de se intrometer nas posições cimeiras, lutando taco-a-taco com os carros de tracção integral. A secção da tarde foi efectuada ao ataque, em busca de recuperar um lugar no pódio perdido, mas a dupla do Citroën Saxo cingiu-se ao 5º posto, numa prova em que Jorge Carvalho comemorou o seu 100º rali. Após 2 ralis, são estes os líderes absolutos do Campeonato Open de Ralis.

Mais adaptado ao Mitsubishi Lancer VII, Luís Mota ainda não conseguiu discutir os lugares cimeiros, tendo mesmo andado em luta com os mais rápidos entre as 2 Rodas Motrizes. Reconhecendo que o asfalto não é o seu piso de eleição, Mota somou mais alguns pontos para o campeonato sendo dos poucos pilotos da frente que terminou todas as provas até ao momento.

Logo atrás, os homens que tiveram uma das lutas mais interessantes do rali, Gil Antunes e João Ruivo. Com a dupla famalicense Nuno Pina/Sérgio Rocha de fora logo na primeira classificativa devido a problemas numa bobine e o campeão em título Daniel Ribeiro devido a uma quebra de transmissão ainda antes do início da prova, o Desafio Modelstand teria em Antunes e Ruivo os favoritos ao triunfo. O famalicense atrasou-se de manhã com uma escolha de pneus diferente da do adversário e ainda com um pião, mas depois na parte da tarde não deu chances e recuperou 19 dos 21 segundos que tinha de desvantagem. Com a vitória a ser discutida na Super Especial, Gil Antunes foi mais rápido e foi o primeiro vencedor da temporada nesta competição, com João Ruivo/João Peixoto a contentarem-se com o 2º lugar, na prova de estreia aos comandos do Peugeot 206 GTI.

A encerrar o top-10, André Cabeças levou o VW Golf GTI ao 9º lugar, depois de uma prova muito rápida, com uma saída de estrada na parte final a relegá-los para esta posição, na frente de André Pimenta, que venceu entre os Clássicos. De salientar ainda a prestação mais apagada de Jorge Santos que ainda não tem a confiança perdida com o despiste do Montelongo, assim como de Ricardo Teodósio, pouco habituado a um Mitsubishi Lancer VII, que apenas conheceu durante a prova.

Quanto aos famalicenses, no geral, a prestação foi positiva. Para além da já referida boa exibição de Jorge Carvalho com nova vitória na Categoria 1 e do 8º lugar de João Ruivo/João Peixoto, também o navegador Guilherme Pereira teve em bom nível, na estreia do Fiat 500 Abarth, juntamente com Nuno Pombo. Com um rali de adaptação ao novo bólide, o qual não deu problemas de maior, a 25ª posição foi o resultado final, ainda que tenham rubricado cronos dentro dos 20 mais rápidos.

Sérgio Aguiar teve uma estreia positiva com o BMW 325 IX, terminando na 31ª posição. Naquela que foi a primeira aparição de Aguiar ao volante em ralis, tudo correu bem ao famalicense, com apenas um pião na derradeira especial da secção matinal e um toque na parte da tarde a serem as incidências registadas.


Depois de uma presença apagada em Fafe, Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins tiveram uma prova de bom nível, coroada com o 37º posto. Entrando na prova com um ritmo muito bom, com as cautelas necessárias face à dificuldade do piso húmido, a famalicense apenas de tarde teve um contratempo, ficando sem direcção assistida e hipotecando com isso um resultado melhor.

Outra dupla famalicense que se apresentou em bom nível foi Jorge Costa/Pedro Monteiro, em Datsun 1200. A prova barcelense não começou da melhor forma, logo com dois furos na ligação para a 1ª classificativa levou a uma penalização, arredando-os de uma melhor posição entre os Clássicos. O 46º posto final, 5ºs entre os Clássicos foi o resultado da equipa famalicense.

Um pouco atrás ficaram Luís Bastos e o navegador famalicense Paulo Marques, que não tiveram uma prova fácil com o Citroën C2. Com alguns problemas ao nível do motor, o ritmo foi sempre condicionado, chegando inclusivé a terem de parar na derradeira especial para tentar resolver a situação, relegando-os assim para o 48º lugar final. Ainda assim, o 5º lugar entre os concorrentes Júnior permitiu somar alguns pontos.

Com uma entrada convincente no que toca aos concorrentes do Troféu Fastbravo, Diogo Gago e o navegador famalicense Jorge Carvalho não tiveram a sorte do seu lado. Nos troços da manhã, foram amealhando segundos que os colocava na liderança da competição dos Seat Marbella, mas um problema mecânico durante a tarde fez com que se atrassassem na luta pela vitória, sendo apenas 3ºs classificados, o que na geral se traduziu na 53ª posição.

No rol das desistências, Nuno Pina/Sérgio Rocha já foram referidos, figurando ainda Marco Lazarino e o famalicense Alberto Silva, que tiveram uma quebra de motor no Fiat Punto HGT já na penúltima especial, quando seguiam na 25ª posição, enquanto Luís Cambão, co-pilotado pelo famalicense Justino Reis, teve igual avaria mecânica no Citroën Saxo Kit Car, que os impossibilitou de seguir além da PEC 3. Miguel Marques, inscrito como navegador de Alexandre Pires, não esteve presente na prova.

Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer VII) - 38m07,1s
2º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI), a 57,1s
3º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 1m05,8s
4º Fernando Peres/José P. Silva (Ford Escort RS Cosworth), a 1m13,0s
5º António Rodrigues/Jorge Carvalho (Citroën Saxo Cup), 1m19,8s
6º Luis Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII), a 2m39,9s
7º Gil Antunes/Ricardo Domingos (Peugeot 206 GTI), a 2m47,2s
João Ruivo/João Peixoto (Peugeot 206 GTI), a 2m49,9s
9º André Cabeças/Ilberino Santos (VW Golf Kit-Car), a 3m02,8s
10º André Pimenta/Ricardo Caldeira (Ford Escort RS), a 3m21,7s
(...)
25º Nuno Pombo/Guilherme Pereira (Fiat 500 Abarth), a 5m35,0s
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31º Sérgio Aguiar/Carlos Praça (BMW 325 IX), a 6m13,7s
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37º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 7m48,5s
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46º Jorge Costa/Pedro Monteiro (Datsun 1200), a 9m17,7s
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48º Luís Bastos/Paulo Marques (Citroën C2), a 9m57,5s
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53º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 10m44,4s
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NC - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI) - Avaria Mecânica na PEC 1
NC - Marco Lazarino/Alberto Silva (Fiat Punto HGT) - Avaria Mecânica na PEC 6
NC - Luís Cambão/Justino Reis (Citroën Saxo Kit Car) - Avaria Mecânica na PEC 3

O Open de Ralis segue agora para Oleiros, onde a 12 e 13 de Março se realiza o Rali do Medronho.

Fotos: Ralis Online

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