O Campeonato de Portugal de Montanha deslocou-se, no passado fim de semana, até Santo Emiliano, na vizinha Espanha, para retribuir a visita dos "nuestros hermanos" à Rampa da Falperra. Com poucos concorrentes nacionais e alguma polémica à mistura, Paulo Ramalho venceu e os famalicenses conseguiram bons resultados.
Foram somente 13 os concorrentes portugueses presentes na rampa do norte de Espanha, depois de no ano passado, a mesma rampa não ter tido nenhum piloto luso, sendo já pontuável para o Campeonato de Portugal. A representação famalicense coube a Martine Pereira e António Areal, destacando-se a ausência de António Barros, ainda a analisar os efeitos de uma prestação aquém das expectativas na prova inaugural do campeonato.
A polémica estalou logo no Sábado, pois o regulamento espanhol é diferente do do Campeonato de Portugal, criando-se algumas dúvidas em relação às subidas que pontuariam para os concorrentes nacionais. Estes chegaram mesmo a ameaçar não correr no Domingo, mas por respeito aos adeptos presentes, lá acabaram por fazer as duas subidas previstas.
Paulo Ramalho levou a melhor, obtendo o melhor tempo em ambas as subidas, não dando hipóteses à concorrência. O piloto do Juno SSE apenas fez a diferença na 2ª manga, ganhando aí praticamente toda a diferença que o separou de Filipe Matias, que está cada vez mais adaptado ao Radical SR3. A encerrar o pódio, depois de rubricar também ele dois 3ºs lugares nas subidas de prova, Joaquim Teixeira foi o melhor da Categoria 1, desta feita ao volante de um Seat Leon Supercopa.
Sem adversários na categoria, Martine Pereira até poderia ter uma prova tranquila, mas preferiu tentar intrometer-se na luta pelos lugares cimeiros, em termos absolutos. Se na 1ª subida o piloto do Lola T70 ainda importunou o 3º classificado, na derradeira perdeu ligeiramente e com isso não foi além do 4º posto, no entanto, saldou-se positivamente a prestação do piloto de Famalicão.
Também presente e cada vez mais adaptado ao BMW M3, António Areal classificou-se imediatamente atrás de Martine Pereira. Com duas subidas muito equiparadas a nível de tempo, o famalicense teve ainda alguns problemas de caixa que o impediram de uma melhor classificação do que o 5º lugar obtido.
Luís Gomes não teve a sorte do seu lado, não cumprindo nenhuma subida com o Ford Escort RS 1600.
Classificação Final
1º Paulo Ramalho (Juno SSE) - 5m00,616s
2º Filipe Matias (Radical SR3), a 5,961s
3º Joaquim Teixeira (Seat Leon Supercopa), a 20,889s
4º Martine Pereira (Lola T70), a 25,787s
5º António Areal (BMW M3), a 34,134s
6º José Carlos Magalhães (Westfield SE), a 36,067s
7º Nuno Guimarães (Mazda MX-5), a 47,692s
8º João Guimarães (Peugeot 206 RC), a 52,106s
9º Ricardo Lima (Renault Clio RS), a 1m02,110s
10º Francisco Marrão (Ford Escort), a 1m10,038s
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